Moema ganhou mais opções para mobilidade urbana, a Secretaria Municipal de Transportes, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), inaugurou no início do mês a Rede Cicloviária de Moema, composta por 3,3 km de ciclovias e 6,5 km de rotas de bicicletas.
O objetivo é estimular o uso da bicicleta na região como modo de transporte cotidiano oferecendo mais segurança ao ciclista através de faixas exclusivas para circulação. A principal alteração realizada no sistema viário foi na Av. Iraí, que passou a ter sentido único de circulação no trecho entre a Al. dos Anapurus e a Al. dos Nhambiquaras.
As novas ciclovias têm sentido único de direção e se estendem lateralmente entre a calçada e as vagas de Zona Azul, constituindo-se em projeto piloto na cidade e tendo como base experiências bem-sucedidas de outros países. As ciclovias, que funcionarão 24 horas por dia e todos os dias da semana, foram concebidas para viagens diárias e são recomendadas para ciclistas mais experientes.
As ciclovias passarão pelas seguintes vias:
• Av. Rouxinol/Av. Aratãs, no trecho entre Rua Araguari e Al. Anapurus;
• Av. Pavão/Av. Iraí, no trecho entre Rua Araguari e Al. Anapurus; e,
• Rua Araguari, entre Av. Pavão e Av. Rua Rouxinol.
Rota de Bicicleta
A Rota de Bicicleta será implantada de forma semelhante às implantadas no Brooklin e no Butantã, ou seja, os veículos irão compartilhar o espaço com as bicicletas, mas deverão ficar atentos às sinalizações horizontal e vertical implantadas no local.
Esta nova rota passará ao longo da Al. dos Anapurus, Av. Aratãs, R. Inhambu, R. Canário, Av. Sábia e R. Dr. José Cândido de Souza.
Confira como ficou a regulamentação de estacionamento
A avenida Iraí, no lado par, que atualmente possui regulamentação de estacionamento rotativo - Zona Azul - e proibição de estacionamento de 2ª a 6ª das 7h às 21h e sábados das 7h às 14h, terá ciclovia junto à guia da calçada e Zona Azul na primeira faixa de rolamento subsequente.
Com essa alteração, o número de vagas de Zona Azul passa de 7 para 18 vagas. No lado ímpar, que estava sinalizada com a regulamentação de estacionamento rotativo - Zona Azul e proibição de estacionamento de 2ª a 6ª das 7h às 21h e sábados das 7h às 14h, não há mais Zona Azul (foram extintas 2 vagas).
A avenida Pavão, no lado par, que possuía regulamentação de estacionamento proibido de 2ª a 6ª das 7h às 21h e sábados das 7h às 14h, agora possui a ciclovia junto à guia da calçada e Zona Azul na primeira faixa subsequente. Com esta alteração, o trecho passa a contar com 19 vagas de Zona Azul.
O lado ímpar, que estava regulamentado com estacionamento rotativo - Zona Azul - com 44 vagas, passa a contar com estacionamento proibido de 2ª a 6ª das 7h às 21h e sábados das 7h às 14h.
A avenida Rouxinol, no lado par, que possui regulamentação de proibição de estacionamento de 2ª a 6ª das 7h às 21h e sábados das 7h às 14h, não sofre alteração. O lado ímpar, que estava regulamentado com proibição de estacionamento de 2ª a 6ª das 7h às 21h e sábados das 7h às 14h, agora conta com ciclovia junto à guia da calçada e Zona Azul na primeira faixa subsequente.
Com esta alteração, o número de vagas de Zona Azul passa de 25 para 61.
As novas sinalizações já estão funcionando
Para o projeto da ciclovia, foram implantados 190 placas de advertência e regulamentação, 3.840 m² de sinalização horizontal, a pintura de solo e instaladas 45 faixas de vinil com mensagens de orientação aos motoristas. Já para o projeto da rota de bicicleta, foram implantadas 140 placas de advertência e regulamentação, 1.300 m² de sinalização horizontal e instaladas 22 faixas de vinil.
As equipes operacionais da CET estarão sinalizando e orientando os motoristas quanto às alterações.
Para informações de trânsito, ligue 1188 - Fale com a CET. Atende 24 horas por dia para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.
Comentários
Postar um comentário