Pular para o conteúdo principal

5 dicas para criar a paleta de cores da sua casa

 


Ter uma paleta de cores bem definida para sua casa antes de sair pintando paredes ou colocando móveis coloridos no décor faz toda a diferença. Não apenas pensando esteticamente, já que as cores influenciam diretamente no nosso bem-estar dentro de casa.

Mas escolher os tons e saber como aplica-los pode ser desafiador. Separamos 5 dicas que vão te ajudar a definir a paleta da sua casa e implementação dela em seus ambientes.

1 – Escolha de acordo com o seu gosto

Nada mais justo do que você e sua família escolherem as cores que vão compor os ambientes da sua casa. Leve em consideração a iluminação dos cômodos, as cores que te agradam e não cansam as vistas, cores para área externa e interna e deixe as tonalidades mais intensas para ambientes que ficam ocupados por pouco tempo.

2 - Reflita sobre sua escolha a partir da decoração

Se sua ideia não é trocar móveis ou adquirir outros itens de decoração, decida pela paleta de cores que melhor converse com os ambientes que você já possui.

Principalmente se sua residência conta com móveis planejados ou difíceis de serem mudados de lugar.

3 - Defina um número de cores para a paleta de sua casa

A paleta de cores pode e deve ter um limite, mas a nuance dessas cores é infinita. Não existem regras, use a variação de tonalidades a seu favor e abuse da criatividade. É importante entender que existe uma diferença entre cores e nuances e, a partir daí, ir escolhendo os tons que mais combinam com os ambientes da sua casa.

Desta forma, o ideal é escolher um determinado número de cores (para um único ambiente, uma paleta com quatro a cinco cores costuma funcionar) e criar com os tons de cada uma. Vale lembrar que a ideia de tom, de acordo com a teoria das cores, está associada à quantidade de luz presente na cor. Por isso, a partir de uma única cor, é possível criar uma imensa gama de colorações.

4 - Não tenha medo de investir em tonalidades distintas

Trabalhar as cores por tonalidades distintas é um bom exercício. Por exemplo: azul escuro, azul pastel e azul acinzentado. Esse jogo de luz e sombra é muito interessante na decoração. Uma boa ideia é pesquisar e investir no recurso do tom sobre tom. Também é a saída para quem quer criar uma decoração monocromática.

Na hora de escolher e combinar os tons, tenha em mente que os tons claros são relaxantes enquanto os escuros, aconchegam. É importante entender que diferentes tonalidades atenderão diferentes necessidades.

Seguindo esse mesmo pensamento, é sempre bom pensar que tons mais vibrantes estão geralmente associados a ambientes mais estimulantes -sendo uma boa opção para espaços como o escritório- enquanto tons pastel tornam um ambiente mais calmo e relaxante.

Mas tudo isso depende da personalidade dos moradores e da função que tal cômodo desempenhará.

5 - Teste a luz antes de pintar

A cor que você escolhe pode ficar diferente quando aplicada à superfície e também sofre influência da luz que o ambiente recebe. É recomendado que você faça testes antes. Diversos aplicativos atuais permitem uma visualização em realidade aumentada, o que ajuda a ter uma noção melhor de como ficará a cor na sua parede. Mas se você prefere testar direto na parede, as lojas especializadas têm unidades para teste de cor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c