O verão ainda não chegou, mas as altas temperaturas não estão dando trégua. Tudo indica que dezembro e janeiro serão meses quentes e marcados por dias e noite de calor intenso.
Como não poderia deixar de ser, a demanda pela compra de aparelhos de ar-condicionado também aumentou. Mas, antes de efetuar a compra é importante verificar se o seu imóvel tem condições para receber a instalação do equipamento. Além disso, se a sua casa for alugada, você precisa redobrar a atenção e solicitar permissão antes de qualquer coisa.
Saiba como proceder:
Devo pedir autorização ao proprietário?
Sim!
Qualquer modificação interna ou externa em imóvel alugado - seja manutenção ou benfeitoria - precisa ser autorizada pelo proprietário antes de ser feita.
A imobiliária é a intermediadora entre locador e locatário. Por isso, você deve entrar em contato com a sua assessoria imobiliária para que ela interceda, dê seguimento às solicitações e te informe a resposta do locador.
Posso levar o aparelho instalado quando sair do imóvel?
Isso vai depender da negociação feita com o proprietário.
O locador pode querer essa benfeitoria para o imóvel e negociar o pagamento do aparelho e/ou instalação. Neste caso, o item fica no imóvel. O que é muito bom, pois valoriza o bem.
Ou o proprietário pode autorizar a obra, mas se recusar a arcar com as despesas referentes à instalação, o que seria considerado como benfeitoria voluptuária (aquela que não é imprescindível, mas torna o uso do imóvel mais agradável).
Esse tipo de benfeitoria pode ser retirada pelo locatário ao final do contrato, desde que ele entregue o imóvel nas mesmas condições que recebeu.
Ou seja, o aparelho pode ir com ele, desde que sejam reparados os furos feitos para a instalação, assim como a pintura da parede.
Meu imóvel é em um condomínio - isso pode impedir a instalação?
Além de verificar a permissão do dono do imóvel, você precisará consultar o síndico sobre a legislação, normas condominiais e convenções específicas para instalação e manutenção do ar-condicionado. Essas medidas visam garantir alguns pontos que são muito importantes para vida em comunidade nos condomínios:
Segurança
A sobrecarga elétrica é o principal perigo da instalação de ar-condicionado em prédios cuja fiação é antiga.
Essa rede elétrica pode não suportar a carga gerada pelos aparelhos, ocasionando curto-circuitos e até incêndios.
Por isso, é imprescindível acatar todas as medidas e recomendações que estão no estatuto, já que elas têm como objetivo a prevenção de acidentes e redução dos riscos à saúde das pessoas que moram ou trabalham no condomínio.
Comentários
Postar um comentário