Pular para o conteúdo principal

Construção modular: saiba o que é e quais as vantagens


As construções modulares não são mais novidade, mas por se tratar um mercado em expansão com frequência novos lançamentos são divulgados e aquecem o segmento.

Construção modular, ou offsite, é um método de construção civil que se baseia em módulos individuais que são pré-fabricados em linha de montagem e instalados no local da obra.

Desse modo, essa metodologia comporta diversas técnicas e é eficiente para a produção industrial por permitir processos simultâneos. Assim, os custos e o prazo para conclusão da obra são reduzidos.

Ela faz parte da indústria 4.0, responsável por muitas transformações na construção civil com o intuito de otimizar processos com mais qualidade, menos custos e produzindo menos resíduos.

Versátil, rápido e funcional, este estilo de construção permite criações eficientes e ousadas para as duas áreas de interesse: engenharia e arquitetura.

De acordo com um levantamento da Research & Markets, a previsão é que o mercado global de construção modular deverá alcançar um valor de R$ 157 bilhões de dólares até 2023.

Aqui no Brasil o segmento cresce em larga escala principalmente entre empresas, startups e incorporadoras tradicionais, que investem no mercado de construção offsite.

Este tipo de empreendimento também é chamado de casa pré-fabricada e pode ser de diversos tipos de materiais: madeira, vidro, aço ou concreto.

Vantagens para o consumidor final

- O tempo de construção é menor;

- Custo-benefício: redução de custos em até 30%, já que a obra é mais rápida e os custos com material são menores;
- Isolamento acústico mais eficiente que as construções de alvenaria;
- Mais conforto térmico, pois este tipo de imóvel tem um sistema de isolamento mais eficaz, absorve menos calor e, por isso, economiza energia elétrica;

Confira alguns modelos de construção modular no Brasil e no mundo


Tetris Container Hostel - Brasil

Localizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Tetris Container Hostel teve a sua construção toda voltada para a redução do impacto no meio ambiente, sendo formado por 15 containers de 40 pés com mais de 1 mil m².


Mini Sky City – China


57 andares montados em 19 dias com pré-fabricados. Esse arranha-céu tem 800 apartamentos e espaço para escritórios que recebem até 4 mil  funcionários, foram fabricados 2.736 blocos em quatro meses e meio, e a montagem durou apenas 19 dias.


Clement Canopy – Singapura

O edifício é composto de 1.899 módulos habitacionais e conta com 505 apartamentos residenciais de luxo.

 



Comentários

  1. murosec.com

    A construção modular redefine a eficiência na construção. Além de ser uma solução sustentável, a atenção à prevenção de umidade durante o processo garante lares duráveis e livres de problemas estruturais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e