Pular para o conteúdo principal

Dia do Corretor de Imóveis, dia de celebrar!


Dia 27 de Agosto é a data escolhida para comemorar o dia do Corretor de Imóveis e na semana dedicada a eles, escolhemos enaltecer o trabalho deste profissional que, muitas vezes, é responsável por nos apresentar nosso próximo lar e até realizar nosso sonho.

A data foi escolhida, pois é o dia no qual foi promulgada a Lei que autorizou e regulamentou o exercício da profissão, em agosto de 1962. Possibilitando, assim, o surgimento do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Pode parecer óbvio, mas contratar um corretor de imóvel é um diferencial relevante na hora de escolher sua casa, apartamento ou comércio.

O corretor de imóveis é um profissional habilitado pelo CRECI, especialista no mercado imobiliário, responsável por intermediar toda a relação comercial de um imóvel entre vendedor e comprador ou entre o locador e o locatário, avaliando corretamente a propriedade a ser vendida ou alugada e disponibilizando todas as informações necessárias aos clientes interessados, por meio de uma consultoria personalizada.

É ele quem garante que você encontre exatamente o que procura, no menor prazo possível. Através de uma análise do perfil do cliente, entende as necessidades e o direciona apenas aos imóveis que atendam às suas exigências.

Além disso, o corretor como especialista que é, compartilha com você todo o conhecimento que tem sobre a região do imóvel, destacando os diferenciais e todas as informações relevantes que você, dificilmente, descobriria sozinho.

 

Confira alguns benefícios que a assessoria de um corretor te oferece:

Avaliação

Para se tornar um profissional corretor de imóveis é preciso estudar diversos assuntos. Entre eles, o corretor aprende como fazer a avaliação correta de um bem antes de repassá-lo. Portanto, para quem vai adquirir (ou alugar) o imóvel é interessante que este especialista o tenha avaliado antes, assim fica garantido que a avaliação foi feita da forma correta, através de um laudo documentado.

Já para o vendedor ou locador, o privilégio é que, mesmo conhecendo seu próprio imóvel, alguns detalhes técnicos podem ficar de fora de uma avaliação mais criteriosa, que só ele é capaz de fazer. Além disso, ele saberá informar cada vantagem do imóvel conforme o interesse e perfil do cliente que o procurou, o que torna a negociação mais fácil e eficiente.

Legislação imobiliária

Nem sempre as pessoas envolvidas, na compra ou locação, saberão quais os documentos corretos na para uma transação imobiliária ocorrer efetivamente. Como o corretor já vive essa rotina, ele tem domínio da legislação imobiliária e garantirá que tudo tramite dentro da Lei, evitando problemas futuros para todas as partes.

Economia de tempo

O trabalho dele é fazer o intermédio da relação entre proprietário e interessados no imóvel. Então, ao invés de você perder tempo e precisar falar para diversas pessoas o que o seu imóvel tem ou não tem, o corretor faz tudo isso sem maiores problemas.

Ele também estará disponível durante o dia todo para responder os interessados, agendando, comparecendo às visitas e negociando quando necessário.
Já para os interessados em comprar ou alugar, ele é a pessoa que vai te passar informações precisas e indispensáveis sobre a casa ou apartamento. Ele pode intermediar a visita virtual e agendar a visita presencial, de acordo com a sua disponibilidade e sem tomar muito do seu tempo, já que abordará apenas o necessário, o que realmente é do seu interesse.  

Praticidade e segurança na hora de fechar o negócio

Com um corretor fica muito mais fácil e ágil colocar toda a documentação necessária em ordem.

Para não ter nenhum problema futuro, também deve ser verificado se não há nenhuma situação restritiva a uma venda/locação segura, como dívidas ou processos no nome do proprietário.

Essas situações inconvenientes podem ser evitadas, tendo um profissional auxiliando na intermediação da compra, venda ou aluguel do imóvel.

Com o intermédio dele, a burocracia e o pagamento se torna mais seguro para ambas as partes.

 

Fique atento
Antes de contratar um corretor, pesquise e verifique se ele está credenciado ao CRECI. No site do CRECI do seu estado, você consegue fazer a consulta, que pode ser feita pelo nome completo do profissional ou pelo número de registro.
Além disso, a melhor maneira para evitar aborrecimentos ao procurar um imóvel, é contratar o serviço de uma imobiliária. Pois nela estarão corretores habilitados, experientes e com grande conhecimento do mercado e da região na qual você deseja alugar ou comprar sua casa ou apartamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e