Pular para o conteúdo principal

Dia do Corretor de Imóveis, dia de celebrar!


Dia 27 de Agosto é a data escolhida para comemorar o dia do Corretor de Imóveis e na semana dedicada a eles, escolhemos enaltecer o trabalho deste profissional que, muitas vezes, é responsável por nos apresentar nosso próximo lar e até realizar nosso sonho.

A data foi escolhida, pois é o dia no qual foi promulgada a Lei que autorizou e regulamentou o exercício da profissão, em agosto de 1962. Possibilitando, assim, o surgimento do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Pode parecer óbvio, mas contratar um corretor de imóvel é um diferencial relevante na hora de escolher sua casa, apartamento ou comércio.

O corretor de imóveis é um profissional habilitado pelo CRECI, especialista no mercado imobiliário, responsável por intermediar toda a relação comercial de um imóvel entre vendedor e comprador ou entre o locador e o locatário, avaliando corretamente a propriedade a ser vendida ou alugada e disponibilizando todas as informações necessárias aos clientes interessados, por meio de uma consultoria personalizada.

É ele quem garante que você encontre exatamente o que procura, no menor prazo possível. Através de uma análise do perfil do cliente, entende as necessidades e o direciona apenas aos imóveis que atendam às suas exigências.

Além disso, o corretor como especialista que é, compartilha com você todo o conhecimento que tem sobre a região do imóvel, destacando os diferenciais e todas as informações relevantes que você, dificilmente, descobriria sozinho.

 

Confira alguns benefícios que a assessoria de um corretor te oferece:

Avaliação

Para se tornar um profissional corretor de imóveis é preciso estudar diversos assuntos. Entre eles, o corretor aprende como fazer a avaliação correta de um bem antes de repassá-lo. Portanto, para quem vai adquirir (ou alugar) o imóvel é interessante que este especialista o tenha avaliado antes, assim fica garantido que a avaliação foi feita da forma correta, através de um laudo documentado.

Já para o vendedor ou locador, o privilégio é que, mesmo conhecendo seu próprio imóvel, alguns detalhes técnicos podem ficar de fora de uma avaliação mais criteriosa, que só ele é capaz de fazer. Além disso, ele saberá informar cada vantagem do imóvel conforme o interesse e perfil do cliente que o procurou, o que torna a negociação mais fácil e eficiente.

Legislação imobiliária

Nem sempre as pessoas envolvidas, na compra ou locação, saberão quais os documentos corretos na para uma transação imobiliária ocorrer efetivamente. Como o corretor já vive essa rotina, ele tem domínio da legislação imobiliária e garantirá que tudo tramite dentro da Lei, evitando problemas futuros para todas as partes.

Economia de tempo

O trabalho dele é fazer o intermédio da relação entre proprietário e interessados no imóvel. Então, ao invés de você perder tempo e precisar falar para diversas pessoas o que o seu imóvel tem ou não tem, o corretor faz tudo isso sem maiores problemas.

Ele também estará disponível durante o dia todo para responder os interessados, agendando, comparecendo às visitas e negociando quando necessário.
Já para os interessados em comprar ou alugar, ele é a pessoa que vai te passar informações precisas e indispensáveis sobre a casa ou apartamento. Ele pode intermediar a visita virtual e agendar a visita presencial, de acordo com a sua disponibilidade e sem tomar muito do seu tempo, já que abordará apenas o necessário, o que realmente é do seu interesse.  

Praticidade e segurança na hora de fechar o negócio

Com um corretor fica muito mais fácil e ágil colocar toda a documentação necessária em ordem.

Para não ter nenhum problema futuro, também deve ser verificado se não há nenhuma situação restritiva a uma venda/locação segura, como dívidas ou processos no nome do proprietário.

Essas situações inconvenientes podem ser evitadas, tendo um profissional auxiliando na intermediação da compra, venda ou aluguel do imóvel.

Com o intermédio dele, a burocracia e o pagamento se torna mais seguro para ambas as partes.

 

Fique atento
Antes de contratar um corretor, pesquise e verifique se ele está credenciado ao CRECI. No site do CRECI do seu estado, você consegue fazer a consulta, que pode ser feita pelo nome completo do profissional ou pelo número de registro.
Além disso, a melhor maneira para evitar aborrecimentos ao procurar um imóvel, é contratar o serviço de uma imobiliária. Pois nela estarão corretores habilitados, experientes e com grande conhecimento do mercado e da região na qual você deseja alugar ou comprar sua casa ou apartamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MJ Imóveis 34 anos: legado, credibilidade e inovação no mercado imobiliário

Tempo de leitura: 3,5 minutos Transformar sonhos em realidade, desde 1986 este é o principal objetivo da MJ Imóveis, colaborar para que os clientes encontrem o lar que procuram.  Atuando há 34 anos em Moema a imobiliária, um negócio familiar, já realizou o sonho de milhares de pessoas. Por meio de muito trabalho, conhecimento e constante evolução, a empresa consolidou sua marca no bairro e atualmente é reconhecida pela habilidade em conciliar um atendimento personalizado ao know-how estratégico do mercado imobiliário, seja na compra e venda, locação ou administração de imóveis. Ao longo desses anos, além de se consolidar no setor, a imobiliária conseguiu criar uma relação de solidez e confiança com seus clientes – muitos deles parceiros desde o início do negócio.  Para a sócia-fundadora Maria José Malandrino o principal diferencial da MJ Imóveis é o relacionamento com o cliente. “Sempre prezamos pelas necessidades que nos trazem e auxiliamos no que for necessário. Queremos que a experi

6 atributos que fazem de Moema o bairro ideal

Tempo de leitura: 2,5 minutos Restaurantes renomados, diversidade de estabelecimentos comerciais, lazer e qualidade de vida. Parece difícil imaginar que tudo isso seja característica de um mesmo bairro em São Paulo, mas Moema é versátil e consegue oferecer aos moradores e visitantes diversas opções com a sofisticação de um bairro nobre e o bem estar de cidade do interior. - Localização Situado no centro-sul de São Paulo, o bairro nobre tem localização privilegiada e fácil acesso, seja de carro, ônibus, metrô ou bicicleta. A linha 5 Lilás do Metrô, faz conexão com com outras linhas: 1 Azul e 2 Verde. A Avenida Ibirapuera conta com um amplo corredor de ônibus que, atende as mais diversas áreas da cidade.  - Lazer e cultura Um dos primeiros bairros planejados da cidade e com planejamento urbano bem estruturado, Moema tem as ruas arborizadas e uma ampla área verde. Está ao lado do Parque do Ibirapuera, um dos principais da cidade, que conta com a Bienal, a Oca, o Museu de Arte Moderna (MAM

Locador e locatário acertando as contas com o leão

O Imposto de Renda sobre aluguel é um tema que costuma gerar dúvidas e até erros na hora da declaração. É preciso ter muita atenção, pois a informação errada ou faltante pode causar sérios problemas, levando o contribuinte a cair na malha fina. Os aluguéis devem ser obrigatoriamente informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de ajuste anual com base no valor dos aluguéis recebidos, que são refletidos nos informes de rendimentos fornecidos pela imobiliária no contrato de locação. O locador que  recebeu aluguel mensal no limite da isenção do Imposto de Renda também deve declarar. Isso é necessário porque esses valores serão contabilizados na renda total para calcular o valor de uma possível restituição. O pagamento do tributo é de responsabilidade do locador, quando o locatário for pessoa física. É importante que você esteja atento. Já que este ano a regra do Imposto de Renda estabelece que apenas o valor líquido do aluguel será tributado. Despesas como IPTU (Impo