Pular para o conteúdo principal

Studio: Saiba as vantagens do minimalista que veio para ficar



O comportamento do consumidor está sempre mudando e no mercado imobiliário não é
diferente. Cada perfil de cliente tem preferências que, apesar de únicas, também se assemelham a de outras pessoas.

Desde o final dos anos 2000, a busca por um tipo de moradia em regiões privilegiadas com farto acesso a transporte público, próximas a polos empresariais ou a universidades e com ampla infraestrutura de lazer, comércio e serviços, estimulou o desenvolvimento de um novo conceito de empreendimento residencial: o studio.

O studio é um apartamento mais compacto e com os cômodos integrados — exceto o banheiro. Eles têm o objetivo trazer mais praticidade para os moradores sem abrir mão do conforto, sendo uma boa opção para pessoas que moram sozinhas, têm a rotina muito atarefada ou jovens que estão saindo de casa.

Este tipo de apartamento compacto bem localizado passou a atrair um novo perfil de morador, e também, investidores interessados em liquidez e bons rendimentos com locação.

Uma pesquisa do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) mostrou que 58% dos novos apartamentos vendidos em São Paulo, em 2019, mediam menos de 45 metros quadrados.

Características

Studios geralmente têm área privativa em torno de 30m² e apresentam ambientes integrados e multifuncionais. Esse formato compacto é muito procurado por quem busca praticidade e não tem necessidade de cômodos amplos.

Em geral, a planta tem um ambiente único com área de estar, cozinha e dormitório. Separados ficam o banheiro e uma varanda para completar o espaço e receber convidados para refeições.

Localização

É muito comum encontrar esse modelo de imóvel em regiões centrais das grandes metrópoles, ou seja, perto de núcleos empresariais ou estações de metrô, por exemplo. Isso favorece quem tem interesse em morar perto ou chegar facilmente ao trabalho.

Baixo custo de manutenção

Um imóvel maior, seja uma casa ou mesmo apartamento, certamente demanda um custo muito maior para a manutenção quando comparamos com as necessidades de um studio. No quesito limpeza, essa também é uma vantagem importante, pois manter um espaço menor sempre arrumado e limpo é bem mais fácil.

Custo-benefício

É comum os condomínios com studios oferecerem uma infraestrutura completa de serviços e muito conforto nas áreas comuns. A maioria tem lavanderia integrada, academias, espaço gourmet e extensas áreas de lazer com piscina cobertas e aquecidas. São essas conveniências que contribuem para a popularidade deste padrão de moradia.

Procurando um studio? Entre em contato, conheça nossas opções e agende sua visita virtual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e