Após anos morando em um imóvel alugado, o contrato chega ao fim e você não pretende renová-lo. Antes de qualquer coisa, é preciso que você saiba o mais importante: quando sua casa é alugada, o planejamento deve ser parte da sua rotina. Estabelecer prazos e definir as intenções com antecedência são fundamentais para quem não quer imprevistos ou despesas adicionais, como multas.
Mas na hora de realizar o checkout do imóvel alugado, é preciso ficar atento a alguns detalhes, que facilitarão sua vida.
A maneira mais eficiente para devolver o imóvel é sempre optar pela locação via imobiliária. Neste momento, por exemplo, ela atua em conjunto com o locador e o locatário, para que a transição de retomada do imóvel ocorra de forma tranquila e eficaz, auxiliando as partes em tudo que for necessário, seja em relação à documentação, providências administrativas ou burocráticas e demais demandas que se façam necessárias.
Um receio comum dos locatários é em relação às condições do imóvel, já que o habitual a todo acordo de locação é que o bem seja devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, algo que está previsto na Lei do Inquilinato. Por isso, a vistoria de saída é tão importante. É nela que acontece a comparação da situação do imóvel no momento da desocupação com a vistoria de entrada, realizada no início do contrato de aluguel. Esta vistoria aponta os problemas encontrados e os reparos que devem ser realizados no imóvel.
Itens importantes que devem ser
revisados antes da entrega do imóvel:
- Verificar se a pintura terá que ser entregue nova, conforme vistoria de entrada. Se atentando sempre a manter a cor e tipo de tinta;
- Em caso de pintura nova, contrate um profissional para que seja o trabalho seja feito de forma profissional e com os equipamentos adequados;
- Não deixar buracos que foram feitos em parede ou teto para pendurar quadros e outros acessórios;
- Fazer a manutenção correta de manchas e riscos no piso;
- Antes do agendamento da vistoria informar a administradora toda e qualquer alteração que possa ter ocorrido no imóvel durante a estadia, para que o locador avaliar se concorda ou não.
Ao desocupar um imóvel, o locatário deve desligar relógios de luz, gás individual e água (para quem mora em casa). Após a entrega das chaves, deve ser marcada a vistoria de devolução, o ideal é que o locatário esteja presente durante a para acompanhá-la.
Atente-se às seguintes recomendações que
sua imobiliária pode fazer:
- Agendar a vistoria durante o horário comercial e com a presença de um
responsável pela locação;
- Antes da vistoria, o imóvel deve estar totalmente vazio, faxinado e de acordo
com a vistoria de entrada, pronto para a entrega das chaves;
- Envie uma cópia das contas de água e energia com comprovantes dos últimos 3
meses;
- Entregue todos os originais do IPTU.
Para evitar contratempos no seu processo de locação, conte com o auxílio de profissionais experientes. A MJ Imóveis é especializada no setor imobiliário há mais de 34 anos com locação de imóveis residenciais e comerciais. Entre em contato para agendar um horário com um de nossos corretores especializados em Moema e região: (11) 98119-6861.
Comentários
Postar um comentário