Freepik |
Na hora de alugar um imóvel, muitas pessoas optam por fechar o negócio diretamente com o proprietário, por acreditarem que essa é a maneira mais rápida e econômica. A falta de experiência, talvez, leve a esse pensamento prematuro e que ignora possíveis e, prováveis, prejuízos futuros.
A opção mais segura ainda é procurar por uma boa imobiliária para intermediar o negócio e evitar dores de cabeça. Com o intermédio profissional seus direitos de locatário estarão garantidos por lei e você conseguirá esclarecer todas as dúvidas e entender todos os processos. Confira os riscos recorrentes de alugar diretamente com o locador.
O estado do imóvel
Como garantir que o imóvel estará num bom estado? Muitas informações podem ser omitidas quando não há um acordo legal como garantia. Prejuízos nas instalações do imóvel são fatores que levam a frustrações com o tempo. Talvez o imóvel esteja em perfeito estado aparentemente, mas as instalações internas podem estar danificadas e você terá diversos problemas.
Com a contratação de uma imobiliária acontece a vistoria do imóvel com um relatório detalhado, com fotos e todas as especificações que são fundamentais e expõe as reais condições da casa ou apartamento.
Avaliação imprecisa do valor do imóvel
Apenas um corretor, devidamente registrado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), está apto a realizar a avaliação adequada de um imóvel. Sendo assim, ao locar uma casa ou apartamento direto com o dono, você corre o risco de pagar um aluguel superfaturado.
Um profissional da área vai analisar as características do imóvel que interferem na quantia, o valor do metro quadrado da região e o mercado imobiliário de forma geral.
Atritos com o proprietário
É possível que a relação do locador com o locatário fique desgastada no decorrer do período de locação. Mesmo que o contato inicial tenha sido agradável, com o passar do tempo, pequenos desentendimentos e estresses podem começar a acontecer.
Os atritos podem começar no momento do reajuste ou quando o imóvel apresentar algum problema em sua estrutura. Esses desentendimentos podem ser evitados com a intermediação de uma imobiliária.
O aluguel direto com o proprietário é cercado de riscos. Ao realizar a locação com uma imobiliária de confiança, essas incertezas deixam de existir. Uma empresa especializada oferece todas as garantias legais do contrato, uma avaliação precisa, segurança e confiável.
Comentários
Postar um comentário