Pular para o conteúdo principal

4 dicas essenciais para saber antes de comprar um imóvel



Para o sonho do imóvel próprio não se tornar frustração é importante que tudo seja planejado e organizado. Assim, é possível garantir com mais segurança uma negociação tranquila e de acordo com os planos que você tinha para um progresso tão importante.

Selecionamos 4 dicas essenciais, que farão a diferença na hora de planejar e executar a compra do seu imóvel.

Acompanhe as notícias do mercado

Sempre que for comprar um imóvel avalie quais são as informações mais relevantes do mercado imobiliário naquele momento. Atente-se sempre para oportunidades que possam surgir em razão dessas variações. Existem alguns índices que podem te ajudar na tomada de decisões, são eles:

INCC (Índice Nacional da Construção Civil);

IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado);

ICC (Índice de Confiança do Consumidor, calculado pela FGV através do Instituto Brasileiro de Economia);

Taxa de Juros SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).

Entender o que eles significam e como interferem no mercado imobiliário será um diferencial para você avaliar como está o segmento, as projeções e se o momento é o ideal para a aquisição.

Escolha o tipo de imóvel e seus limites financeiros

Depois de compreender o cenário atual onde mercado se encontra, é importante definir o tipo de imóvel que pretende comprar. Defina o que sua família necessita e deseja, ranqueando suas principais exigências e critérios para avaliar o imóvel. Leve em conta o tamanho, localização, tipo de condomínio (no caso de apartamento), área de lazer entre outras preferências.

Programe o seu orçamento

Entendendo isso, o próximo passo é estudar o quanto você pode gastar. Geralmente, quanto menor o financiamento, melhor. Mas sempre existe a possibilidade de realizar a compra à vista. Se você pretende financiar, conheça seu limite financeiro e realize simulações de empréstimo em alguns bancos antes de começar a procurar pelo seu imóvel.

Outro ponto importante é verificar quais são as documentações que irá precisar para o financiamento. 

Recorra a uma imobiliária

O auxílio de profissionais qualificados e credenciados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), que te ajudarão na busca pelo imóvel ideal com todas as suas preferências, é um grande diferencial. Você vai direto ao ponto, visita apenas as casas ou apartamentos com o perfil que deseja e não corre riscos de fraudes ou negociações desvantajosas.
Com a intermediação de uma imobiliária você tem assessoria burocrática na análise dos documentos, elaboração de contrato personalizado e a certeza de que o imóvel não tem pendências jurídicas.
Ajuda especializada na busca do imóvel, na negociação e na conclusão do negócio economiza tempo, dinheiro e evita arrependimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MJ Imóveis 34 anos: legado, credibilidade e inovação no mercado imobiliário

Tempo de leitura: 3,5 minutos Transformar sonhos em realidade, desde 1986 este é o principal objetivo da MJ Imóveis, colaborar para que os clientes encontrem o lar que procuram.  Atuando há 34 anos em Moema a imobiliária, um negócio familiar, já realizou o sonho de milhares de pessoas. Por meio de muito trabalho, conhecimento e constante evolução, a empresa consolidou sua marca no bairro e atualmente é reconhecida pela habilidade em conciliar um atendimento personalizado ao know-how estratégico do mercado imobiliário, seja na compra e venda, locação ou administração de imóveis. Ao longo desses anos, além de se consolidar no setor, a imobiliária conseguiu criar uma relação de solidez e confiança com seus clientes – muitos deles parceiros desde o início do negócio.  Para a sócia-fundadora Maria José Malandrino o principal diferencial da MJ Imóveis é o relacionamento com o cliente. “Sempre prezamos pelas necessidades que nos trazem e auxiliamos no que for necessário. Queremos que a experi

6 atributos que fazem de Moema o bairro ideal

Tempo de leitura: 2,5 minutos Restaurantes renomados, diversidade de estabelecimentos comerciais, lazer e qualidade de vida. Parece difícil imaginar que tudo isso seja característica de um mesmo bairro em São Paulo, mas Moema é versátil e consegue oferecer aos moradores e visitantes diversas opções com a sofisticação de um bairro nobre e o bem estar de cidade do interior. - Localização Situado no centro-sul de São Paulo, o bairro nobre tem localização privilegiada e fácil acesso, seja de carro, ônibus, metrô ou bicicleta. A linha 5 Lilás do Metrô, faz conexão com com outras linhas: 1 Azul e 2 Verde. A Avenida Ibirapuera conta com um amplo corredor de ônibus que, atende as mais diversas áreas da cidade.  - Lazer e cultura Um dos primeiros bairros planejados da cidade e com planejamento urbano bem estruturado, Moema tem as ruas arborizadas e uma ampla área verde. Está ao lado do Parque do Ibirapuera, um dos principais da cidade, que conta com a Bienal, a Oca, o Museu de Arte Moderna (MAM

Reajuste do aluguel: como funciona e qual a interferência do IGP-M?

  Pixabay Tempo de leitura: 2,5 minutos Quem já está habituado a alugar imóvel sabe que anualmente ocorre o reajuste no valor do aluguel.  Conforme a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais, quanto para comerciais. Esta atualização do valor acontece como um meio de evitar a desvalorização do imóvel e para prevenir que o proprietário tenha prejuízo com ganhos defasados em relação ao mercado e inflação. Por outro lado, deixar que o processo aconteça individualmente (pela vontade de cada locador) aumentaria a probabilidade de cobranças abusivas, por isso a definição de um índice como parâmetro é tão importante. Portanto, é fundamental que todas as especificações sobre o reajuste estejam no contrato de locação. Este tema torna a busca por uma imobiliária séria, que saiba te orientar corretamente e que tenha conhecimento sobre todas as informações a respeito deste assunto ainda mais importante. Como funcion