Pular para o conteúdo principal

Aluguel de vaga na garagem: regras e dicas para alugar a sua


Tempo de leitura: 2 minutos

Apesar de muitas pessoas estarem trocando o carro pela bicicleta ou patinete, muitas outras não abrem mão do veículo, por diversas razões.
Para quem mora em prédio, principalmente os mais antigos, nem sempre os condomínios têm disponibilidade de mais de uma vaga por apartamento. Por isso, alguns condôminos alugam suas vagas inocupadas.

O aluguel da garagem é uma boa oportunidade para quem quer fazer uma renda extra, sem muito esforço. É comum que as negociações aconteçam entre os vizinhos e a elaboração de um contrato é conveniente, para que nenhuma das partes seja lesada.

Também é importante saber que existe uma Lei Federal que proíbe a locação de vaga de garagem para pessoas de fora do condomínio. Porém, a convenção condominial pode se sobrepor à legislação e permitir, se a maioria dos moradores assim quiser.

Valores

Não existem regras, nem leis que determinem qual o preço de locação de uma vaga de garagem em condomínio. Vai depender do padrão do empreendimento, localização, quantidade de vagas disponíveis, a lei da oferta e procura. O dono da vaga também pode levar em conta o valor do condomínio e até mesmo um percentual de acordo com o valor da vaga.

Os tipos de vagas

Indeterminadas: quando não existe local fixo para estacionar e a lotação é preenchida de acordo com a ordem de chegada dos automóveis;

Determinadas: quando existe local fixo demarcado para o proprietário, constando até mesmo na escritura do imóvel.
No segundo caso, o dono da vaga pode até gerar um contrato de locação do espaço para outro morador.

Por fim, entenda sempre o regulamento do seu condomínio e respeite as regras para melhor convívio com outros moradores. O regimento interno é a melhor diretriz para transmitir segurança na hora de alugar um espaço dentro do condomínio. Procure o seu síndico e converse para saber mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Bem-vindo! Pensando em você, criamos este blog para que você possa acompanhar o mercado imobiliário nestes tempos de pandemia. Entendemos que somos detentores de informações importantes e que precisamos compartilhá-las com você. O primeiro conteúdo é um panorama geral sobre OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO. Aproveite a leitura! Começaremos esta semana falando um pouco do cenário econômico X imobiliário antes e no início da pandemia. O setor de venda e locação de imóveis vinha desde 2019 em uma curva crescente   juntamente com a ascensão da economia brasileira. A liquidez das transações imobiliárias (quantidade de transações), assim como os preços de mercado subiam exponencialmente como há muito tempo não víamos. As pesquisas mostram que o mercado sofreu forte queda no mesmo momento em que a crise foi anunciada. Há uma diferença no impacto causado nos imóveis comerciais e residenciais. Imóveis comerciais estão sofrendo diretamente pela queda de v

MJ Imóveis 34 anos: legado, credibilidade e inovação no mercado imobiliário

Tempo de leitura: 3,5 minutos Transformar sonhos em realidade, desde 1986 este é o principal objetivo da MJ Imóveis, colaborar para que os clientes encontrem o lar que procuram.  Atuando há 34 anos em Moema a imobiliária, um negócio familiar, já realizou o sonho de milhares de pessoas. Por meio de muito trabalho, conhecimento e constante evolução, a empresa consolidou sua marca no bairro e atualmente é reconhecida pela habilidade em conciliar um atendimento personalizado ao know-how estratégico do mercado imobiliário, seja na compra e venda, locação ou administração de imóveis. Ao longo desses anos, além de se consolidar no setor, a imobiliária conseguiu criar uma relação de solidez e confiança com seus clientes – muitos deles parceiros desde o início do negócio.  Para a sócia-fundadora Maria José Malandrino o principal diferencial da MJ Imóveis é o relacionamento com o cliente. “Sempre prezamos pelas necessidades que nos trazem e auxiliamos no que for necessário. Queremos que a experi

A INFLUÊNCIA DO CORONA VÍRUS NO MERCADO IMOBILIÁRIO, 2ª ONDA

Com base em pesquisas do setor imobiliário, em informações do DataZap, elaboramos um post com informações fresquinhas. É uma 2ª onda que está trazendo respostas sobre o que o Corona Vírus mudou nas finanças pessoais, nas expectativas de gastos com moradia e nas novas demandas para os profissionais do mercado. É fundamental compartilhar com vocês que o cenário já melhorou desde o início da crise em nosso setor. O público aderiu e gostou das novas práticas tecnológicas, o que permitiu a retomada do fechamento de negócios. Em uma pesquisa feita pelo DataZap, 75% do público-alvo era da região Sudeste e dentre eles, 91% residentes da Capital, maioria mulheres entre 25 e 36 anos que demonstram alto interesse na locação de imóveis (53%), superando a iniciativa de compra (31%). O índice se mostra alto para ambos os casos, indicando boa taxa de segurança dos consumidores e uma inclinação a fecharem negócios. Um ponto importante a ressaltar é que 72% dos respondentes que demonstram