Pular para o conteúdo principal

Alugar x Comprar imóvel, qual a melhor opção para você?

 

Shutterstock


Tempo de leitura: 3,5 minutos


Os anseios pela casa própria fazem parte do imaginário social há décadas e ter uma casa quitada ainda é o sonho de muitos brasileiros, mas cada vez mais pessoas estão trocando esse sonho pelo aluguel.

A casa própria pode ser considerada um investimento que, após a quitação, poderá valorizar. Além disso, ter um bem imóvel pode trazer um sentimento de estabilidade. Entretanto, nem todos estão dispostos a imobilizar suas economias, preferindo ter seu dinheiro disponível para usufruir no curto e médio prazo e ter mobilidade para morar onde desejar e for conveniente, mesmo que signifique comprometer parte do seu rendimento com o compromisso mensal do aluguel.

A geração millennials, também conhecida como geração Y, que tem faixa etária entre 25 e 39 anos, não vê a casa própria como seus pais e avós. Dados apurados pela Today, agência de transformação digital, indicam que 80% deles preferem alugar imóveis ao invés de comprá-los. Um dos principais motivos é o mercado de trabalho, já que essa geração troca de emprego em média a cada 2 anos, o que implica em possíveis mudanças de casa e até de país. 

Veja algumas vantagens e desvantagens dos dois tipos de moradia:

Vantagens do aluguel

Os gastos de quem mora de aluguel são normalmente inferiores aos gastos de quem compra um imóvel por financiamento ou consórcio, pois não inclui juros nem melhorias fixas no imóvel. Morando de aluguel, é mais fácil escolher o local mais adequado para suas necessidades, como morar perto do trabalho ou da família. Mudanças de rotina de trabalho, estado ou país podem ser resolvidas com muito mais agilidade.

Desvantagens do aluguel

No vencimento do contrato de locação, o inquilino que desejar se manter no imóvel corre o risco do proprietário não desejar renová-lo. Além disso, caso deseje fazer algum reparo, o locatário sempre precisará da autorização do locador que poderá não autorizar ou não se comprometer em arcar com o investimento, ficando por conta do inquilino, caso esse desejar.

Vantagens de comprar um imóvel

Ter um imóvel pode garantir maior estabilidade à família e liberdade em relação às reformas de melhoria, além de representar um investimento que pode valorizar com o tempo. Caso deseje ou precise se mudar, o imóvel poderá ser colocado para locação, trazendo rendimentos superiores a maioria das aplicações.

Desvantagens de comprar um imóvel

Sempre existe a possibilidade dos planos mudarem no decorrer do tempo e aquele bem adquirido não fazer mais sentido para a realidade familiar. Caso precise vender o imóvel, não será possível prever o tempo que será necessário para a consolidação da venda, bem como nível de valorização ou desvalorização do imóvel. 

Como vemos, não existe certo ou errado, existe o que é melhor para sua realidade no momento. O importante é analisar o seu caso, avaliar as perspectivas para o futuro e se preparar para qualquer que seja o caminho a ser tomado.

Para se sentir mais seguro em qualquer decisão, procure profissionais capacitados e experientes no assunto, conte com a MJ Imóveis para te assessorar.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e ...

Quando as taxas de condomínio são abusivas? Entenda seus direitos

  Manter uma boa administração financeira é fundamental para qualquer condomínio. Contudo, muitas vezes os moradores se deparam com taxas que parecem excessivas e questionam se estão sendo cobrados de forma justa. Identificar quando as taxas de condomínio são abusivas pode ser desafiador, mas entender seus direitos e as regras que regem esses valores é essencial para uma convivência harmoniosa e transparente. Confira como explorar os principais pontos que você deve considerar para determinar se as taxas de condomínio estão abusivas e como proceder em caso de abusos. O que são taxas de condomínio? Taxas de condomínio são valores cobrados dos moradores para cobrir as despesas comuns do prédio, como manutenção, limpeza, segurança e administração. Elas são fundamentais para garantir que as áreas comuns estejam em boas condições e que os serviços sejam prestados adequadamente. Normalmente, essas taxas são determinadas com base no orçamento anual do condomínio e divididas entre os ...

5 dicas para criar a paleta de cores da sua casa

  Ter uma paleta de cores bem definida para sua casa antes de sair pintando paredes ou colocando móveis coloridos no décor faz toda a diferença. Não apenas pensando esteticamente, já que as cores influenciam diretamente no nosso bem-estar dentro de casa. Mas escolher os tons e saber como aplica-los pode ser desafiador. Separamos 5 dicas que vão te ajudar a definir a paleta da sua casa e implementação dela em seus ambientes. 1 – Escolha de acordo com o seu gosto Nada mais justo do que você e sua família escolherem as cores que vão compor os ambientes da sua casa. Leve em consideração a iluminação dos cômodos, as cores que te agradam e não cansam as vistas, cores para área externa e interna e deixe as tonalidades mais intensas para ambientes que ficam ocupados por pouco tempo. 2 - Reflita sobre sua escolha a partir da decoração Se sua ideia não é trocar móveis ou adquirir outros itens de decoração, decida pela paleta de cores que melhor converse com os ambientes que você já...