Pular para o conteúdo principal

Alugar x Comprar imóvel, qual a melhor opção para você?

 

Shutterstock


Tempo de leitura: 3,5 minutos


Os anseios pela casa própria fazem parte do imaginário social há décadas e ter uma casa quitada ainda é o sonho de muitos brasileiros, mas cada vez mais pessoas estão trocando esse sonho pelo aluguel.

A casa própria pode ser considerada um investimento que, após a quitação, poderá valorizar. Além disso, ter um bem imóvel pode trazer um sentimento de estabilidade. Entretanto, nem todos estão dispostos a imobilizar suas economias, preferindo ter seu dinheiro disponível para usufruir no curto e médio prazo e ter mobilidade para morar onde desejar e for conveniente, mesmo que signifique comprometer parte do seu rendimento com o compromisso mensal do aluguel.

A geração millennials, também conhecida como geração Y, que tem faixa etária entre 25 e 39 anos, não vê a casa própria como seus pais e avós. Dados apurados pela Today, agência de transformação digital, indicam que 80% deles preferem alugar imóveis ao invés de comprá-los. Um dos principais motivos é o mercado de trabalho, já que essa geração troca de emprego em média a cada 2 anos, o que implica em possíveis mudanças de casa e até de país. 

Veja algumas vantagens e desvantagens dos dois tipos de moradia:

Vantagens do aluguel

Os gastos de quem mora de aluguel são normalmente inferiores aos gastos de quem compra um imóvel por financiamento ou consórcio, pois não inclui juros nem melhorias fixas no imóvel. Morando de aluguel, é mais fácil escolher o local mais adequado para suas necessidades, como morar perto do trabalho ou da família. Mudanças de rotina de trabalho, estado ou país podem ser resolvidas com muito mais agilidade.

Desvantagens do aluguel

No vencimento do contrato de locação, o inquilino que desejar se manter no imóvel corre o risco do proprietário não desejar renová-lo. Além disso, caso deseje fazer algum reparo, o locatário sempre precisará da autorização do locador que poderá não autorizar ou não se comprometer em arcar com o investimento, ficando por conta do inquilino, caso esse desejar.

Vantagens de comprar um imóvel

Ter um imóvel pode garantir maior estabilidade à família e liberdade em relação às reformas de melhoria, além de representar um investimento que pode valorizar com o tempo. Caso deseje ou precise se mudar, o imóvel poderá ser colocado para locação, trazendo rendimentos superiores a maioria das aplicações.

Desvantagens de comprar um imóvel

Sempre existe a possibilidade dos planos mudarem no decorrer do tempo e aquele bem adquirido não fazer mais sentido para a realidade familiar. Caso precise vender o imóvel, não será possível prever o tempo que será necessário para a consolidação da venda, bem como nível de valorização ou desvalorização do imóvel. 

Como vemos, não existe certo ou errado, existe o que é melhor para sua realidade no momento. O importante é analisar o seu caso, avaliar as perspectivas para o futuro e se preparar para qualquer que seja o caminho a ser tomado.

Para se sentir mais seguro em qualquer decisão, procure profissionais capacitados e experientes no assunto, conte com a MJ Imóveis para te assessorar.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e