Dia Mundial sem carro
O movimento surgiu na França em meados dos anos 90 e ganhou força internacional como forma de conscientizar sobre poluição, uso de combustíveis fósseis, emissão de gases de efeito estufa e impacto da mobilidade individual sobre o meio ambiente.
Em São Paulo, apenas a capital conta com mais de 9,4 milhões de veículos e o uso frequente do carro e moto resulta em congestionamentos, ruído, poluição do ar, elevação de doenças respiratórias, aumento do estresse urbano, entre outros problemas.
A título de comparação, o metrô de São Paulo estima que ele emite em média 5 gramas de CO₂ por passageiro por quilômetro, enquanto um carro movido a gasolina pode emitir cerca de 101 gramas pelo mesmo comparativo, e um ônibus a diesel cerca de 91 gramas.
Como se locomover no Dia Mundial Sem Carro
Para realmente participar e fazer diferença, não basta deixar o carro em casa só um dia — é necessário entender e experimentar alternativas:
Transporte público
Ônibus, metrô e trens são formas mais sustentáveis que o carro individual. Mesmo que com imperfeições, são capazes de transportar muitas pessoas ao mesmo tempo, ocupando menos espaço viário, emitindo menos poluentes por passageiro e sem congestionamento.
Bicicleta
Para trajetos curtos ou médios, usar a bicicleta pode ser prático, divertido e saudável. Além disso, ajuda a desobstruir o tráfego e pode estimular melhorias de infraestrutura, como ciclovias, ciclofaixas. As bicicletas disponíveis para locação são opções funcionais e que vão te ajudar a se deslocar de maneira mais prática. O que também é válido para os patinetes elétricos.
Moema é um bairro privilegiado, pois conta com uma malha extensa exclusiva para quem opta pela bicicleta. Vale a pena aproveitar!
Caminhadas
Se o destino for próximo, hábitos simples como caminhar reforçam conexão com a cidade, reduzem emissão e melhoram saúde física e mental. Principalmente em Moema, que é um bairro arborizado e que concentra comércios próximos, é possível sair e, de uma vez só, concluir diversas tarefas.
Carona e transporte compartilhado
Usar serviços de carona, transporte coletivo compartilhado, ou apps de carona pode reduzir o número de veículos necessários.
Planejamento anterior
Verificar horários, rotas alternativas, combinar diferentes modais (por exemplo, metrô + bicicleta), antecipar compromissos para evitar horário de pico, são ações que ajudam.
O Dia Mundial Sem Carro é mais do que uma data simbólica, uma oportunidade para cada pessoa vivenciar algo diferente: experimentar a cidade sem depender do automóvel. É uma chance para refletir sobre os impactos ambientais, sobre saúde, sobre trânsito e sobre o que queremos para o futuro das nossas cidades.
Comentários
Postar um comentário