Pular para o conteúdo principal

Moema: entre a memória indígena e a urbanização paulistana

O bairro de Moema, na zona sul de São Paulo, é conhecido por sua infraestrutura moderna, ruas arborizadas e comércio vibrante. No entanto, por trás de sua urbanização, há uma história que remonta aos tempos pré-coloniais, quando a região era habitada por povos indígenas. O Brasil tem 1,7 milhão de indígenas e mais da metade deles vive na Amazônia Legal, dia 09 de agosto é considerado o Dia Internacional dos Povos Indígenas e como nosso bairro carrega até hoje tais influências, hoje contaremos um pouco mais sobre essa história.


A presença indígena na região


Antes da chegada dos colonizadores portugueses, a área onde hoje se encontra Moema era habitada por povos indígenas, principalmente os Tupiniquins. Essas terras faziam parte de uma vasta rede de trilhas indígenas que cruzavam o território que se tornaria São Paulo .


A origem do nome "Moema"


O nome "Moema" é uma referência à personagem homônima do poema "Caramuru", escrito por Santa Rita Durão em 1781. No poema, Moema é uma índia tupinambá que se apaixona por Diogo Álvares, conhecido como Caramuru. O nome "Moema" deriva do tupi antigo "mo'ema", que significa "mentira" ou "falsidade", refletindo o amor não correspondido da personagem .


A urbanização e a homenagem aos povos indígenas


Na década de 1910, o engenheiro Fernando Arens Júnior adquiriu terras na região e iniciou o loteamento do bairro. Ele nomeou as ruas de Moema em homenagem tanto à fauna da Mata Atlântica quanto aos povos indígenas. Assim, o bairro foi dividido em duas áreas: "Moema Pássaros", com ruas nomeadas por aves, e "Moema Índios", com ruas que homenageiam tribos indígenas como Maracatins, Nhambiquaras e Jandira .


A preservação da memória indígena


Hoje, ao caminhar pelas ruas de Moema, é possível perceber a homenagem aos povos indígenas por meio dos nomes das ruas. Essa prática reflete um esforço de preservação da memória indígena em uma cidade marcada pela urbanização e pelo crescimento acelerado.


Embora a presença física dos povos indígenas tenha sido substituída pela urbanização, suas memórias e contribuições culturais permanecem vivas, lembrando-nos da rica história que precede a formação da metrópole paulistana.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e ...

Quando as taxas de condomínio são abusivas? Entenda seus direitos

  Manter uma boa administração financeira é fundamental para qualquer condomínio. Contudo, muitas vezes os moradores se deparam com taxas que parecem excessivas e questionam se estão sendo cobrados de forma justa. Identificar quando as taxas de condomínio são abusivas pode ser desafiador, mas entender seus direitos e as regras que regem esses valores é essencial para uma convivência harmoniosa e transparente. Confira como explorar os principais pontos que você deve considerar para determinar se as taxas de condomínio estão abusivas e como proceder em caso de abusos. O que são taxas de condomínio? Taxas de condomínio são valores cobrados dos moradores para cobrir as despesas comuns do prédio, como manutenção, limpeza, segurança e administração. Elas são fundamentais para garantir que as áreas comuns estejam em boas condições e que os serviços sejam prestados adequadamente. Normalmente, essas taxas são determinadas com base no orçamento anual do condomínio e divididas entre os ...

5 dicas para criar a paleta de cores da sua casa

  Ter uma paleta de cores bem definida para sua casa antes de sair pintando paredes ou colocando móveis coloridos no décor faz toda a diferença. Não apenas pensando esteticamente, já que as cores influenciam diretamente no nosso bem-estar dentro de casa. Mas escolher os tons e saber como aplica-los pode ser desafiador. Separamos 5 dicas que vão te ajudar a definir a paleta da sua casa e implementação dela em seus ambientes. 1 – Escolha de acordo com o seu gosto Nada mais justo do que você e sua família escolherem as cores que vão compor os ambientes da sua casa. Leve em consideração a iluminação dos cômodos, as cores que te agradam e não cansam as vistas, cores para área externa e interna e deixe as tonalidades mais intensas para ambientes que ficam ocupados por pouco tempo. 2 - Reflita sobre sua escolha a partir da decoração Se sua ideia não é trocar móveis ou adquirir outros itens de decoração, decida pela paleta de cores que melhor converse com os ambientes que você já...