Pular para o conteúdo principal

Semana dos alimentos orgânicos: Saúde, sustentabilidade e consciência no prato


Entre os dias 25 e 31 de maio, é comemorada em todo o Brasil a Semana dos Alimentos Orgânicos, uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre os benefícios do consumo de alimentos livres de agrotóxicos e cultivados de forma sustentável. Promovida pelo Ministério da Agricultura e outros parceiros, a campanha ocorre anualmente e reúne eventos, feiras, palestras e ações educativas em diversos estados. 

Por que consumir alimentos orgânicos? 

Um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que até 25 milhões de pessoas sofrem envenenamento agudo por agrotóxicos anualmente no mundo, especialmente em países em desenvolvimento. 

Os alimentos orgânicos são produzidos sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos, transgênicos ou hormônios artificiais. Além de serem mais saudáveis para quem consome, eles também preservam o meio ambiente e respeitam o bem-estar animal e os direitos dos trabalhadores rurais. 

Benefícios dos orgânicos: 

Mais saúde: Livre de resíduos tóxicos, o alimento orgânico reduz o risco de doenças relacionadas à exposição prolongada a pesticidas. Alimentos orgânicos podem conter:

18% a mais de antioxidantes e até 69% mais ácido fenólico (compostos anticâncer e anti-inflamatórios). Esses compostos ajudam na prevenção de doenças crônicas. 

Sabor mais autêntico: Muitos consumidores relatam que os orgânicos têm um sabor mais intenso e natural. 

Sustentabilidade: A produção orgânica respeita os ciclos da natureza, promovendo a biodiversidade e o uso responsável dos recursos naturais. 

Apoio à agricultura familiar: Grande parte da produção orgânica no Brasil vem de pequenos agricultores. 

Como aproveitar a Semana dos Orgânicos? 

Durante esta semana, diversas iniciativas pelo país promovem o acesso à informação e ao consumo consciente. Confira algumas formas de participar: 

Visite feiras orgânicas 

Aproveite para conhecer produtores locais e adquirir alimentos frescos diretamente de quem planta. Muitas feiras oferecem degustações e oficinas durante esta semana. 

Experimente receitas com produtos orgânicos 

Comece substituindo alguns alimentos convencionais por orgânicos. Que tal um suco verde com couve orgânica ou uma salada com folhas frescas, tomate-cereja e azeite extravirgem? 

Leia os rótulos e procure selos de certificação 

No supermercado, busque produtos com o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), que garante que o item passou por auditoria e segue as normas da produção orgânica. 

Conheça iniciativas de CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) Nesse modelo, consumidores se comprometem a apoiar financeiramente produtores locais em troca de uma cesta regular de alimentos da estação. É uma forma de consumo colaborativo e sustentável. 

A Semana dos Alimentos Orgânicos é mais do que uma data comemorativa. É um convite à reflexão sobre como nossas escolhas alimentares impactam nossa saúde, a economia local e o planeta. Adotar o consumo consciente e valorizar os produtores orgânicos é um passo importante rumo a um estilo de vida mais equilibrado e ético. 

Confira algumas opções para comprar alimentos orgânicas aqui no bairro e região: • Feira de Produtos Orgânicos do Parque Ibirapuera 

A Feira de Produtos Orgânicos e da Agricultura Limpa acontece no Modelódromo do Ibirapuera, tem estacionamento no local, e conta com mais de 40 barracas com produtos que vão de frutas, legumes e verduras a alimentos processados. 

Modelódromo do Ibirapuera - Rua Curitiba, 292 – Vila Mariana

Sábados das 7h às 13h 

• Espaço Orgânico 

Hortifruti, laticínios, comidinhas, suco verde e mercearia 

Rua Inhambu, 1080 - Moema 

Quartas e sábados, das 7h30 às 15h 

• Korin Moema 

Loja de produtos naturais, orgânicos, sem glúten, veganos, livre de alergênicos, ricos em proteínas e fibras. 

Alameda dos Jurupis, 1503 

De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 19h30 

Sábados, das 08:30 às 19h 

domingos - fechado 

www.korinmoema.com.br  @lojakorin_moema

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e ...

Quando as taxas de condomínio são abusivas? Entenda seus direitos

  Manter uma boa administração financeira é fundamental para qualquer condomínio. Contudo, muitas vezes os moradores se deparam com taxas que parecem excessivas e questionam se estão sendo cobrados de forma justa. Identificar quando as taxas de condomínio são abusivas pode ser desafiador, mas entender seus direitos e as regras que regem esses valores é essencial para uma convivência harmoniosa e transparente. Confira como explorar os principais pontos que você deve considerar para determinar se as taxas de condomínio estão abusivas e como proceder em caso de abusos. O que são taxas de condomínio? Taxas de condomínio são valores cobrados dos moradores para cobrir as despesas comuns do prédio, como manutenção, limpeza, segurança e administração. Elas são fundamentais para garantir que as áreas comuns estejam em boas condições e que os serviços sejam prestados adequadamente. Normalmente, essas taxas são determinadas com base no orçamento anual do condomínio e divididas entre os ...

5 dicas para criar a paleta de cores da sua casa

  Ter uma paleta de cores bem definida para sua casa antes de sair pintando paredes ou colocando móveis coloridos no décor faz toda a diferença. Não apenas pensando esteticamente, já que as cores influenciam diretamente no nosso bem-estar dentro de casa. Mas escolher os tons e saber como aplica-los pode ser desafiador. Separamos 5 dicas que vão te ajudar a definir a paleta da sua casa e implementação dela em seus ambientes. 1 – Escolha de acordo com o seu gosto Nada mais justo do que você e sua família escolherem as cores que vão compor os ambientes da sua casa. Leve em consideração a iluminação dos cômodos, as cores que te agradam e não cansam as vistas, cores para área externa e interna e deixe as tonalidades mais intensas para ambientes que ficam ocupados por pouco tempo. 2 - Reflita sobre sua escolha a partir da decoração Se sua ideia não é trocar móveis ou adquirir outros itens de decoração, decida pela paleta de cores que melhor converse com os ambientes que você já...