Pular para o conteúdo principal

Parede vazada: Transforme seus ambientes com elegância e funcionalidade

A parede vazada, é uma estrutura que combina funcionalidade e estética, sendo uma excelente opção para quem deseja integrar ambientes de forma elegante e moderna.


O retorno da sua popularidade não se deve apenas à sua capacidade de adicionar elegância aos espaços, mas à forma como ela promove uma integração fluida entre ambientes e também à sua capacidade de proporcionar ventilação e iluminação natural. Além disso, esse conceito pode ser aplicado tanto em residências quanto em comércios.

O que é parede vazada?

A parede vazada é uma técnica de arquitetura que se destaca por sua versatilidade e apelo estético diferenciado. Ela consiste em criar aberturas ou espaços vazios em uma parede, geralmente por meio de elementos vazados — como blocos, tijolos, treliças ou mesmo estruturas metálicas.

No passado, esse tipo de estrutura era bastante utilizado na arquitetura árabe, especialmente para trazer maior ventilação e iluminação para um ambiente interno. Isso porque a luz e o vento passam pelos vãos da parede vazada, proporcionando claridade e conforto térmico.

Com o passar do tempo, esse conceito também passou a ser utilizado em áreas externas — como muros e fachadas. Assim, é possível encontrar paredes vazadas em salas, quartos, cozinhas, corredores, banheiros, escadas, terraços, entre outros.

Os espaços de uma parede vazada podem variar, seja em relação a tamanho ou formato. Essa diferença permite que sejam feitos jogos de luz e sombra, que adicionam profundidade e textura ao ambiente, sem poluir o local visualmente.

Quais os materiais mais utilizados em paredes vazadas?

Sabendo que o custo de uma parede vazada pode variar conforme o material escolhido, é pertinente conferir quais são os principais insumos utilizados nesse tipo de empreitada.

Veja quais são as opções mais recorrentes:

Gesso



O gesso é uma substância obtida a partir de um mineral abundante na natureza — a gipsita. Ele é reduzido a pó e, depois, pode ser rapidamente preparado com água, podendo ser modelado de diversas formas até endurecer.

O seu uso é bastante comum na construção de paredes, estuques, revestimentos, molduras, entre outros. Ele também pode ser utilizado para fazer elementos em uma parede vazada, possuindo um custo relativamente baixo.

Madeira

A madeira foi um dos primeiros elementos da natureza a ser utilizado para a construção de abrigos e casas para a humanidade. Por esse motivo, há infinitas possibilidades quando se trata de trabalhar com esse material — como na construção de portas, janelas, mobília, utensílios, muros e pontes.

Portanto, com a assistência de um marceneiro ou artesão, é possível fazer elementos vazados de diferentes tipos. Contudo, além de ser um material mais caro, a sua manutenção exige cuidados especiais, a exemplo do polimento e aplicação periódica de verniz.

Cobogó

O cobogó é uma invenção brasileira que tem mais de 200 anos. O nome é composto pelas iniciais dos sobrenomes de seus criadores, em 1920: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.

Trata-se de uma peça vazada de tijolo (barro) ou cimento que, unida a outras, pode formar uma verdadeira obra de arte. Pela resistência do material, é possível utilizá-la em ambientes internos e externos. Embora nem sempre seja necessário, o uso de rejunte tende a ser recomendado.

Como usar a parede vazada na decoração?

Ao chegar até aqui, você viu os materiais mais comuns na construção de paredes vazadas e os ambientes em que elas são instaladas. Agora, é o momento de aprender a usar esse conceito na decoração.

Acompanhe essas ideias:

Divisão de espaços integrados

Integrar os ambientes de uma casa ou comércio é uma forma inteligente de ampliar um espaço e torná-lo mais funcional. Caso você queira adicionar um toque especial a essa integração, vale considerar o uso de uma parede vazada.

Ela permite manter a visibilidade dos dois ambientes e favorece a luminosidade e a ventilação entre eles. O seu uso tende a fazer mais sentido quando você quer destacar um dos cômodos, mas o outro não possui janelas ou uma claraboia.

Jogos de luz e sombra

Com seus espaços vazios estrategicamente posicionados, a parede vazada oferece uma experiência visual cativante por meio de jogos de luz e sombra. Sejam formas geométricas padronizadas, desenhos ou elementos criativos, os resultados podem ser surpreendentes.

Ao permitir que a luz ambiente flua e se infiltre de maneira variada, ela dá origem a múltiplos padrões de sombra. Com o passar do dia, eles evoluem e se transformam, criando uma atmosfera dinâmica e envolvente.

Privacidade com estilo

A parede vazada oferece uma solução elegante e funcional para ambientes nos quais a privacidade é uma prioridade, como banheiros, quartos e piscinas. A combinação de elementos vazados com vidro permite que se mantenha a intimidade desejada, sem comprometer o estilo do espaço.

Essa abordagem equilibrada proporciona uma sensação de isolamento, ao mesmo tempo que permite a entrada de luz natural, criando um ambiente mais refinado e recluso. À noite, o uso de lâmpadas quentes, pendentes ou velas pode tornar o local mais aconchegante e convidativo.

As paredes vazadas são uma opção versátil para quem deseja inovar na decoração, proporcionando benefícios práticos e estéticos. Com uma infinidade de designs e materiais, elas podem ser adaptadas a diferentes necessidades e gostos, tornando-se um elemento marcante em qualquer projeto de decoração. Se você busca uma solução que combine beleza, funcionalidade e criatividade, a parede vazada é uma escolha certeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c