Pular para o conteúdo principal

Moema Indígena: Histórias e riqueza cultural do nosso bairro

 


No dia 19 de abril, foi comemorado o Dia dos Povos Indígenas, uma data de grande importância porque celebra a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil.

De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2022, o número de indígenas residentes no Brasil é de 1.693.535 pessoas, o que representava 0,83% da população total do país.

A maior parte dos indígenas do país, à época, vivia na Amazônia Legal, região formada pelos estados do Norte, Mato Grosso e parte do Maranhão.

Mas na região sudeste, eles também estão presentes. Ao menos em memória e no cotidiano dos milhares de habitantes de Moema, um dos bairros mais emblemáticos de São Paulo, guarda em seus nomes de ruas e espaços públicos uma rica herança cultural ligada aos povos indígenas. Cada nome tem significados evoca histórias, tradições e uma conexão profunda com a terra e seus primeiros habitantes.

Confira um pouco do significado e da história a que algumas ruas remetem

Nhambiquaras

Os nambiquaras, também chamados nambikwara, nhambikuara ou nhambiquaras, são um povo indígena brasileiro. Estão localizados no oeste do Mato Grosso e em Rondônia entre as adjacências do estado de Rondônia.

Famosos na história da etnologia brasileira por terem sido contatados “oficialmente” pelo Marechal Rondon e por terem sido estudados pelo renomado antropólogo Claude Lévi-Strauss, os nambiquaras vivem hoje em pequenas aldeias, nas altas cabeceiras dos rios Juruena, Guaporé e (antigamente) do Madeira.

Seus costumes são a caça e a coleta e quase nunca tiveram contato com os não índios até 1965, quando os não índios começaram a invadir suas terras para o garimpo e para a extração ilegal de madeira.

Anapurus

A Rua Anapurus é mais uma homenagem aos povos indígenas, desta vez fazendo referência aos Anapurus, que também têm sua história entrelaçada com as terras brasileiras. Atualmente são considerados extintos, habitavam regiões próximas ao Rio Paranaíba, durante o século XVIII.

Jurupis

Palavra indígena que define uma tribo, denominada também de “botocudos”, que habita áreas nas margens do rio Doce, no estado de Minas Gerais. Jurupi em tupi-guarani significa literalmente: “a boca primitiva” ou “o tronco da língua dos jurus”.

Ibirapuera

Por fim, não podemos deixar de mencionar o Parque Ibirapuera, um dos pontos mais emblemáticos de São Paulo. Seu nome é uma combinação de "ibirá", que significa "árvore" em tupi-guarani, e "puera", que significa "velho". Esta junção cria uma imagem poética que evoca a exuberância da natureza e a ancestralidade das terras onde o parque está situado.

Congonhas

A palavra Congõi (Congonha) é de etimologia Tupi-guarani e quer dizer o que sustenta, o que alimenta.

Jamaris

A origem da palavra "jamari" é indígena, mais especificamente da língua tupi-guarani. Ela é formada pela junção dos termos "yama", que significa "fruto", e "ari", que significa "grande". Portanto, "jamari" pode ser traduzido como "grande fruto".

Maracatins (Maracatim)

Pequena embarcação de silvícolas paraenses. Variação de marachatim.Etimologia (origem da palavra maracatim). Do tupi maraká tín

Explorar os nomes de índios em Moema é mergulhar em uma jornada pela riqueza cultural e histórica do Brasil. Cada rua, praça ou parque carrega consigo uma história única, lembrando-nos da importância de reconhecer e preservar a herança dos povos indígenas que moldaram a identidade do nosso país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e