Pular para o conteúdo principal

05 vantagens de morar em um apartamento antigo


“Cidade que nunca dorme”, “cidade que não para”... estes são algumas formas pelas quais São Paulo é conhecida. A evolução urbana é uma característica marcante, que já faz parte da capital e que se renova de tempos em tempos.

A verticalização urbana também se intensifica e é comum ver o lançamento de empreendimentos que oferecem apartamentos de metragens reduzidas e plantas compactas. 

Tais características são o oposto do estilo arquitetônico dos antigos edifícios residenciais do país. Muitos deles, erguidos a partir dos anos 1950, possuem apartamentos amplos, com grande aproveitamento de luz natural e áreas comuns espaçosas. É por isso que, apesar da idade, esses imóveis ainda são um bom investimento para quem procura apartamentos com boas divisões dos ambientes e amplitude.

Confira 05 vantagens que este tipo de imóvel proporciona

1. Localização

Como foram construídos há algum tempo, é comum encontrar prédios antigos em regiões centrais da cidade. Isso significa morar bem pertinho de serviços e comércios, como hospitais, farmácias, supermercados e agências bancárias, por exemplo. Outra vantagem é o fácil acesso a transporte público.

2. Espaço

Além da arquitetura clássica que proporciona um charme extra, apartamentos de um prédio antigo costumam ser muito mais espaçosos. Afinal, a metragem de edifícios construídos há algum tempo tende a ser maior em relação aos apartamentos mais novos.

Isso permite liberdade no dia a dia e diferentes possibilidades de personalização.

3. Preço

Um prédio antigo costuma ser mais barato do que os prédios novos. Isso pode ser uma vantagem para quem está procurando o melhor custo-benefício para morar bem.

4. Tem ótimos materiais estruturantes

Mais uma vantagem associada às construções antigas refere-se aos materiais usados nos imóveis. É consenso que as casas e apartamentos mais velhos apresentam uma resistência maior, devido às vigas, concretos e madeiras de alta qualidade em suas estruturas.

Sendo assim, você vai ter uma casa que irá durar muito mais tempo, tanto em termos estruturais quanto em relação aos demais móveis presentes na residência.

5. Menos barulho

Mais um ponto ligado ao conceito das construções antigas refere-se aos materiais empregados nas construções. Em muitos casos, eles apresentam alta qualidade e durabilidade, o que reduz problemas com ruídos dentro e fora do apartamento. 

Em uma construção que usa paredes e lajes com uma espessura grande, consequentemente, os moradores do local conseguem usufruir de mais silêncio, privacidade e tranquilidade no dia a dia, uma vez que entra menos barulhos da rua e dos vizinhos em casa. 

É fundamental avaliar todos os aspectos deste tipo de residência antes de definir qual será seu novo lar, como infraestrutura, espaço e custos, por exemplo. Seu estilo de vida e necessidades específicas do imóvel também devem ser levados em consideração.

É muito comum encontrar prédios antigos tanto nas grandes cidades do país, quanto nas regiões mais interioranas. Eles dividem a paisagem dos municípios com os novos empreendimentos e dão um ar diferenciado às regiões.

Se você valoriza uma arquitetura clássica e charmosa, localização privilegiada e custo-benefício, esses modelos de residência podem ser a opção ideal para você.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e ...

Quando as taxas de condomínio são abusivas? Entenda seus direitos

  Manter uma boa administração financeira é fundamental para qualquer condomínio. Contudo, muitas vezes os moradores se deparam com taxas que parecem excessivas e questionam se estão sendo cobrados de forma justa. Identificar quando as taxas de condomínio são abusivas pode ser desafiador, mas entender seus direitos e as regras que regem esses valores é essencial para uma convivência harmoniosa e transparente. Confira como explorar os principais pontos que você deve considerar para determinar se as taxas de condomínio estão abusivas e como proceder em caso de abusos. O que são taxas de condomínio? Taxas de condomínio são valores cobrados dos moradores para cobrir as despesas comuns do prédio, como manutenção, limpeza, segurança e administração. Elas são fundamentais para garantir que as áreas comuns estejam em boas condições e que os serviços sejam prestados adequadamente. Normalmente, essas taxas são determinadas com base no orçamento anual do condomínio e divididas entre os ...

5 dicas para criar a paleta de cores da sua casa

  Ter uma paleta de cores bem definida para sua casa antes de sair pintando paredes ou colocando móveis coloridos no décor faz toda a diferença. Não apenas pensando esteticamente, já que as cores influenciam diretamente no nosso bem-estar dentro de casa. Mas escolher os tons e saber como aplica-los pode ser desafiador. Separamos 5 dicas que vão te ajudar a definir a paleta da sua casa e implementação dela em seus ambientes. 1 – Escolha de acordo com o seu gosto Nada mais justo do que você e sua família escolherem as cores que vão compor os ambientes da sua casa. Leve em consideração a iluminação dos cômodos, as cores que te agradam e não cansam as vistas, cores para área externa e interna e deixe as tonalidades mais intensas para ambientes que ficam ocupados por pouco tempo. 2 - Reflita sobre sua escolha a partir da decoração Se sua ideia não é trocar móveis ou adquirir outros itens de decoração, decida pela paleta de cores que melhor converse com os ambientes que você já...