O processo de compra e venda
de um imóvel pode ser um tanto burocrático e confuso para a maioria das
pessoas. Muitas terminologias diferentes e alguns documentos que exigem máxima
atenção.
Para te ajudar a entender
melhor como esse processo acontece e como uma imobiliária pode te ajudar nessa
jornada, separamos 5 perguntas frequentes sobre a compra e venda de imóveis para
e consultamos nosso time de especialistas para respondê-las. Vamos lá?
O que é o Habite-se?
O Habite-se é uma certidão
emitida pela Prefeitura Municipal de onde está localizado o imóvel, ele
certifica que o imóvel está pronto e em condições de habitabilidade e garante
que a construção seguiu as normas legais do Código de Obras do município.
Ele serve para registrar essa
construção na matrícula do terreno, junto ao Cartório de Registro de Imóveis.
Quais as principais despesas
que terei ao comprar um imóvel?
- Pagamento de Imposto junto à
Prefeitura Municipal (esse percentual varia de acordo com o valor de compra e
venda). O ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis) é um tributo
municipal que incide sobre transações de compra e venda de imóveis envolvendo
pessoas vivas.
- Despesas em Tabelionato para
a confecção da Escritura, que tem um percentual calculado de acordo com a
avaliação da Prefeitura
- Registro de Imóveis que
também é feita de acordo com a avaliação da Prefeitura.
Qual é a diferença entre o
Contrato de Compra e Venda e o Registro Definitivo do Imóvel?
O Contrato de Compra e Venda é
um documento que formaliza tudo o que foi combinado entre o comprador e o
vendedor do imóvel. Nele consta os dados pessoais de ambos, o valor do imóvel,
dados do imóvel e a forma de pagamento.
Já o Registro Definitivo do
Imóvel é feito no Tabelionato, na presença de um tabelião, e nesse Registro é
gerada uma escritura que concederá a posse definitiva do imóvel para o
comprador.
E a diferença entre o Contrato
de Compra e Venda e a Escritura Pública Definitiva?
O Contrato de Compra e Venda é
onde fica acordado de maneira clara tudo o que foi tratado verbalmente entre
comprador e vendedor, ou seja, prazo de entrega, valores de venda e demais
informações da negociação.
A Escritura Pública Definitiva
é onde o vendedor transfere o imóvel para a pessoa que está fazendo a
aquisição, ou seja, o comprador.
Não esqueça que para completar
esse processo, é necessário levar essa Escritura ao Registro de Imóveis.
Por que contar com um corretor
na compra e venda de um imóvel?
O corretor de imóveis é um
profissional que tem formação especializada e que, atuando de forma ética e em
parceria com uma empresa idônea, certamente irá lhe conduzir a um bom negócio
de compra ou venda e facilitar os processos burocráticos envolvidos ao longo do
processo. Ele vai te acompanhar em todas as etapas da negociação, examinando
documentos e cuidando de todas as fases do negócio para que você tenha
segurança para realizar uma boa compra ou uma boa venda do seu imóvel.
Quer se livrar das
preocupações na hora de comprar um imóvel? Entre em contato com a MJ Imóveis, a
nossa assessoria personalizada vai te ajudar a encontrar o lar ideal, de acordo
com as suas prioridades e preferências, além de te orientar em todas as etapas
burocráticas do processo. Fale com a gente: (11) 5051-9563 / (11) 98119-6861.
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