Pular para o conteúdo principal

Decoração: 4 tipos de tinta para parede para você acertar na escolha

 


Para quem busca transformar a decoração da casa com pequenas reformas, pintar as paredes é, sem dúvidas, um caminho fácil e econômico. Afinal, além de contribuir para proteger a superfície, a tinta ainda proporciona estilo aos ambientes, com diversas opções de cores e acabamentos. Mas, entre tantos tipos de tinta para parede, como saber qual é o melhor?

Tinta látex PVA – Ideal para pinturas internas

A tinta látex PVA é a mais usada para a pintura das paredes de ambientes internos, como quartos, salas, corredores, home office. Por ser solúvel em água, ela rende mais, além de proporcionar um acabamento uniforme e de qualidade.

Esse tipo de tinta possibilita uma aplicação fácil, com bom alastramento na superfície, secagem rápida, resistência ao calor e ao mofo, boa retenção de cor e durabilidade. A limpeza das paredes com tinta látex também pode ser feita de forma simples, usando apenas água e sabão neutro.

Porém, não é indicado para as áreas externas do imóvel, pois não tem uma boa resistência às intempéries, como os raios solares e as chuvas. Caso contrário, as superfícies podem perder a cor, ficar desgastadas ou com manchas.

Tinta acrílica – Ideal para ambientes externos e internos

A tinta acrílica também solúvel em água, mas apresenta mais qualidade, pois ela é feita com resinas acrílicas e metil metacrílicas, o que a torna impermeável, resistente à abrasão de agentes químicos e da radiação solar, e ainda favorece sua durabilidade. Com isso, além de servir para os ambientes internos do imóvel, ela também pode ser aplicada nas paredes externas e nas áreas da casa com mais umidade, como a cozinha, o banheiro e o lavabo.

Existem três modelos de tinta acrílica para diferentes acabamentos: acetinado, semibrilho e fosco. Veja as características de cada um deles:

Acetinado

Com brilho intermediário, esse tipo de tinta de parede tem a capacidade de disfarçar imperfeições das superfícies, além de garantir uma boa resistência à umidade e ao mofo.

Semibrilho

Já esse tipo de tinta de parede proporciona mais brilho e reflexos, sendo o mais indicado para superfícies sem imperfeições. É muito utilizado em portas, batentes e janelas;

Fosco

Por último, a tinta fosca, que não tem brilho e ajuda a disfarçar defeitos e irregularidades de paredes e tetos, proporcionando uma aparência uniforme em grandes áreas. A desvantagem é a maior propensão a acumular sujeiras e manchas.

Além desses tipos que citamos, as grandes marcas de tintas do mercado contam com uma versão extra: a tinta acrílica lavável, que nada mais é do que o mesmo produto com uma película protetora que permite uma limpeza mais rápida e prática. Com um pano de microfibra úmido, você remove manchas e sujeiras sem esforço.

Tinta a óleo – Boa para diversos tipos de superfícies

A tinta a óleo é uma mistura de partículas de pigmentos em óleo e possui secagem lenta. Ela é ideal para ser aplicada sobre superfícies de madeira e metal, como portões, janelas, portas, cercas ou ambientes externos da sua casa, já que ela protege esses materiais da ação de agentes externos, como a maresia, a chuva e o sol. Para reforçar ainda mais a resistência e a proteção e favorecer o brilho da tinta, uma dica é passar uma demão de verniz.

Uma dúvida frequente sobre a tinta óleo é se ela é indicada para a pintura de paredes internas de um imóvel. A resposta é sim, mas o rendimento dessa tinta é inferior às alternativas que apresentamos anteriormente e o resultado demora mais a aparecer, já que a sua secagem é mais demorada. Além disso, a diluição da tinta a óleo precisa ser feita com solvente, não com água.

Tinta Epóxi – Indicada para quem quer renovar os ambientes

A tinta epóxi é a escolha perfeita para quando você quer renovar o visual de revestimentos que já estão desgastados, como azulejos, porcelanatos e cerâmicas, vidros, metais e outras superfícies, sem ter gastos ou estresse com reformas. Por causa da sua fácil aplicação, é a tinta mais escolhida para quem faz reparos em casa por conta própria: a maioria delas já vem pronta para uso e as que não vêm, só precisam do acréscimo de 10% de água.

Ela age como uma camada que reveste diferentes tipos de materiais, tanto nos pisos como nas paredes, funcionando como um agente impermeável e resistente à abrasão. Não é à toa que ela é tão usada em áreas molhadas, como banheiro, cozinha e área de serviço.

Esse tipo de tinta é fácil de higienizar, sem necessidade de utilizar produtos específicos.

Lembre-se que além das cores tradicionais das cartelas, todos esses tipos de tintas podem ser submetidos ao processo de manipulação. Você pode personalizar a cor que deseja, de acordo com o seu ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c