Pular para o conteúdo principal

Censo 2022: saiba recomendações do IBGE para condomínios


No dia 1º de agosto começou mais uma edição do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O censo é o conjunto de dados estatísticos que informa diferentes características dos habitantes de uma cidade, um estado ou uma nação. Por isso, é a principal fonte de dados sobre a população que habita cada localidade, é considerando o mais importante instrumento de consulta para criação de estratégias e tomada de decisões sobre investimentos em áreas como Educação, Saúde, Cultura e Infraestrutura.

Os recenseadores são os responsáveis pela coleta dos dados, eles trabalham identificados com boné, colete com logomarca, crachá com foto, nome e matrícula e utilizarão um dispositivo de coleta na cor azul, semelhante a um smartfone. Sua identificação pode ser feita por meio da leitura do QR Code constante no crachá, apontando o aparelho de celular, por telefone (0800-7218181) informando o número da matrícula, RG ou CPF do recenseador ou através do site: www.respondendo.ibge.gov.br, digitando a matrícula, RG ou CPF do recenseador.

Nos condomínios, entidades do segmento imobiliário como o SECOVI (Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis), regulamentaram com o IBGE ações conjuntas para apoiar, divulgar e promover o Censo, com foco principal na conscientização dos moradores dos condomínios residenciais, considerando a importância de facilitar o trabalho para todos.

O IBGE está enviando e-mails para síndicos com as instruções para a captação das informações e condomínios com mais de 250 moradores poderão receber mais de um recenseador.

O ideal é que os condomínios organizem um espaço para a realização do Censo, pois o recenseador não deverá subir ou entrar nas unidades. Um morador, maior de idade, deverá representar a unidade.

A pesquisa contem 23 perguntas e a previsão para a conclusão é de 15 min.

Se o morador não puder responder as perguntas o recenseador dará as opções de realização para uma nova visita ou por atendimento telefônico.

Se o condômino não quiser responder ao Censo deverá informar pessoalmente ou por interfone ao recenseador que não quer participar. O recenseador dará as opções de realização para uma nova visita ou por atendimento telefônico.

Se ainda assim o condômino não quiser responder, o recenseador lhe entregará um código para que o questionário seja respondido pela internet, o IBGE poderá ir ao condomínio até o máximo de quatro vezes.

A Lei Federal 5.534/68, Art. 1º, Parágrafo Único, determina que todos os residentes em solo brasileiro devem responder ao IBGE. As entrevistas e os dados são sigilosos, criptografados nos dispositivos de coleta e os números apenas divulgados em formato estatístico, percentual, com cortes de maneira a não permitir localização de nenhum domicílio ou condomínio.

Qual a função do síndico no processo?

O síndico deve estar disponível para receber o coordenador e se inteirar dos processos, mas ele não precisa autorizar pessoalmente a entrada de recenseadores, nem fiscalizar a atividade dos mesmos.

O que ele deve fazer é orientar os demais colaboradores do condomínio, principalmente aqueles que controlam entrada e saída, a permitirem o contato entre recenseadores e moradores.

Além disso, é importante que ele divulgue informações sobre o Censo 2022 nas áreas comuns e, se for informado, divulgue a data prevista para o recenseador comparecer ao condomínio.

Confira algumas orientações para os condomínios durante o Censo 2022:

- O síndico deve orientar os funcionários sobre a realização da operação censitário;

- Antes de liberar a entrada, o funcionário do condomínio deve checar todas as vezes a identificação do recenseador;

- Dependendo do porte do condomínio, poderá ser indicado mais de um recenseador, acompanhado – ou não – de um supervisor;

- Uma vez dentro do condomínio, o síndico pode reservar um espaço, como o salão de festas, para que o recenseador realize as entrevistas com os moradores, que poderão ser feitas inclusive no período noturno, finais de semana e feriados;

- O agente censitário vai estar identificado com boné, colete e o crachá do IBGE contendo a matrícula e um QR Code. Caso o síndico, porteiro ou responsável pela edificação queira confirmar a identidade do recenseador, poderá acessar o site ibge.gov.br;

- A verificação também pode ser feita através do telefone 0800 7218181.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e