Pular para o conteúdo principal

Sofás e pets: 07 tecidos indicados para quem tem pet em casa

 


Quem é tutor de pet sabe: dificilmente os móveis da casa passam ilesos por eles. Arranhões, rasgos, mordidas… Alguma marca eles deixam.

Uma das principais causas para a destruição dos móveis envolve a parte emocional dos animais. Quando eles estão ansiosos, estressados ou entediados, arranhar ou morder objetos funcionam como formas de aliviar a tensão. Outro causa é o acúmulo de energia, principalmente quando os pets são filhotes.

Para resolver essas questões, é importante que os tutores reservem um tempo todos os dias para brincar com o animalzinho e levá-lo para passear, o que vai ajudar a aliviar a tensão e gastar energia. Caso precise passar longos períodos fora de casa, espalhe brinquedos específicos para os pets pela casa, para que eles possam se distrair.

No caso dos felinos, eles têm a necessidade natural de afiar as unhas, por questões de saúde, por diversão ou para demarcar território. Caso não haja um objeto específico para isso, eles acabam afinando as unhas em qualquer coisa que veem pela frente, principalmente nos móveis estofados.

Felizmente, existem diversas opções de arranhadores para gato no mercado pet. Escolha as opções feitas de sisal, que são mais resistentes e ótimos para afiar as unhas dos gatinhos. Caso queira improvisar, você pode colocar caixas de papelão no chão de casa. Eles adoram!

Mas além, de entender e conhecer a personalidadedo seu bichinho, você também pode buscar outras soluções para preservar os móveis, o sofá é um deles.

As opções tradicionais de tecidos impermeáveis e mais resistentes são o couro e as lonas. Há também o suede e a sarja, que costumam resistir às patinhas e unhas dos cães e gatos.

Porém, já é possível encontrar sofás e tecidos especialmente desenvolvidos para casas com pets. São revestimentos tecnológicos fáceis de limpar, que não retêm odores, contam com proteção antibacteriana e são mais resistentes a rasgos.

Há ainda tecidos de polipropileno ou mistos com esse derivado do plástico, que absorvem muito menos umidade, o que facilita a limpeza, e inibem a proliferação de ácaros. Veja outras opções a seguir:

Couro natural e sintético
Resistente a odores, não absorve muita sujeira e tem fácil limpeza, o que o torna ideal para quem tem cachorro e gatos - desde que os felinos tenham um arranhador. Para os pelos, basta usar aspirador de pó. Para outras sujeiras, um pano úmido com um pouco de sabão neutro deve resolver.

Suede
Com alta resistência, toque macio e aveludado, o tecido suede lembra a camurça e tem se tornando cada vez mais utilizado para estofamento de sofás e poltronas. Para quem tem gatos em casa, esse tipo é excelente, pois não puxa fio, ou seja, ele não desfia. Além disso, ele é fácil de limpar e é resistente à umidade.

Acquablock
Para quem procura um tecido impermeável, a solução é estofar os móveis com o acquablock. Esse tipo de tecido é impermeável, muito resistente e repele a presença de ácaros e fungos, o que aumenta a vida útil do tecido. Além dessas vantagens, ele também é fácil de limpar. 

Linho sintético
O linho sintético é confeccionado com fibras naturais, por isso ele é altamente lavável, antialérgico e mais difícil de desfiar. Ele está disponível em três tipos de textura: fino, intermediário e grosso.

Lona 100% algodão
Outro tecido para quem tem animal de estimação em casa é a lona 100% algodão, bastante resistente e que pode ser usada para estofar sofá, poltronas e afins. Por causa da trama grossa, esse tecido diminui as chances de deixar manchas e odor no móvel

Tecido náutico
Muito utilizado para estofar bancos de barcos e lanchas, os tecidos náuticos passaram também a estofar móveis domésticos, principalmente os da área externa. Ele é resistente ao sol e a água, o que facilita a limpeza, evitando manchas e odores. Além disso, o tecido náutico é resistente e dificilmente vai desfiar com as patinhas dos pets.

Sarja
Com um preço acessível no mercado e bom custo-benefício, ele é fácil de limpar e não retém umidade. Por ter as tramas fechadas, a sarja é mais difícil de ser desfiada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e