Pular para o conteúdo principal

5 vantagens de contar com uma administradora de imóveis

Na hora de disponibilizar o seu imóvel para locação, diversas dúvidas podem surgir. Qual é valor que deve ser cobrado na operação, em que veículos de comunicação pode ser feito o anúncio, dentre tantas outras, como avaliar as pessoas interessadas em alugar o imóvel... Diante dessas dificuldades, contar com uma administradora de imóveis para auxiliar nesse processo é uma atitude muito eficaz e ajuda a otimizar procedimentos da locação.

A imobiliária é a empresa que atua no gerenciamento dos aspectos que envolvem um aluguel de imóvel. É ela a responsável por desempenhar atividades como: vistoria do imóvel, análise de crédito, cobrança e recebimento de aluguéis, assessoria jurídica, repasse de valores ao proprietário, controle de seguros e garantias da residência.

Saiba mais sobre o serviço que a imobiliária presta como administradora de imóveis:

1. Faz a divulgação do imóvel

Divulgar um imóvel para locação pode ser um desafio. Além da dificuldade para expor o anúncio, o acompanhamento e o monitoramento das resposta é desgastante e pode ocupar muito do seu tempo.  Os maiores questionamentos são: em que mídias isso deve ser feito, que fotos podem ser apresentadas etc. Uma divulgação malfeita pode prejudicar o anúncio e dificultar que sejam encontrados interessados.

Por outro lado, contar com uma administradora de imóveis, nesse ponto, renderá uma propaganda muito bem elaborada, com fotos profissionais e chamadas diretas e objetivas que atinjam o público-alvo.

Assim, a experiência de uma imobiliária com conhecimento no ramo de imóveis facilitará que imóveis residenciais ou comerciais colocados para locação encontrem clientes interessados com maior rapidez e eficácia no fechamento do negócio pelo preço adequado.

2. Realiza a vistoria do imóvel

Em uma operação de locação, um documento que deve constar junto ao contrato de aluguel é o chamado termo de vistoria. Esse instrumento é o responsável por relacionar de modo detalhado todas as especificidades do imóvel que será alugado.

Haverá a relação de todos os cômodos, móveis presentes na casa ou apartamento, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, tudo muito bem explicado. Esse termo de vistoria tem a função de confrontar o estado do imóvel na saída do locatário com a sua chegada. Assim, evita-se que o locador tenha prejuízos e garante que o imóvel seja devolvido da mesma maneira como foi entregue.

Esse tipo de vistoria será realizada pela administradora de imóveis. A imobiliária conta com profissionais experientes e com muito conhecimento técnico para realização da vistoria. Dessa forma, realiza a visita e elabora um laudo descritivo com fotos e todos os detalhestermo adequado assegurando que o locador garanta todos os seus direitos.

3. Cuida da gestão do contrato de modo eficaz

Outro documento de fundamental importância em uma operação de locação é o contrato de aluguel. Esse instrumento jurídico será composto de cláusulas que descrevem as diretrizes que devem ser seguidas por proprietário e inquilino diante das situações que possam ocorrer em relação ao imóvel.

Com esse documento, locador e locatário estarão assegurados de que seus direitos e deveres serão respeitados e que não haverá nenhum tipo de abuso por nenhuma das partes.

O contrato, no entanto, deve ser muito bem feito e conter cláusulas corretas para que não exista nenhuma brecha para interpretações dúbias. É nesse ponto que entra a importância do trabalho de uma administradora de imóveis. A imobiliária contratada desenvolverá um documento com toda sua experiência profissional na área e garantirá que não exista nenhum tipo de falha.

4. Oferece serviços de análise de crédito e perfil dos locatários

Os bens imóveis são dos mais valiosos que uma pessoa pode ter, materialmente falando. Por isso é fundamental que o proprietário, ao decidir pela locação, deve selecionar os locatário adequadamente.

Uma assessoria especializada de uma imobiliária para analisar o perfil e comportamento econômico em um estudo  cuidadoso e bem elaborado é um diferencial oportuno e estratégico para evitar problemas e garantir que o locatário não seja inadimplente.

5. É responsável pelo recebimento de aluguel, impostos e taxas de condomínio

Certamente o fator mais determinante de um aluguel de imóvel é o recebimento da renda. O locatário não quer ter prejuízos e nem aborrecimentos quanto ao pagamento do valor do aluguel e de outras taxas como o IPTU da edificação e despesas de condomínio.

Contar com uma administradora de imóveis vai facilitar muito esses procedimentos. Ela intermediará o contato entre locador e locatário, evitando qualquer aborrecimento para o proprietário, como necessidade de cobrança.

O repasse do valor do aluguel, por fim é feito diretamente pela imobiliária ao dono da edificação e as outras taxas são repassadas a quem é de direito. Além do que, no caso de inadimplência do locatário, a imobiliária conta com a assessoria jurídica que será capaz de orientar sobre as medidas legais a serem tomadas.

Contar com uma administradora de imóveis é fundamental no processo de locação. Usando da experiência e capacidade de seus profissionais, ela facilita todo o procedimento de aluguel e oferece uma praticidade muito grande assegurando ao locador e locatários todos os seus direitos.

A MJ Imóveis é especializada no setor imobiliário há mais de 36 anos com venda, locação e administração de imóveis residenciais e comerciais. Entre em contato para agendar um horário com um de nossos corretores especializados em Moema e região: 5051-9563.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e