Na hora de disponibilizar o seu imóvel para locação, diversas dúvidas podem surgir. Qual é valor que deve ser cobrado na operação, em que veículos de comunicação pode ser feito o anúncio, dentre tantas outras, como avaliar as pessoas interessadas em alugar o imóvel... Diante dessas dificuldades, contar com uma administradora de imóveis para auxiliar nesse processo é uma atitude muito eficaz e ajuda a otimizar procedimentos da locação.
A imobiliária é a empresa que atua no gerenciamento dos aspectos que envolvem um aluguel de imóvel. É ela a responsável por desempenhar atividades como: vistoria do imóvel, análise de crédito, cobrança e recebimento de aluguéis, assessoria jurídica, repasse de valores ao proprietário, controle de seguros e garantias da residência.
Saiba mais sobre o serviço que a imobiliária presta como administradora de imóveis:
1. Faz a divulgação do imóvel
Divulgar um imóvel para locação pode ser um desafio. Além da
dificuldade para expor o anúncio, o acompanhamento e o monitoramento das
resposta é desgastante e pode ocupar muito do seu tempo. Os maiores questionamentos são: em que mídias
isso deve ser feito, que fotos podem ser apresentadas etc. Uma divulgação
malfeita pode prejudicar o anúncio e dificultar que sejam encontrados
interessados.
Por outro lado, contar com uma administradora de imóveis, nesse ponto, renderá uma propaganda muito bem elaborada, com fotos profissionais e chamadas diretas e objetivas que atinjam o público-alvo.
Assim, a experiência de uma imobiliária com conhecimento no ramo de imóveis facilitará que imóveis residenciais ou comerciais colocados para locação encontrem clientes interessados com maior rapidez e eficácia no fechamento do negócio pelo preço adequado.
2. Realiza a vistoria do imóvel
Em uma operação de locação, um documento que deve constar
junto ao contrato de aluguel é o chamado termo de vistoria. Esse instrumento é
o responsável por relacionar de modo detalhado todas as especificidades do
imóvel que será alugado.
Haverá a relação de todos os cômodos, móveis presentes na casa ou apartamento, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, tudo muito bem explicado. Esse termo de vistoria tem a função de confrontar o estado do imóvel na saída do locatário com a sua chegada. Assim, evita-se que o locador tenha prejuízos e garante que o imóvel seja devolvido da mesma maneira como foi entregue.
Esse tipo de vistoria será realizada pela administradora de imóveis. A imobiliária conta com profissionais experientes e com muito conhecimento técnico para realização da vistoria. Dessa forma, realiza a visita e elabora um laudo descritivo com fotos e todos os detalhestermo adequado assegurando que o locador garanta todos os seus direitos.
3. Cuida da gestão do contrato de modo eficaz
Outro documento de fundamental importância em uma operação
de locação é o contrato de aluguel. Esse instrumento jurídico será composto de
cláusulas que descrevem as diretrizes que devem ser seguidas por proprietário e
inquilino diante das situações que possam ocorrer em relação ao imóvel.
Com esse documento, locador e locatário estarão assegurados de que seus direitos e deveres serão respeitados e que não haverá nenhum tipo de abuso por nenhuma das partes.
O contrato, no entanto, deve ser muito bem feito e conter cláusulas corretas para que não exista nenhuma brecha para interpretações dúbias. É nesse ponto que entra a importância do trabalho de uma administradora de imóveis. A imobiliária contratada desenvolverá um documento com toda sua experiência profissional na área e garantirá que não exista nenhum tipo de falha.
4. Oferece serviços de análise de crédito e perfil dos locatários
Os bens imóveis são dos mais valiosos que uma pessoa pode
ter, materialmente falando. Por isso é fundamental que o proprietário, ao
decidir pela locação, deve selecionar os locatário adequadamente.
Uma assessoria especializada de uma imobiliária para analisar o perfil e comportamento econômico em um estudo cuidadoso e bem elaborado é um diferencial oportuno e estratégico para evitar problemas e garantir que o locatário não seja inadimplente.
5. É responsável pelo recebimento de aluguel, impostos e taxas de condomínio
Certamente o fator mais determinante de um aluguel de imóvel
é o recebimento da renda. O locatário não quer ter prejuízos e nem
aborrecimentos quanto ao pagamento do valor do aluguel e de outras taxas como o
IPTU da edificação e despesas de condomínio.
Contar com uma administradora de imóveis vai facilitar muito esses procedimentos. Ela intermediará o contato entre locador e locatário, evitando qualquer aborrecimento para o proprietário, como necessidade de cobrança.
O repasse do valor do aluguel, por fim é feito diretamente pela imobiliária ao dono da edificação e as outras taxas são repassadas a quem é de direito. Além do que, no caso de inadimplência do locatário, a imobiliária conta com a assessoria jurídica que será capaz de orientar sobre as medidas legais a serem tomadas.
Contar com uma administradora de imóveis é fundamental no processo de locação. Usando da experiência e capacidade de seus profissionais, ela facilita todo o procedimento de aluguel e oferece uma praticidade muito grande assegurando ao locador e locatários todos os seus direitos.
A MJ Imóveis é especializada no setor imobiliário há mais de 36 anos com venda, locação e administração de imóveis residenciais e comerciais. Entre em contato para agendar um horário com um de nossos corretores especializados em Moema e região: 5051-9563.
Comentários
Postar um comentário