Pular para o conteúdo principal

5 vantagens de contar com uma administradora de imóveis

Na hora de disponibilizar o seu imóvel para locação, diversas dúvidas podem surgir. Qual é valor que deve ser cobrado na operação, em que veículos de comunicação pode ser feito o anúncio, dentre tantas outras, como avaliar as pessoas interessadas em alugar o imóvel... Diante dessas dificuldades, contar com uma administradora de imóveis para auxiliar nesse processo é uma atitude muito eficaz e ajuda a otimizar procedimentos da locação.

A imobiliária é a empresa que atua no gerenciamento dos aspectos que envolvem um aluguel de imóvel. É ela a responsável por desempenhar atividades como: vistoria do imóvel, análise de crédito, cobrança e recebimento de aluguéis, assessoria jurídica, repasse de valores ao proprietário, controle de seguros e garantias da residência.

Saiba mais sobre o serviço que a imobiliária presta como administradora de imóveis:

1. Faz a divulgação do imóvel

Divulgar um imóvel para locação pode ser um desafio. Além da dificuldade para expor o anúncio, o acompanhamento e o monitoramento das resposta é desgastante e pode ocupar muito do seu tempo.  Os maiores questionamentos são: em que mídias isso deve ser feito, que fotos podem ser apresentadas etc. Uma divulgação malfeita pode prejudicar o anúncio e dificultar que sejam encontrados interessados.

Por outro lado, contar com uma administradora de imóveis, nesse ponto, renderá uma propaganda muito bem elaborada, com fotos profissionais e chamadas diretas e objetivas que atinjam o público-alvo.

Assim, a experiência de uma imobiliária com conhecimento no ramo de imóveis facilitará que imóveis residenciais ou comerciais colocados para locação encontrem clientes interessados com maior rapidez e eficácia no fechamento do negócio pelo preço adequado.

2. Realiza a vistoria do imóvel

Em uma operação de locação, um documento que deve constar junto ao contrato de aluguel é o chamado termo de vistoria. Esse instrumento é o responsável por relacionar de modo detalhado todas as especificidades do imóvel que será alugado.

Haverá a relação de todos os cômodos, móveis presentes na casa ou apartamento, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, tudo muito bem explicado. Esse termo de vistoria tem a função de confrontar o estado do imóvel na saída do locatário com a sua chegada. Assim, evita-se que o locador tenha prejuízos e garante que o imóvel seja devolvido da mesma maneira como foi entregue.

Esse tipo de vistoria será realizada pela administradora de imóveis. A imobiliária conta com profissionais experientes e com muito conhecimento técnico para realização da vistoria. Dessa forma, realiza a visita e elabora um laudo descritivo com fotos e todos os detalhestermo adequado assegurando que o locador garanta todos os seus direitos.

3. Cuida da gestão do contrato de modo eficaz

Outro documento de fundamental importância em uma operação de locação é o contrato de aluguel. Esse instrumento jurídico será composto de cláusulas que descrevem as diretrizes que devem ser seguidas por proprietário e inquilino diante das situações que possam ocorrer em relação ao imóvel.

Com esse documento, locador e locatário estarão assegurados de que seus direitos e deveres serão respeitados e que não haverá nenhum tipo de abuso por nenhuma das partes.

O contrato, no entanto, deve ser muito bem feito e conter cláusulas corretas para que não exista nenhuma brecha para interpretações dúbias. É nesse ponto que entra a importância do trabalho de uma administradora de imóveis. A imobiliária contratada desenvolverá um documento com toda sua experiência profissional na área e garantirá que não exista nenhum tipo de falha.

4. Oferece serviços de análise de crédito e perfil dos locatários

Os bens imóveis são dos mais valiosos que uma pessoa pode ter, materialmente falando. Por isso é fundamental que o proprietário, ao decidir pela locação, deve selecionar os locatário adequadamente.

Uma assessoria especializada de uma imobiliária para analisar o perfil e comportamento econômico em um estudo  cuidadoso e bem elaborado é um diferencial oportuno e estratégico para evitar problemas e garantir que o locatário não seja inadimplente.

5. É responsável pelo recebimento de aluguel, impostos e taxas de condomínio

Certamente o fator mais determinante de um aluguel de imóvel é o recebimento da renda. O locatário não quer ter prejuízos e nem aborrecimentos quanto ao pagamento do valor do aluguel e de outras taxas como o IPTU da edificação e despesas de condomínio.

Contar com uma administradora de imóveis vai facilitar muito esses procedimentos. Ela intermediará o contato entre locador e locatário, evitando qualquer aborrecimento para o proprietário, como necessidade de cobrança.

O repasse do valor do aluguel, por fim é feito diretamente pela imobiliária ao dono da edificação e as outras taxas são repassadas a quem é de direito. Além do que, no caso de inadimplência do locatário, a imobiliária conta com a assessoria jurídica que será capaz de orientar sobre as medidas legais a serem tomadas.

Contar com uma administradora de imóveis é fundamental no processo de locação. Usando da experiência e capacidade de seus profissionais, ela facilita todo o procedimento de aluguel e oferece uma praticidade muito grande assegurando ao locador e locatários todos os seus direitos.

A MJ Imóveis é especializada no setor imobiliário há mais de 36 anos com venda, locação e administração de imóveis residenciais e comerciais. Entre em contato para agendar um horário com um de nossos corretores especializados em Moema e região: 5051-9563.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Locador e locatário acertando as contas com o leão

O Imposto de Renda sobre aluguel é um tema que costuma gerar dúvidas e até erros na hora da declaração. É preciso ter muita atenção, pois a informação errada ou faltante pode causar sérios problemas, levando o contribuinte a cair na malha fina. Os aluguéis devem ser obrigatoriamente informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de ajuste anual com base no valor dos aluguéis recebidos, que são refletidos nos informes de rendimentos fornecidos pela imobiliária no contrato de locação. O locador que  recebeu aluguel mensal no limite da isenção do Imposto de Renda também deve declarar. Isso é necessário porque esses valores serão contabilizados na renda total para calcular o valor de uma possível restituição. O pagamento do tributo é de responsabilidade do locador, quando o locatário for pessoa física. É importante que você esteja atento. Já que este ano a regra do Imposto de Renda estabelece que apenas o valor líquido do aluguel será tributado. Despesas como IPTU (Impo

IGP-M fecha o mês de Junho em queda

O IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado), também conhecido como a inflação do aluguel, desacelerou e teve alta de 0,60% em Junho, segundo dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Esta foi a menor alta desde maio de 2020, quando o IGP-M teve variação de 0,28%. Se compararmos a maio de 2021, quando o índice subiu 4,10%, a desaceleração fica mais evidente.   Em 12 meses o índice acumula variação de 35,75%, segundo a FGV a baixa era prevista e aconteceu devido à combinação da valorização do real e o recuo dos preços dos commodities (minério de ferro, milho e soja), que são negociados em dólar. Se o seu contrato sofre reajuste em julho, essa é uma boa notícia, já que a queda do IGP-M terá efeito nos contratos com vencimento neste mês. Como funciona um reajuste de aluguel? De acordo com a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais, quanto para comerciais. Esta atualização do valor acontece como um m

Maior loja da LEGO na América Latina é inaugurada em Moema

  O bairro de Moema foi o escolhido pelo Grupo Mcassab, da LEGO, para dar sequência ao acelerado plano de expansão das lojas LEGO no Brasil. É nele que foi inaugurada recentemente a maior loja da marca da América Latina, que por sua vez também é a primeira unidade de rua autorizada no Brasil. A loja conta mix de itens exclusivos, a famosa modalidade para compra de peças avulsas escolhendo entre dois tamanhos de copos para encher e a opção de montagem de kit personalizado de Minifiguras onde os consumidores poderão escolher as cabeças, cabelos corpos e montar com os acessórios de sua preferência. “Nós estamos muito felizes em inaugurar a 13ª loja LEGO no Brasil, deixando a marca ainda mais perto do consumidor e desta vez com um formato inédito, a primeira loja LEGO de rua no Brasil, e por se tratar da maior da América Latina, o projeto demandou o mais alto nível de planejamento e execução. Cada detalhe foi calculado e implementado para oferecer a excelência e a mesma experiência encon