Pular para o conteúdo principal

Multas e advertências em condomínios: entenda como elas funcionam

 


Quem mora em condomínio sabe, nem sempre é fácil a convivência harmoniosa entre todos. Por isso, é importante estabelecer regras e condutas a seguir. No entanto, algumas vezes, as regras são desrespeitadas e o síndico precisa agir de maneira mais incisiva. Isso pode acontecer de diversas maneiras, mas as principais - e mais corretas-, são: as advertências e as multas.

Neste ponto, a chance de discordâncias sobre as punições virem à tona é alta e, além de consultar a convenção, o condômino precisa de jogo de cintura e conhecimento sob as leis.

Pensando nisso, o texto de hoje vai abordar essas questões que, de uma maneira ou de outra, acabam surgindo na vida de quem mora em condomínios. Confira nossas dicas:

Conheça a convenção do condomínio

A Convenção de Condomínio é o conjunto de leis que regula o funcionamento do condomínio e serve, entre outras competências, para garantir direitos e reforçar os deveres dos condôminos e demais freqüentadores, de modo transparente, justo e organizado.

A multa deve ser obrigatoriamente precedida pela advertência?

Essa é uma dúvida muito recorrente, pois o senso comum poderia dizer que aplicar uma multa de forma direta sem ao menos advertir antes é muito incisivo. A verdade é que muito da conduta do síndico ou da administradora nesses casos dependerá do que está escrito na convenção do condomínio. É ela quem dita os procedimentos a serem adotados em caso de descumprimento das regras.

Ainda assim é importante ressaltar que existem casos nos quais não cabe advertência pelo ocorrido, pois não há como reparar danos materiais com advertências, em caso de depredação ou mudanças fora de hora, por exemplo.

Por isso, nestas situações, é recomendável a aplicação da multa de forma direta.

Qual o valor da multa de condomínio?

O valor da multa pode variar conforme o Regimento Interno e a Convenção Condominial. Entretanto, a legislação brasileira delimita claramente um teto, não podendo ultrapassar cinco vezes o valor da taxa condominial.

Além disso, a lei também delibera acerca da progressividade do valor da multa conforme a situação. É o que acontece nos casos do condômino antissocial, ou seja, aquele que reiteradamente comete desrespeitos ao regulamento interno e à convenção do condomínio.

Nesses casos, apesar de ainda ser necessária a anuência da assembleia de condôminos para multá-lo, a punição pode chegar a até dez vezes o valor da contribuição mensal.

Quem paga a multa: locatário ou locador?

Normalmente, a relação do condomínio acontece, em via de regra, com o locador (proprietário). Isso ocorre, tendo em vista que apenas o locador tem legitimidade perante o condomínio.

Portanto, a obrigatoriedade do pagamento de multas decorrentes da prática comportamental inadequada por parte dos locatários de unidades condominiais recai sobre o titular da unidade condominial, ou seja, o proprietário do imóvel.

Porém, de acordo com um inciso da Lei do inquilinato (inciso X do art. 23) o locatário é obrigado a cumprir integralmente a convenção de condomínio e os regulamentos internos.

Logo, a multa pode até vir no nome do locador, mas quem tem a responsabilidade de fato sob a infração cometida é o locatário, sendo ele quem deverá pagar o valor.

Como funciona a advertência em condomínio?

Para que um condômino seja advertido, ele precisa necessariamente ter cometido uma infração.

Para isso, o síndico deve caracterizar as condutas e infrações cometidas fundamentando-se, preferencialmente, no que está previsto no Regimento Interno (RI) e/ou na Convenção do condomínio.

Mas para que ocorra de fato a aplicação desses dispositivos, o ideal é que a infração seja comprovada, portanto, não basta que ocorra uma denúncia e, sim, que o síndico disponha de fotos, imagens do circuito interno, áudios e relatos por escrito no livro de registro.

Além disso, é recomendado que ocorra um diálogo entre o síndico e o condômino antes da advertência ou multa, porém, isso nem sempre é possível.

Assim, as advertências são recomendadas quando o condômino está cometendo pela primeira vez uma determinada infração.

Desta maneira, as advertências servem mais como um comunicado do que como uma penalidade. Mas é importante ressaltar que a reincidência pode levar à multa.

Por isso, vale a pena o condômino estar a par de todos os assuntos relacionados ao condomínio, para evitar infrações, se proteger e atuar de maneira mais efetiva durante as reuniões e assembleias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e