Pular para o conteúdo principal

Home staging – Conheça técnica para vender ou alugar o seu imóvel mais rápido

 


Ao expor um imóvel para aluguel ou venda, o proprietário deseja que o interessado perceba todo potencial que o local oferece, em todos os sentidos. Iluminação, decoração, acabamento e infraestrutura.

É natural que ele queira transmitir tudo que a casa ou apartamento tem de melhor. Mas nem sempre isso acontece, principalmente quando o imóvel é observado apenas por fotos.

Pensando em aprimorar o espaço e fornecer aos clientes mais que uma visita, uma experiência, que entra o home staging. Ele é responsável por destacar tudo que o imóvel tem de melhor e ressaltar características que poderiam passar despercebidas pelos visitantes.

Além disso, os imóveis que optam por este tipo de mudança têm melhores resultados: mais pessoas interessadas, venda ou locação mais rápida, aumento no valor do bem e mais cliques nas fotos, caso elas estejam anunciadas em algum site.

Por isso, ele é um grande aliado de todos que almejam mais sucesso no fechamento do negócio e se tornou, principalmente na América do Norte e na Europa, um diferencial essencial para o mercado imobiliário.

Na prática, a técnica foca em mudanças estratégicas para facilitar a venda ou a locação do local. Pensando na sensação de bem-estar, o home staging valoriza alguns itens: composição de ambientes, adornos, almofadas nos estofados, quadros e tapetes para locais específicos. Sempre lembrando que os itens devem ser neutros, para agradar todos os perfis de público e suas particularidades.

O foco não é apenas beleza, mas conforto e aconchego. O cliente chega para a visita e é surpreendido por detalhes, que podem ser sutis, mas que foram pensados especialmente para a ocasião de compra, venda ou locação.

É importante frisar que a técnica não é pensada apenas para decoração, pois se utiliza de elementos de acordo com os padrões de percepções universais (que são responsáveis por respostas sensoriais e psicológicas).

Apesar de ser recente, no Brasil ele está cada vez mais difundido e já é possível encontrar diversos profissionais especialistas no assunto.


Confira algumas dicas para não errar no Home Staging do seu imóvel:

Sala

Procure deixar o espaço limpo, não apenas por higiene, mas para conferir mais clareza: sem objetos pessoais, brinquedos e decorativos;

Retire os porta-retratos ou outros quadros íntimos da família até mesmo para preservar a vida pessoal;

Atenção aos detalhes dos tapetes, que não devem ter pelos de animais ou manchas.

Cozinha

Não precisa remover as louças, mas deixe-as sempre guardadas;

Não deixe os ímãs e bilhetes na geladeira: evite poluição visual;

Objetos como pano de prato, enfeites, tapetes, guardanapos e escorredor de louças devem ser guardados;

Deixe o fogão sempre limpo e com display e tampa fechados.

Lavanderia

Se o varal é removível, retire-o do local;

Também tire as roupas de lá;

Guarde produtos de limpeza, vassouras e organizadores (não os deixe visíveis);

Guarde objetos relacionados aos pets;

O cesto de roupas também não precisa estar no ambiente: remova-o.

Banheiro

Retire todos os produtos para higiene ou objetos pessoais de bancadas, armários ou que estejam à vista;

Ao fotografar o ambiente e receber visitas, remova o papel higiênico, toalhas, lixeiros e esponjas para outro cômodo, evitando aspecto de desorganização;

Deixe o box sempre seco e limpo para não dar impressão de umidade.

Quartos

Deixe as camas arrumadas, de preferência com acolchoados limpos e de cores neutras;

Guarde objetos pessoais, como porta-retratos ou cabideiros;

Organize o quarto pensando no reflexo dos espelhos: tudo deve estar arrumado;

Não exponha roupas de cama que fazem referência a personagens, times de futebol.


Aproveite as dicas para aprimorar o seu imóvel, valorizar as negociações e vendê-lo ou alugá-lo mais rápido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e