Ao
expor um imóvel para aluguel ou venda, o proprietário deseja que o interessado
perceba todo potencial que o local oferece, em todos os sentidos. Iluminação,
decoração, acabamento e infraestrutura.
É
natural que ele queira transmitir tudo que a casa ou apartamento tem de melhor.
Mas nem sempre isso acontece, principalmente quando o imóvel é observado apenas
por fotos.
Pensando
em aprimorar o espaço e fornecer aos clientes mais que uma visita, uma
experiência, que entra o home staging. Ele é responsável por destacar tudo que
o imóvel tem de melhor e ressaltar características que poderiam passar
despercebidas pelos visitantes.
Além
disso, os imóveis que optam por este tipo de mudança têm melhores resultados:
mais pessoas interessadas, venda ou locação mais rápida, aumento no valor do
bem e mais cliques nas fotos, caso elas estejam anunciadas em algum site.
Por
isso, ele é um grande aliado de todos que almejam mais sucesso no fechamento do
negócio e se tornou, principalmente na América do Norte e na Europa, um
diferencial essencial para o mercado imobiliário.
Na
prática, a técnica foca em mudanças estratégicas para facilitar a venda ou a
locação do local. Pensando na sensação de bem-estar, o home staging valoriza
alguns itens: composição de ambientes, adornos, almofadas nos estofados,
quadros e tapetes para locais específicos. Sempre lembrando que os itens devem
ser neutros, para agradar todos os perfis de público e suas particularidades.
O
foco não é apenas beleza, mas conforto e aconchego. O cliente chega para a
visita e é surpreendido por detalhes, que podem ser sutis, mas que foram
pensados especialmente para a ocasião de compra, venda ou locação.
É
importante frisar que a técnica não é pensada apenas para decoração, pois se
utiliza de elementos de acordo com os padrões de percepções universais (que são
responsáveis por respostas sensoriais e psicológicas).
Apesar
de ser recente, no Brasil ele está cada vez mais difundido e já é possível
encontrar diversos profissionais especialistas no assunto.
Sala
Procure
deixar o espaço limpo, não apenas por higiene, mas para conferir mais clareza:
sem objetos pessoais, brinquedos e decorativos;
Retire
os porta-retratos ou outros quadros íntimos da família até mesmo para preservar
a vida pessoal;
Atenção
aos detalhes dos tapetes, que não devem ter pelos de animais ou manchas.
Cozinha
Não
precisa remover as louças, mas deixe-as sempre guardadas;
Não
deixe os ímãs e bilhetes na geladeira: evite poluição visual;
Objetos
como pano de prato, enfeites, tapetes, guardanapos e escorredor de louças devem
ser guardados;
Deixe
o fogão sempre limpo e com display e tampa fechados.
Lavanderia
Se
o varal é removível, retire-o do local;
Também
tire as roupas de lá;
Guarde
produtos de limpeza, vassouras e organizadores (não os deixe visíveis);
Guarde
objetos relacionados aos pets;
O
cesto de roupas também não precisa estar no ambiente: remova-o.
Banheiro
Retire
todos os produtos para higiene ou objetos pessoais de bancadas, armários ou que
estejam à vista;
Ao
fotografar o ambiente e receber visitas, remova o papel higiênico, toalhas, lixeiros
e esponjas para outro cômodo, evitando aspecto de desorganização;
Deixe
o box sempre seco e limpo para não dar impressão de umidade.
Quartos
Deixe
as camas arrumadas, de preferência com acolchoados limpos e de cores neutras;
Guarde
objetos pessoais, como porta-retratos ou cabideiros;
Organize
o quarto pensando no reflexo dos espelhos: tudo deve estar arrumado;
Não
exponha roupas de cama que fazem referência a personagens, times de futebol.
Aproveite as dicas para aprimorar o seu imóvel, valorizar as negociações e vendê-lo ou alugá-lo mais rápido.
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