Conforto e funcionalidade, essas são duas palavras que definem bem as tendências que estão em alta na decoração de interior em 2022.
Diante do cenário mundial de pandemia, o conceito de lar foi readaptado e muita gente optou por mudanças dentro de casa.
As tendências para este ano são pautadas em ambientes práticos e na sensação de aconchego, bem-estar.
Além disso, os elementos de conforto se unem a outros que primam a elegância e o próprio design como forma de valorizar os cômodos e oferecer mais comodidade visual aos moradores.
Confira dicas que vão te ajudar a deixar a sua casa mais confortável e bonita.
Minimalismo
A corrente que prioriza o essencial não é nenhuma novidade. Inclusive, ela ganhou tanta relevância que permanece inspirando pessoas no momento de planejar as suas casas. A novidade é que, por causa da recente necessidade de distanciamento social, o minimalismo vem ganhando uma nova cara.
A base continua a mesma, que é evitar excessos e manter apenas aquilo que importa e tem utilidade.
A diferença fica por conta dos detalhes: uma parede de cor quente para trazer aconchego, um tecido macio para cobrir as áreas de assento, um conjunto de almofadas coloridas para alegrar o ambiente, uma coleção de plantas para quebrar a monotonia.
Formas orgânicas
Elas são consideradas imperfeitas porque não apresentam um padrão, mas essa é uma característica que contribui para a sensação de exclusividade. Para acertar nas escolhas, pense nos elementos encontrados na natureza: nuvens, montanhas, riachos, rochas e raízes são bons exemplos de recursos com contorno irregular.
As formas orgânicas podem surgir nos desenhos de um papel de parede, no acabamento das luminárias e até em detalhes da mobília, é uma das tendências de decoração 2022 mais fáceis de aplicar.
Dourado
Sinônimo de elegância, refinamento e luxo aos espaços decorados esta cor pode ser usada nos mais diferentes cômodos da casa.
Mas atenção para a dica: se você quiser evitar o exagero, opte por deixar o dourado em detalhes decorativos: nos metais como torneiras, puxadores de armários, em vasos, luminárias, molduras de quadros e espelhos, vasos e cachepôs, louças e bandejas, revestimentos, esculturas, fruteiras, porta-trecos e até componentes da mobília, como puxadores e áreas espelhadas entre outros.
Ele harmoniza muito bem com o estilo clássico e romântico, mas, se usado na dose certa, pode funcionar em qualquer outro tema de sua preferência.
Você também consegue usar o dourado na composição por meio dos tecidos. Por exemplo, um tapete que tenha fios com a coloração do metal ou cortinas que tragam detalhes em lurex.
Espaços Versáteis
Outro reflexo da permanência prolongada nos locais de moradia é a busca por soluções que otimizem o espaço dos cômodos. Tanto a pandemia quanto o crescimento das jornadas flexíveis exigiram adaptações para que as pessoas pudessem trabalhar ou estudar em casa.
Nesse sentido, é esperado que os projetos surjam cada vez mais adequados a essa necessidade de realizar inúmeras tarefas em um único lugar. Isso fica claro em ideias como a do cloffice, que consiste em embutir pequenos escritórios dentro de armários.
Móveis Multifuncionais
Eles são essenciais para construir espaços versáteis e merecem destaque entre as tendências deste ano.
Como o nome indica, são peças que cumprem duas ou mais funções para economizar espaço, reduzir custos e facilitar o dia a dia dos moradores.
Exemplos bastante populares incluem o sofá-cama e a mesa extensível, mas você não precisa se limitar aos modelos prontos de fábrica. Ao encomendar um móvel planejado, por exemplo, é possível acrescentar novas funções e aproveitar cada centímetro disponível.
Comentários
Postar um comentário