Pular para o conteúdo principal

Vaga de garagem em condomínios – Tudo que você precisa saber

 


Na convivência em condomínio, muitos assuntos geram polêmicas e desacordos. As regras sobre o uso da garagem não são exceções. Isso porque esse é um espaço que ainda representa muitas dúvidas quanto aos direitos e deveres dos condôminos. Questões como “a quem pertence a vaga de garagem?” ou “posso alugar a minha vaga de garagem?” surgem com frequência. Por isso, é fundamental conhecer todas as regulamentações desse espaço.

Pra começar, é importante que você conheça a convenção condominial do seu prédio. As regras devem estar claras e acessíveis para todos os moradores.

Em relação à garagem, é comum que este documento aborde:

- Normas de segurança;
- Carros de visitantes;
- Possibilidade ou não de locação e venda de vagas;
- Punição por estacionamento em local indevido;
- Datas e horários para realização de mudanças;
- Multas e advertências por uso indevido.

Apesar do regimento interno, o nosso código civil também possui algumas regulamentações importantes que precisam ser conhecidas. Ele divide as vagas de garagem em três tipos:

Vagas autônomas: possuem matrícula própria em um Cartório de Registro de Imóveis. Isso significa que ela é privativa e propriedade individual do morador, representando uma fração do condomínio.

Vaga vinculada: essa não possui matrícula própria, mas ainda é considerada propriedade individual e privativa do condômino. Contudo, essa vaga de garagem de prédio não é vinculada à matrícula da unidade.

Vaga comum: essa é a vaga que faz parte da área comum e não é propriedade privada de nenhum morador. Seu uso vai ser determinado pelos regimentos internos do condomínio e todo morador tem direito de uso.

Em relação às vagas de estacionamento prioritárias, não existe artigo do Código Civil que as tornem obrigatórias em condomínios. No entanto, é aconselhável que o condomínio ofereça vagas para portadores de deficiências ou com mobilidade reduzida, além das especiais para idosos.

Por isso, antes de comprar ou alugar um apartamento é importante saber o tipo de vaga que será disponibilizada para você.

Se a convenção condominial permitir, os moradores podem sublocar as vagas para pessoas do mesmo prédio ou pessoas de fora, esta é uma prática legal, segundo a lei. O mesmo acontece com a venda das mesmas, tudo vai depender das regras internas.

Para quem não tem carro ou moto, o aluguel da garagem como renda extra pode ser uma boa opção. O valor cobrado é calculado de acordo com a região onde o prédio está localizado e, também, com base no valor mensal dos estacionamentos ao redor.

Como todas as questões que fazem parte do dia a dia da vida em condomínios, com as vagas de garagem não é diferente. O bom senso e a tolerância devem vir em primeiro lugar, é fundamental que você saiba todas as regras, para saber o momento certo de reivindicar os seus direito e como deve praticar os seus deveres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e