Pular para o conteúdo principal

Adesão à portaria virtual cresce em condomínios – Saiba vantagens e desvantagens

 


A implementação tecnológica no mercado imobiliário e suas adjacentes é cada vez mais comum. O setor se moderniza mais a cada dia e já vive uma grande revolução digital com mecanismos e processos que, anos atrás, seriam difíceis de imaginar.

Assim como seria pouco provável pensar que no século XXI os porteiros seriam substituídos por atendimentos remotos. É o que propõe a portaria virtual, a automação deste profissional com medidas mais seguras e rápidas.

Apesar de não ser novidade, este modelo de portaria tem cada vez mais condomínios adeptos e a perspectiva de crescimento é grande, já que ele proporciona uma economia bastante significativa.

A pandemia do coronavírus também colaborou para que a portaria virtual crescesse, já que as pessoas começaram a ficar mais em casa, o home office e o modelo de trabalho híbrido cresceram, e mais moradores estão disponíveis para recebe os deliveries durante o dia.

Apesar disso, muitos condôminos são contra, alegando que

Como funciona?

Uma empresa terceirizada assume o lugar do porteiro e ficar responsável pelas rotinas de identificação, entrada e saída de mercadorias e pessoas.

A portaria virtual está diretamente conectada a uma central, na qual funcionários ficam disponíveis 24h monitorando e controlando os acessos.

Os moradores utilizam um sistema de identificação, que reconhece o condômino e libera a entrada por meio de chaveiros de aproximação (tags) ou leitor biométrico.

Para os visitantes e fornecedores de serviços, a liberação de entrada é feita por meio da comunicação com um agente diretamente da central de monitoramento. Este identifica o visitante e interfona para o morador verificando se a entrada é autorizada.

A eficácia deste tipo de portaria é frequentemente contestada em reuniões e assembleias de condomínio.

Veja alguns fatores importantes, que devem ser considerados:

Vantagens

- Redução no custo de mão de obra, já que segundo especialistas é possível diminuir o custo de condomínio em 50% utilizando este serviço;

- Terceirizar a segurança diminui o risco de o condomínio ter processos trabalhistas;

- A ausência de um porteiro físico no local evita as chances de o profissional ser rendido por criminosos;

- Para a portaria virtual será preciso a instalação de câmeras nas áreas comuns, portanto, o prédio terá mais aparatos à disposição para segurança;

- Economia de tempo e dinheiro com o treinamento de funcionários como porteiros e empresa de segurança;

- A portaria virtual funciona 24 horas;

- Pode evitar conflitos de relacionamento e desvio de função, pois o porteiro não estará fisicamente no condomínio.

Desvantagens

- Dificuldade de adaptação dos condôminos com a portaria virtual, principalmente os mais velhos;

- Dificuldades com entregas de encomendas e correspondências, pois o morador deverá estar presente no local para recebê-las, para evitar extravio ou devolução;

Cada condomínio encontra a melhor forma de se adaptar, alguns optam pelo serviço apenas por algumas horas do dia, para garantir que um funcionário estará disponível para receber as entregas. Outros, já começam a trabalhar com o sistema de lockers, bastante popular nos Estados Unidos e na Europa. O entregador, por meio de um QR Code consegue abrir o armário e guardar a mercadoria, que é retirada através de uma senha digital, ou biometria, pelo morador.

Assim como outras questões, a implementação da portaria virtual deve ser analisada e discutida entre os condôminos, para que a maioria esteja satisfeita. Além das economias, a rotina do condomínio precisa continuar funcionando para que todos consigam viver em harmonia e sem contratempos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Locador e locatário acertando as contas com o leão

O Imposto de Renda sobre aluguel é um tema que costuma gerar dúvidas e até erros na hora da declaração. É preciso ter muita atenção, pois a informação errada ou faltante pode causar sérios problemas, levando o contribuinte a cair na malha fina. Os aluguéis devem ser obrigatoriamente informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de ajuste anual com base no valor dos aluguéis recebidos, que são refletidos nos informes de rendimentos fornecidos pela imobiliária no contrato de locação. O locador que  recebeu aluguel mensal no limite da isenção do Imposto de Renda também deve declarar. Isso é necessário porque esses valores serão contabilizados na renda total para calcular o valor de uma possível restituição. O pagamento do tributo é de responsabilidade do locador, quando o locatário for pessoa física. É importante que você esteja atento. Já que este ano a regra do Imposto de Renda estabelece que apenas o valor líquido do aluguel será tributado. Despesas como IPTU (Impo

MJ Imóveis 34 anos: legado, credibilidade e inovação no mercado imobiliário

Tempo de leitura: 3,5 minutos Transformar sonhos em realidade, desde 1986 este é o principal objetivo da MJ Imóveis, colaborar para que os clientes encontrem o lar que procuram.  Atuando há 34 anos em Moema a imobiliária, um negócio familiar, já realizou o sonho de milhares de pessoas. Por meio de muito trabalho, conhecimento e constante evolução, a empresa consolidou sua marca no bairro e atualmente é reconhecida pela habilidade em conciliar um atendimento personalizado ao know-how estratégico do mercado imobiliário, seja na compra e venda, locação ou administração de imóveis. Ao longo desses anos, além de se consolidar no setor, a imobiliária conseguiu criar uma relação de solidez e confiança com seus clientes – muitos deles parceiros desde o início do negócio.  Para a sócia-fundadora Maria José Malandrino o principal diferencial da MJ Imóveis é o relacionamento com o cliente. “Sempre prezamos pelas necessidades que nos trazem e auxiliamos no que for necessário. Queremos que a experi

12 opções gastronômicas em Moema para todos os paladares

Moema é uma região bem conhecida por abrigar ótimos estabelecimentos que oferecem uma grande variedade gastronômica aos seus moradores e aos visitantes, não há espaço para mesmice.  Selecionamos 12 lugares do bairro com sugestões diversas: da cerveja à sobremesa. Veja algumas opções e pense em como seria bom poder frequentar esses ambientes sem ter que fazer grandes deslocamentos: Fuego Celeste Parrillada: Casa de carnes com cortes uruguaios individuais, clima familiar e recentemente inaugurada no bairro, Av. Jacutinga, 365; Sí Señor: Restaurante de culinária texana e mexicana com opções veganas e menos calóricas, na Al. Jauaperi, 626; Baccio di Latte: A rede que recentemente chegou como opção de varejo em diversas cidades do Brasil, mantém suas lojas físicas intactas. Sorvetes de frutas, cremosos ou veganos, uma das sorveterias mais conhecidas no país. Aqui está localizada na Av. Rouxinol, 576; Willi Willie Bar e Arqueria: Um bar épico, que ainda atrai turistas e paulistanos, tem es