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Adesão à portaria virtual cresce em condomínios – Saiba vantagens e desvantagens

 


A implementação tecnológica no mercado imobiliário e suas adjacentes é cada vez mais comum. O setor se moderniza mais a cada dia e já vive uma grande revolução digital com mecanismos e processos que, anos atrás, seriam difíceis de imaginar.

Assim como seria pouco provável pensar que no século XXI os porteiros seriam substituídos por atendimentos remotos. É o que propõe a portaria virtual, a automação deste profissional com medidas mais seguras e rápidas.

Apesar de não ser novidade, este modelo de portaria tem cada vez mais condomínios adeptos e a perspectiva de crescimento é grande, já que ele proporciona uma economia bastante significativa.

A pandemia do coronavírus também colaborou para que a portaria virtual crescesse, já que as pessoas começaram a ficar mais em casa, o home office e o modelo de trabalho híbrido cresceram, e mais moradores estão disponíveis para recebe os deliveries durante o dia.

Apesar disso, muitos condôminos são contra, alegando que

Como funciona?

Uma empresa terceirizada assume o lugar do porteiro e ficar responsável pelas rotinas de identificação, entrada e saída de mercadorias e pessoas.

A portaria virtual está diretamente conectada a uma central, na qual funcionários ficam disponíveis 24h monitorando e controlando os acessos.

Os moradores utilizam um sistema de identificação, que reconhece o condômino e libera a entrada por meio de chaveiros de aproximação (tags) ou leitor biométrico.

Para os visitantes e fornecedores de serviços, a liberação de entrada é feita por meio da comunicação com um agente diretamente da central de monitoramento. Este identifica o visitante e interfona para o morador verificando se a entrada é autorizada.

A eficácia deste tipo de portaria é frequentemente contestada em reuniões e assembleias de condomínio.

Veja alguns fatores importantes, que devem ser considerados:

Vantagens

- Redução no custo de mão de obra, já que segundo especialistas é possível diminuir o custo de condomínio em 50% utilizando este serviço;

- Terceirizar a segurança diminui o risco de o condomínio ter processos trabalhistas;

- A ausência de um porteiro físico no local evita as chances de o profissional ser rendido por criminosos;

- Para a portaria virtual será preciso a instalação de câmeras nas áreas comuns, portanto, o prédio terá mais aparatos à disposição para segurança;

- Economia de tempo e dinheiro com o treinamento de funcionários como porteiros e empresa de segurança;

- A portaria virtual funciona 24 horas;

- Pode evitar conflitos de relacionamento e desvio de função, pois o porteiro não estará fisicamente no condomínio.

Desvantagens

- Dificuldade de adaptação dos condôminos com a portaria virtual, principalmente os mais velhos;

- Dificuldades com entregas de encomendas e correspondências, pois o morador deverá estar presente no local para recebê-las, para evitar extravio ou devolução;

Cada condomínio encontra a melhor forma de se adaptar, alguns optam pelo serviço apenas por algumas horas do dia, para garantir que um funcionário estará disponível para receber as entregas. Outros, já começam a trabalhar com o sistema de lockers, bastante popular nos Estados Unidos e na Europa. O entregador, por meio de um QR Code consegue abrir o armário e guardar a mercadoria, que é retirada através de uma senha digital, ou biometria, pelo morador.

Assim como outras questões, a implementação da portaria virtual deve ser analisada e discutida entre os condôminos, para que a maioria esteja satisfeita. Além das economias, a rotina do condomínio precisa continuar funcionando para que todos consigam viver em harmonia e sem contratempos.

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