Pular para o conteúdo principal

Comprar para reformar: saiba quando vale a pena

 


Na hora de comprar um imóvel, muitas pessoas analisam a possibilidade de adquirir uma casa ou apartamento por um valor abaixo do mercado, pensando na possibilidade de reformar o local. Pode ser uma boa oportunidade, mas é preciso estar atento para entender como este tipo de situação pode ser aproveitada da melhor forma possível.

É importante que você tenha em mente o seu objetivo com o imóvel. Se a ideia é realizar uma reforma superficial para vendê-lo, o gasto é menor.

Agora, se a intenção é morar nele, a obra provavelmente terá um custo mais alto, mas certamente oferecerá conforto e personalização para você e sua família.

Quais as vantagens de comprar um imóvel para reformar?

Para garantir que a compra deste tipo de bem valha a pena, é preciso se aprofundar um pouco mais no assunto e aprender a identificar as boas oportunidades. Nesse momento, ter o auxílio de um corretor de imóveis é fundamental, ele vai te orientar adequadamente sobre as condições do local e também pode facilitar toda a negociação com o vendedor.

As principais vantagens de comprar para reformar são:

Menor valor de aquisição

Um imóvel que necessita de reformas costuma ter o preço mais atrativo do que os demais. Além disso, existe a possibilidade de negociar melhores condições com o proprietário, considerando a idade do imóvel e as suas condições. Nesse momento, ter a avaliação de profissionais é fundamental para identificar se não há problemas estruturais no imóvel ou a necessidade de uma reforma muito onerosa.

Reaproveitamento da estrutura

As casas e apartamentos mais antigos costumam ter uma estrutura mais resistente e boas matérias-primas. Sendo assim, analise o quanto da estrutura pode ser reaproveitada para economizar algum dinheiro. Quanto mais puder ser mantido, melhor.

Personalização

Ao comprar um imóvel para reformar, você abre diversas possibilidades para personalizar os ambientes de acordo com o seu gosto e as suas necessidades. Com a ajuda de arquitetos e engenheiros, você pode remanejar os cômodos, aproveitar os itens atuais e até mesclar o seu estilo com os acabamentos antigos.

Planta diferenciada e espaçosa

Se compararmos com os imóveis construídos recentemente, os imóveis antigos geralmente são mais amplos e com cômodos igualmente espaçosos. Para quem está à procura de um imóvel novo e grande, talvez comprar e reformar seja uma boa alternativa.

Valorização ao longo do tempo

Toda boa reforma tem o potencial de valorizar um imóvel. Com uma estrutura sólida, ambientes bem planejados e decoração alinhada com as tendências, o imóvel reformado tem tudo para ter um valor mais alto na hora da venda.

Saiba o que é importante avaliar

Localização

Se o imóvel estiver localizado em uma boa região, as chances de procura pelo bem são muito altas, pensando em uma venda futura ou valorização do bem. Portanto, pesquise por esse tipo de imóvel mais antigo, em uma região que seja favorável, estando já bem desenvolvida ou em crescimento.

Tempo disponível para esperar

Ao visitar os imóveis e considerar as reformas necessárias, lembre-se de que um fator importante é comparar o tempo necessário para as obras e a sua disponibilidade para esperar. Se estiver com pressa para mudar, talvez valha a pena procurar um local que não precise de reforma ou que não exigirá grandes mudanças.

Estado do imóvel

Depois de olhar para o bairro, é hora de avaliar as condições do interior e exterior do imóvel. Os principais pontos de atenção estão na estrutura geral e as instalações elétricas e hidráulicas. No caso de uma reforma dessas instalações, o custo é bem superior e demanda uma obra mais pesada.
Se for o caso de pinturas ou a troca de revestimentos, o investimento tem um melhor custo-benefício.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e