Pular para o conteúdo principal

Mais uma queda! IGP-M desacelera em Agosto

 


Após a alta do mês de julho, o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado), utilizado como referência para o reajuste dos contratos de aluguel de imóveis, teve queda em agosto, assim como aconteceu em junho.

Ele desacelerou a 0,66%, contra a variação de 0,78% no mês anterior. Apesar disso, o índice acumula alta de 31,12% em 12 meses e de 16,75% desde o início de 2021.

Em agosto de 2020 o índice havia subido 2,74% e acumulava alta de 13,02% em 12 meses. Os dados foram divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas), que é a responsável pelo IGP-M.

Segundo a Fundação, os aumentos nos preços de produtos agrícolas, como o milho  -que passou de queda de 4,58% em julho para alta de 10,97% em agosto - e o café- passou de 0,04% para 20,98% - e na conta de luz (alta de 3,26%) impediram uma desaceleração maior do IGP-M.

Reajuste pelo IPCA

O alto crescimento do IGP-M, ao longo dos anos, já gerou muitos questionamentos. Uma das sugestões seria trocá-lo pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O reajuste de acordo com o IPCA é defendido por um grupo de entidades que representam lojistas de diversos segmentos que entraram com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a alteração.

Uma proposta de mudança também foi apresentada na Câmara pelo deputado Vinicius Carvalho,  que sugeriu a fixar o índice oficial de inflação (IPCA) como teto para a correção. Porém, especula-se que a sugestão vai contra os interesses de shoppings e instituições financeiras que administram fundos imobiliários.

O governo também é contra a proposta de mudança por avaliar que ela estabelece uma "interferência indevida do Estado". A avaliação é de que o uso do IPCA para os reajustes causaria grandes transtornos. Tendo em vista que grande parte dos contratos não seriam renovados e o preço médio da locação tenderia a subir. Outra preocupação é o suposto prejuízo para investidores estrangeiros que aplicam em fundos imobiliários - os quais o rendimento pode ser atrelado a uma expectativa de reajustes nos valores de aluguéis.

O que é o IPCA?

O IPCA é um índice que mede a variação de preços de mercado para o consumidor final. Estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mensalmente, ele representa o índice oficial da inflação no Brasil.

Já o cálculo do IGP-M leva em conta a variação de preços de bens e serviços, bem como de matérias-primas utilizadas na produção agrícola, industrial e na construção civil. Por isso, a variação é diferente da apresentada pela inflação oficial, que calcula os preços com base em uma cesta de bens determinada para famílias com renda de até 40 salários mínimos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e