Pular para o conteúdo principal

Mais uma queda! IGP-M desacelera em Agosto

 


Após a alta do mês de julho, o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado), utilizado como referência para o reajuste dos contratos de aluguel de imóveis, teve queda em agosto, assim como aconteceu em junho.

Ele desacelerou a 0,66%, contra a variação de 0,78% no mês anterior. Apesar disso, o índice acumula alta de 31,12% em 12 meses e de 16,75% desde o início de 2021.

Em agosto de 2020 o índice havia subido 2,74% e acumulava alta de 13,02% em 12 meses. Os dados foram divulgados pela FGV (Fundação Getulio Vargas), que é a responsável pelo IGP-M.

Segundo a Fundação, os aumentos nos preços de produtos agrícolas, como o milho  -que passou de queda de 4,58% em julho para alta de 10,97% em agosto - e o café- passou de 0,04% para 20,98% - e na conta de luz (alta de 3,26%) impediram uma desaceleração maior do IGP-M.

Reajuste pelo IPCA

O alto crescimento do IGP-M, ao longo dos anos, já gerou muitos questionamentos. Uma das sugestões seria trocá-lo pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O reajuste de acordo com o IPCA é defendido por um grupo de entidades que representam lojistas de diversos segmentos que entraram com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a alteração.

Uma proposta de mudança também foi apresentada na Câmara pelo deputado Vinicius Carvalho,  que sugeriu a fixar o índice oficial de inflação (IPCA) como teto para a correção. Porém, especula-se que a sugestão vai contra os interesses de shoppings e instituições financeiras que administram fundos imobiliários.

O governo também é contra a proposta de mudança por avaliar que ela estabelece uma "interferência indevida do Estado". A avaliação é de que o uso do IPCA para os reajustes causaria grandes transtornos. Tendo em vista que grande parte dos contratos não seriam renovados e o preço médio da locação tenderia a subir. Outra preocupação é o suposto prejuízo para investidores estrangeiros que aplicam em fundos imobiliários - os quais o rendimento pode ser atrelado a uma expectativa de reajustes nos valores de aluguéis.

O que é o IPCA?

O IPCA é um índice que mede a variação de preços de mercado para o consumidor final. Estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mensalmente, ele representa o índice oficial da inflação no Brasil.

Já o cálculo do IGP-M leva em conta a variação de preços de bens e serviços, bem como de matérias-primas utilizadas na produção agrícola, industrial e na construção civil. Por isso, a variação é diferente da apresentada pela inflação oficial, que calcula os preços com base em uma cesta de bens determinada para famílias com renda de até 40 salários mínimos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e ...

Quando as taxas de condomínio são abusivas? Entenda seus direitos

  Manter uma boa administração financeira é fundamental para qualquer condomínio. Contudo, muitas vezes os moradores se deparam com taxas que parecem excessivas e questionam se estão sendo cobrados de forma justa. Identificar quando as taxas de condomínio são abusivas pode ser desafiador, mas entender seus direitos e as regras que regem esses valores é essencial para uma convivência harmoniosa e transparente. Confira como explorar os principais pontos que você deve considerar para determinar se as taxas de condomínio estão abusivas e como proceder em caso de abusos. O que são taxas de condomínio? Taxas de condomínio são valores cobrados dos moradores para cobrir as despesas comuns do prédio, como manutenção, limpeza, segurança e administração. Elas são fundamentais para garantir que as áreas comuns estejam em boas condições e que os serviços sejam prestados adequadamente. Normalmente, essas taxas são determinadas com base no orçamento anual do condomínio e divididas entre os ...

5 dicas para criar a paleta de cores da sua casa

  Ter uma paleta de cores bem definida para sua casa antes de sair pintando paredes ou colocando móveis coloridos no décor faz toda a diferença. Não apenas pensando esteticamente, já que as cores influenciam diretamente no nosso bem-estar dentro de casa. Mas escolher os tons e saber como aplica-los pode ser desafiador. Separamos 5 dicas que vão te ajudar a definir a paleta da sua casa e implementação dela em seus ambientes. 1 – Escolha de acordo com o seu gosto Nada mais justo do que você e sua família escolherem as cores que vão compor os ambientes da sua casa. Leve em consideração a iluminação dos cômodos, as cores que te agradam e não cansam as vistas, cores para área externa e interna e deixe as tonalidades mais intensas para ambientes que ficam ocupados por pouco tempo. 2 - Reflita sobre sua escolha a partir da decoração Se sua ideia não é trocar móveis ou adquirir outros itens de decoração, decida pela paleta de cores que melhor converse com os ambientes que você já...