Pular para o conteúdo principal

Backsplash: sua cozinha renovada com uma tendência que se reinventa

Apesar de não ser uma novidade, o backsplash é uma tendência que está sempre em alta. Muito popular nos Estados Unidos e na Europa, o revestimento entre a pia e o armário superior das cozinhas agradou os brasileiros e se populariza cada vez mais.

Versátil e funcional, ele pode ser usado em diversos formatos, cores e combina com muitos estilos.

 O que é?


Backsplash, termo importado dos EUA, é o nome dado à área que fica localizada atrás da pia, entre a parede do balcão e os armários superiores, seja da cozinha, do banheiro ou da área de serviço, por exemplo. O termo “splash” faz referência ao local que se espirra água, óleo e outros líquidos característicos de regiões com torneiras ou uso de líquidos.

No Brasil, é comum cozinhas com azulejos em todo o ambiente. Nossa gastronomia cotidiana, como o antigo hábito de consumir muitos alimentos fritos (que já não faz parte de muitos lares brasileiros) explica isso. Já que era mais fácil para limpar e proteger uma área maior do local.

Atualmente as fritadeiras sem óleo ocupam diversos lares e facilitam tudo: o preparo dos alimentos e a limpeza da cozinha também. Assim como este eletrodoméstico mudou alguns costumes, as tendências de decoração também mudaram. Prova disso é que cada vez mais frequente cozinhas amplas, no conceito americano, e o backsplash é uma técnica muito adotada.

Com sua “importação”, há diversas possibilidades para renovar a cozinha, deixando-a mais moderna e prática. Afinal, pode-se usar inúmeros tipos de revestimento, como os que reproduzem madeira, mármore, pedra.

Os mais indicados são: cerâmicas, porcelanatos e ladrilhos hidráulicos, especialmente os modelos com juntas pequenas e que utilizam menos rejunte. O backsplash pode ser o destaque do ambiente e possibilita a mistura de cores, texturas, formatos e paginações diferenciadas.

Materiais com pouca porosidade são os ideais, já que não mancham, têm alta durabilidade e são fáceis de limpar.

Iluminação direcionada


Para valorizar ainda mais, é possível apostar em uma iluminação direcionada, ampliando o destaque da parede. Apesar de não existir regra na hora da escolha, é importante que a técnica usada na cozinha harmonize com o restante da área.

Praticidade


Ele moderniza o espaço sem a necessidade de uma grande obra. E também é uma opção econômica, pois permite revestir apenas uma área específica da parede.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e