Pular para o conteúdo principal

5 mudanças feitas por arquitetos que valorizam seu imóvel



Existem muitas maneiras de aprimorar o seu imóvel antes de vendê-lo ou alugá-lo. A reforma é a mais utilizada e o profissional mais recomendado para te ajudar nesta tarefa é arquiteto. É ele quem vai conseguir otimizar os ambientes, deixar a casa ou apartamento mais aconchegante e, principalmente, usar todo o seu conhecimento para valorizar o imóvel e garantir que você feche um bom negócio.

Além de aumentar o valor da venda ou locação, a reforma também agiliza o processo, já que imóveis com boa aparência, e aspecto de novo, transmitem mais aconchego e se tornam mais atraentes.

Confira 5 maneiras de valorizar o seu imóvel com a ajuda de um arquiteto

Projeto de iluminação

O planejamento da iluminação de ambientes utiliza a luz natural e a artificial para iluminá-los de acordo com sua necessidade. Para isso, existem diversas tecnologias que permitem uma iluminação correta do ambiente, com base em estudos de luz e de cor que compõem a luminotécnica. Neste projeto, o arquiteto analisa a quantidade de luz necessária para cada cômodo e avalia a luminosidade ideal para o conforto visual.
Assim, ele consegue saber como aproveitar melhor a iluminação natural e até o tipo de lâmpada que será melhor para cada local do imóvel. Ele também leva em conta recursos para economizar energia e o tipo de atividade que será realizada em cada parte da casa, como na cozinha, no banheiro ou na varanda.

Espaços bem aproveitados

Outra vantagem em contratar um arquiteto é que ele será capaz de aproveitar o espaço disponível da melhor forma possível. Isso é muito útil quando pensamos em apartamentos compactos, por exemplo. Um bom profissional terá sugestões para aproveitar até os menores espaços com móveis planejados e funcionais. Essa é uma das especialidades de um arquiteto: explorar soluções inteligentes para os ambientes mais desafiadores.

Escolha de materiais

É muito importante estar atento ao custo-benefício na hora deste tipo de reforma, focada na valorização do bem. Com o auxílio do arquiteto você vai conseguir alinhar qualidade a durabilidade na hora de escolher os materiais utilizados na obra e no acabamento, sejam eles pisos, revestimentos, tinta, armários e até os acessórios de metal para os banheiros. Neste momento é fundamental saber escolher itens que serão funcionais e decorativos, como o uso de revestimento de parede em locais com mais possibilidade de mofo ou infiltração.
Ele também vai garantir que os itens escolhidos não sejam apenas os que estiverem em alta no período da obra. Assim, o comprador entenderá que os elementos que compõe os ambientes são duradouros e podem significar economia a longo prazo.   

Integrar ambientes

Derrubar paredes ou ampliar a varanda para unir ambientes e deixar o espaço mais fluído e livre é uma tendência que se mantém no mercado imobiliário. O principal motivo de integrar ambientes, além da praticidade, é a sensação de amplitude que o conceito traz aos projetos arquitetônicos e de interiores.

Inúmeras são as possibilidades: cozinha e sala, cozinha e lavanderia, sala e quarto, cozinha ou sala e área externa, quarto e closet, quarto e banheiro, tudo depende da planta do imóvel e da intenção do proprietário.

Atenção à cozinha e ao banheiro

Estes são dois ambientes cruciais, que podem influenciar bastante na decisão do comprador. Portanto, é recomendado que os itens destes locais estejam novos e sejam atemporais, mesmo que modernos. Cores neutras e design minimalista são indicados. Nestes locais, utilize revestimentos resistentes e fáceis de limpar.

Importante

Se o imóvel a ser reformado estiver em um condomínio, você precisará apresentar ao síndico um plano de reforma e uma Anotação de Responsabilidade Técnica, conhecida por ART ou o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).

O documento deve estar assinado pelo engenheiro ou arquiteto responsável pela obra que, inclusive, acompanhará a obra desde o projeto até seu desenvolvimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e ...

Quando as taxas de condomínio são abusivas? Entenda seus direitos

  Manter uma boa administração financeira é fundamental para qualquer condomínio. Contudo, muitas vezes os moradores se deparam com taxas que parecem excessivas e questionam se estão sendo cobrados de forma justa. Identificar quando as taxas de condomínio são abusivas pode ser desafiador, mas entender seus direitos e as regras que regem esses valores é essencial para uma convivência harmoniosa e transparente. Confira como explorar os principais pontos que você deve considerar para determinar se as taxas de condomínio estão abusivas e como proceder em caso de abusos. O que são taxas de condomínio? Taxas de condomínio são valores cobrados dos moradores para cobrir as despesas comuns do prédio, como manutenção, limpeza, segurança e administração. Elas são fundamentais para garantir que as áreas comuns estejam em boas condições e que os serviços sejam prestados adequadamente. Normalmente, essas taxas são determinadas com base no orçamento anual do condomínio e divididas entre os ...

5 dicas para criar a paleta de cores da sua casa

  Ter uma paleta de cores bem definida para sua casa antes de sair pintando paredes ou colocando móveis coloridos no décor faz toda a diferença. Não apenas pensando esteticamente, já que as cores influenciam diretamente no nosso bem-estar dentro de casa. Mas escolher os tons e saber como aplica-los pode ser desafiador. Separamos 5 dicas que vão te ajudar a definir a paleta da sua casa e implementação dela em seus ambientes. 1 – Escolha de acordo com o seu gosto Nada mais justo do que você e sua família escolherem as cores que vão compor os ambientes da sua casa. Leve em consideração a iluminação dos cômodos, as cores que te agradam e não cansam as vistas, cores para área externa e interna e deixe as tonalidades mais intensas para ambientes que ficam ocupados por pouco tempo. 2 - Reflita sobre sua escolha a partir da decoração Se sua ideia não é trocar móveis ou adquirir outros itens de decoração, decida pela paleta de cores que melhor converse com os ambientes que você já...