Pular para o conteúdo principal

Reforma no apartamento alugado – Saiba como funciona



Você encontrou o imóvel do jeito que queria, mas percebeu que ele poderia ser melhor se tivesse um outro piso ou um ambiente integrado. Nessa hora a ideia de uma reforma passa pela sua cabeça, mas o imóvel é alugado. Você sabe o que deve fazer para conseguir realizar as alterações que deseja?

Esse processo pode ser muito mais fácil do que se imagina, já que as negociações entre locador e locatário são feitas pela imobiliária. Ela é responsável pelas intermediações, por garantir que ambas as partes estejam de acordo e por formalizar todas as especificações da reforma.

No entanto, é importante que você saiba que, de acordo com a Lei do Inquilinato, qualquer modificação no imóvel deve ter a aprovação do proprietário.

Ela diz que o locatário não pode fazer modificações internas ou externas sem a autorização do locador. Se isso não for respeitado, o contrato de locação pode ser suspenso.

Quando se trata de reforma, algumas modificações são consideradas benfeitorias. Elas têm que ser conversadas e é preciso obter autorização para realizar o processo.

As benfeitorias, geralmente, são classificadas assim:

- Necessárias: fundamentais para o bom funcionamento do imóvel, como a mudança do revestimento para combater o mofo;

- Úteis: realizadas para tornar o imóvel mais funcional, como a construção de um banheiro;

- Voluptuárias: têm grande valor agregado, mas não são indispensáveis.

Quem paga pela reforma: locador ou locatário?

Locador e locatário têm suas responsabilidades. Algumas podem estar definidas no contrato, outras estão previstas na Lei do Inquilinato

O locador é responsável por entregar o imóvel em boas condições de uso. A ele cabe as reformas estruturais, necessárias para o uso do imóvel e para corrigir desgastes ou problemas causados por terceiros, como ajustes elétricos, hidráulicos, de esgoto, parede, telhados etc.

Já o locatário deve arcar com reformas necessárias em caso de danos provocados por mau uso. Além disso, em caso de melhorias e benfeitorias, que vão valorizar o imóvel, ele pode negociar com o locatário algum tipo de desconto no aluguel ou pagamento. Entretanto, se o locador não quiser, não precisa arcar com nada, ficando a critério e custo do locatário. Lembrando que mesmo neste caso o locatário precisa ter a autorização do locador para realizar tal reforma.


Dicas para quem quer reformar apartamento alugado:

- Contrate bons profissionais: eles vão fazer com que a obra ocorra de maneira mais tranquila e garantir bons resultados. Portanto, o ideal é buscar empresas e profissionais sérios, que sejam qualificados e tenham experiência. Uma dica é solicitar à imobiliária que consulte o locador para que ele indique profissionais da confiança dele;

- Não dispense o projeto: ter o acompanhamento de um engenheiro, um arquiteto ou designer de interiores é muito importante, principalmente em imóveis antigos, já que a reforma deverá exigir uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Além disso, obras que têm projeto, em geral, são mais rápidas e previsíveis, evitando muitos problemas e dores de cabeça;

- Siga as regras do condomínio: antes de fazer mudanças e iniciar qualquer obra, procure saber e seguir o horário permitido para obras no condomínio. Isso vai evitar problemas com os novos vizinhos. Além disso, é essencial entregar aos órgãos competentes e ao síndico toda a documentação adequada para que sua obra não seja embargada.

Fique atento

Antes de iniciar o processo da reforma, avalie bem, pense no investimento e no trabalho que terá, algumas obras deste tipo podem revelar surpresas desagradáveis, com custos que não estavam previstos.

Por outro lado, é importante pensar no bem-estar seu e de sua família. Na maioria das vezes o contrato de aluguel é longo e o seu lar deve ser um lugar aconchegante, no qual você tenha prazer de viver.

E não se esqueça: o locatário que é representado por uma imobiliária conta com a tranquilidade de ter uma assessoria especializada que, além de te ajudar, vai garantir que todos os processos estejam de acordo com a lei.

Essa é mais uma vantagem que todos os nossos ‘vizinhos’, clientes da MJ Imóveis têm. Temos mais de 34 anos de experiência com locação de imóveis residenciais e comerciais.
Entre em contato para agendar um horário com um de nossos corretores especializados em Moema e região: (11) 5051-9563 / (11) 98119-6861.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Locador e locatário acertando as contas com o leão

O Imposto de Renda sobre aluguel é um tema que costuma gerar dúvidas e até erros na hora da declaração. É preciso ter muita atenção, pois a informação errada ou faltante pode causar sérios problemas, levando o contribuinte a cair na malha fina. Os aluguéis devem ser obrigatoriamente informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de ajuste anual com base no valor dos aluguéis recebidos, que são refletidos nos informes de rendimentos fornecidos pela imobiliária no contrato de locação. O locador que  recebeu aluguel mensal no limite da isenção do Imposto de Renda também deve declarar. Isso é necessário porque esses valores serão contabilizados na renda total para calcular o valor de uma possível restituição. O pagamento do tributo é de responsabilidade do locador, quando o locatário for pessoa física. É importante que você esteja atento. Já que este ano a regra do Imposto de Renda estabelece que apenas o valor líquido do aluguel será tributado. Despesas como IPTU (Impo

Maior loja da LEGO na América Latina é inaugurada em Moema

  O bairro de Moema foi o escolhido pelo Grupo Mcassab, da LEGO, para dar sequência ao acelerado plano de expansão das lojas LEGO no Brasil. É nele que foi inaugurada recentemente a maior loja da marca da América Latina, que por sua vez também é a primeira unidade de rua autorizada no Brasil. A loja conta mix de itens exclusivos, a famosa modalidade para compra de peças avulsas escolhendo entre dois tamanhos de copos para encher e a opção de montagem de kit personalizado de Minifiguras onde os consumidores poderão escolher as cabeças, cabelos corpos e montar com os acessórios de sua preferência. “Nós estamos muito felizes em inaugurar a 13ª loja LEGO no Brasil, deixando a marca ainda mais perto do consumidor e desta vez com um formato inédito, a primeira loja LEGO de rua no Brasil, e por se tratar da maior da América Latina, o projeto demandou o mais alto nível de planejamento e execução. Cada detalhe foi calculado e implementado para oferecer a excelência e a mesma experiência encon

05 dicas de decoração com tendências para todos os estilos

A pandemia mudou a rotina e a vida de muita gente. Os lares desempenharam um papel fundamental de refúgio, aconchego e fortaleza. Mas passar muito tempo dentro de casa também foi uma oportunidade para perceber o que dava para melhorar, como reorganizar os cômodos ou como mudar tudo de lugar, de cor... Seja para fazer uma reforma ou mudança, diversas pessoas optaram por novos ares. E neste ano, essa busca por um novo olhar para a casa continua. A decoração e a composição dos ambientes, tudo leva para uma tendência de decoração que permita um lar mais aconchegante e funcional. Saiba o que é tendência e como o seu lar pode ganhar uma cara nova, de acordo com o seu estilo. Ambientes integrados Eles não são novidade, mas compõem uma tendência que ganha mais adeptos a cada ano. Garantindo mais funcionalidade e dinamismo para o seu lar. A grande vantagem de casas ou apartamentos com ambientes integrados está na melhor circulação pelos espaços, quebrando as barreiras visuais e passando a