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Procura por imóvel durante a pandemia cresce 17%; Saiba porquê



Após mais de 1 ano sob os efeitos da pandemia do novo coronavírus é impossível dizer que pouca coisa mudou. Além dos hábitos de consumo, das mudanças no ambiente de trabalho que virou home office e das precauções em relação ao cuidado com a contaminação, o mercado imobiliário percebeu que o perfil do consumidor do setor também sofreu alterações.

A 4ª rodada da “Pesquisa da Influência do Coronavírus no Mercado Imobiliário Brasileiro”, realizada pelo DataZAP, ouviu cerca de três mil pessoas, incluindo consumidores, profissionais de imobiliárias e incorporadoras. E revelou que neste momento 4 em cada 10 brasileiros aumentaram a busca por imóveis, reforçando o aquecimento do setor, mesmo durante o período mais crítico da pandemia. No mesmo período de 2020, esse número era de 4 em cada 100 pessoas.

Em números percentuais, isso significa que a parcela de pessoas que declarou que “aumentou muito a busca” subiu 17 pontos, passando de 2% em abril de 2020 para 19% em março de 2021. Enquanto a parcela de pessoas que afirmou que “diminui muito a busca” caiu 47 pontos.

Apesar do cenário repleto de incertezas, o setor se mantém aquecido e não é difícil perceber o porquê.

A moradia ganhou um novo significado. Ao ficar mais tempo em suas casas, inclusive com a adoção do home office, os consumidores passaram a ter novas preferências e desejos por residências com características diferentes. O conceito de lar foi ressignificado, já que a maioria das pessoas, nas regiões metropolitanas, está mais tempo dentro do que fora de casa.

O consumidor imobiliário redefiniu a importância de diversos fatores do imóvel e de seu entorno. Coisas que eram essenciais, como morar perto do emprego, atualmente não fazem mais tanto sentido. Já a área de lazer e a busca por ambientes mais amplos se destacam e ganham a preferência dos locatários e compradores. Assim como a preferência por residências que tenham vizinhança com mais comércio e serviços, que permaneceu alta na pesquisa.



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