Pular para o conteúdo principal

Mudança com pets: 6 dicas de adaptação para os animais de estimação

 


Mudar para uma casa nova exige um período de adaptação para todos os moradores. E com os bichinhos não é diferente: quando o assunto é fazer uma mudança com pets, é preciso também ter paciência com eles para que consigam se adaptar aos novos espaços, reconhecer o território e se sentirem seguros.

Confira 6 dicas que vão te ajudar:

1. O grande dia

Durante os dias de preparação para a mudança, embora você esteja ocupado(a) com a organização e empacotamento dos objetos, é importante manter a rotina do bicho: faça os passeios, brincadeiras e refeições nos horários habituais.

2. Leve o animal quando tudo estiver pronto

Se for possível, só leve seu pet para o novo lar quando suas coisas estiverem minimamente organizadas.

É claro que não precisa estar tudo em seu lugar, mas tente deixar seu animalzinho com alguém de confiança, pelo menos, enquanto você estiver embalando e desembalando caixas ou quando a equipe da mudança for colocar tudo no caminhão.

Essa atitude é muito importante porque o entra e sai de pessoas estranhas em casa e o barulho podem tirá-lo da rotina e estressar seu pet.

Além disso, as portas costumam ficar abertas durante a mudança, facilitando o escape. Sem esquecer que durante a movimentação algum móvel pode cair durante e causar um acidente.

3. Leve brinquedos e os objetos dele

Levar o brinquedo preferido do seu melhor amigo e outros objetos com os quais ele está acostumado, como uma casinha ou caminha, vai ajudá-lo a se adaptar mais rápido. Isso porque o cheiro que fica nesses itens é facilmente reconhecido por eles, fazendo com que sintam que estão em um ambiente familiar.

4. Reserve um cantinho especial para ele

Com os pertences do pet em mãos, cuide para que ele tenha um cantinho especial na sua nova casa.

Pode ser no quarto, no escritório, na sala, ou em qualquer outro ambiente que você costuma ficar uma boa parte do tempo. Assim, ele não se sente sozinho e pode ter, nesse lugar, uma sensação de segurança, que é importante nessa fase de mudança e adaptação.

5. Tenha cuidado especial com os gatos

Além de terem um grande apego aos donos, os felinos gostam da rotina e isso inclui conhecer muito bem cada canto da casa em que moram. Por isso, em uma mudança, eles podem estranhar nos primeiros dias.

A dica é deixá-los, primeiramente, com acesso a poucos cômodos da casa, mostrar onde fica a caixinha de areia, por exemplo, e limitar o acesso a outros pontos. Aos poucos, vá abrindo as portas dos outros quartos, dos banheiros e mostrando os ambientes para que ele possa conhecê-los e sentir-se seguro.

Também há, no mercado, produtos que ajudam o gato a se adaptar melhor, que produzem cheiros que fazem com que ele se sinta mais à vontade.

6. Observe o comportamento do seu pet

Depois de alguns dias na casa nova, observe o comportamento do seu animalzinho: se ele está comendo e fazendo as necessidades, se parece mais triste que o normal ou se tem vômitos recorrentes.

Tudo isso pode ser um indicativo de que ele está estressado com a mudança. Por isso, é importante ter o acompanhamento de um médico veterinário, que pode indicar medicamentos ou até estratégias para ajudar seu pet a se adaptar melhor.

Para diminuir a chance de o animal ficar ansioso e demarcar o território com o xixi, espalhe o cheiro dos moradores pela residência. Sente-se nos tapetes e encoste roupas usadas nas paredes e móveis pelos ambientes, ao perceber o odor do dono pelo lar, o bichinho se sente mais confiante.

Por fim, é importante ter paciência nesse período de mudança, em que todos estão se acostumando com a nova casa e saber que, em poucos dias, os pets se sentirão mais à vontade, principalmente porque estão protegidos pelos seus tutores em um novo ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e