Pular para o conteúdo principal

06 dicas para deixar sua casa livre de barulhos e ruídos


Não tem jeito, barulho incomoda. Pode ser a reforma do vizinho, a construção na rua de casa, o congestionamento ou um som alto… É difícil se concentrar e mais difícil ainda se livrar dele.

Principalmente neste último ano, que a quantidade de pessoas trabalhando em home office aumentou consideravelmente, diminuir os ruídos externos é a meta de muitas pessoas que precisaram se adaptar às novas rotinas em casa. Pensando nisso, trouxemos algumas soluções.

Desde 2007 existe uma norma regulamentadora que deve ser seguida em construções residenciais para obter um bom isolamento acústico. É a NBR 15.575 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece espessuras mínimas para pisos, paredes, coberturas e fachadas.

Mas se você mora em um local construído após esse período e consegue ouvir tudo o que seus vizinhos fazem durante o dia e os barulhos que vêm da rua, uma boa alternativa é investir em medidas de isolamento acústico, que evitam que os sons passem de um ambiente para o outro.

Se no seu caso o ruído passa facilmente através das paredes internas, a dica é apostar em revestimentos acústicos. Materiais como placas de lãs de rocha, painéis de madeira e placas de gesso acartonado ajudam muito.

Revestimentos para o piso também são saídas para deixar de ouvir as confraternizações e brincadeiras do vizinho de baixo. Especialmente se o piso do seu imóvel for de materiais mais frios, como porcelanato, que causam muito eco. Nesse caso, vale cobri-lo com carpetes, pisos vinílicos, tacos de madeira ou mármore.

Caso more em apartamento, pode investir em forros de isolamento acústico para o teto. Forro acústico de madeira ou de gesso triplo também funcionam bem.

Isolamento acústico residencial sem complicação

Existem diversos recursos que ajudam a impedir que o barulho ecoe. Desde modelos de janelas, portas e porcelanatos a ideias mais simples. Se o problema precisa ser solucionado de forma rápida e sem reforma, existem algumas medidas que podem impedir os ruídos, inclusive o barulho do vizinho de cima.

Cortina Acústica (antirruído)

Utilizada como abafador de ruídos externos, este tipo de cortina permite que os ecos sejam absorvidos e que vozes, sons de instrumentos, aparelhos de som ou televisão, dentro da sua casa, sejam ouvidos com mais intensidade.
As cortinas antirruído podem ser instaladas nas janelas ou até mesmo em paredes dos ambientes e são fáceis de encontrar na internet.

 

Almofadas e pufes pelo chão

Se você mora em apartamento e seu vizinho de baixo é barulhento, uma solução é espalhar almofadas, pufes e tapetes pelo chão, para que eles filtrem os ruídos. Além de ajudar na decoração, com certeza vai ser muito eficaz para seu conforto e sossego.

Aplicar papel ou adesivo de parede

O adesivo ou o papel que for aplicado, se for grosso e possuir uma boa textura, pode ser muito útil para diminuir o barulho. Eles atuam como filtrose funcionam muito bem para as paredes que dividem a casa, como quartos e salas.

Invista em placas de Dry Wall

As placas de gesso laminado, chamadas de “dry wall” conseguem barrar até 30 decibéis. É o investimento, se comparado aos itens acima, mas vale muito a pena para quem sofre com vizinhos barulhentos.

Janela antirruído

Se você deseja um investimento um pouco maior e mais eficaz, existem as janelas antirruídos, que são instaladas sob medida e podem reduzir o barulho em até 30 decibéis. A maioria das empresas faz a instalação deste tipo de produto de forma sobreposta, ou seja, ela é instalada por cima da sua janela, sem necessidade de reforma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Locador e locatário acertando as contas com o leão

O Imposto de Renda sobre aluguel é um tema que costuma gerar dúvidas e até erros na hora da declaração. É preciso ter muita atenção, pois a informação errada ou faltante pode causar sérios problemas, levando o contribuinte a cair na malha fina. Os aluguéis devem ser obrigatoriamente informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de ajuste anual com base no valor dos aluguéis recebidos, que são refletidos nos informes de rendimentos fornecidos pela imobiliária no contrato de locação. O locador que  recebeu aluguel mensal no limite da isenção do Imposto de Renda também deve declarar. Isso é necessário porque esses valores serão contabilizados na renda total para calcular o valor de uma possível restituição. O pagamento do tributo é de responsabilidade do locador, quando o locatário for pessoa física. É importante que você esteja atento. Já que este ano a regra do Imposto de Renda estabelece que apenas o valor líquido do aluguel será tributado. Despesas como IPTU (Impo

Maior loja da LEGO na América Latina é inaugurada em Moema

  O bairro de Moema foi o escolhido pelo Grupo Mcassab, da LEGO, para dar sequência ao acelerado plano de expansão das lojas LEGO no Brasil. É nele que foi inaugurada recentemente a maior loja da marca da América Latina, que por sua vez também é a primeira unidade de rua autorizada no Brasil. A loja conta mix de itens exclusivos, a famosa modalidade para compra de peças avulsas escolhendo entre dois tamanhos de copos para encher e a opção de montagem de kit personalizado de Minifiguras onde os consumidores poderão escolher as cabeças, cabelos corpos e montar com os acessórios de sua preferência. “Nós estamos muito felizes em inaugurar a 13ª loja LEGO no Brasil, deixando a marca ainda mais perto do consumidor e desta vez com um formato inédito, a primeira loja LEGO de rua no Brasil, e por se tratar da maior da América Latina, o projeto demandou o mais alto nível de planejamento e execução. Cada detalhe foi calculado e implementado para oferecer a excelência e a mesma experiência encon

05 dicas de decoração com tendências para todos os estilos

A pandemia mudou a rotina e a vida de muita gente. Os lares desempenharam um papel fundamental de refúgio, aconchego e fortaleza. Mas passar muito tempo dentro de casa também foi uma oportunidade para perceber o que dava para melhorar, como reorganizar os cômodos ou como mudar tudo de lugar, de cor... Seja para fazer uma reforma ou mudança, diversas pessoas optaram por novos ares. E neste ano, essa busca por um novo olhar para a casa continua. A decoração e a composição dos ambientes, tudo leva para uma tendência de decoração que permita um lar mais aconchegante e funcional. Saiba o que é tendência e como o seu lar pode ganhar uma cara nova, de acordo com o seu estilo. Ambientes integrados Eles não são novidade, mas compõem uma tendência que ganha mais adeptos a cada ano. Garantindo mais funcionalidade e dinamismo para o seu lar. A grande vantagem de casas ou apartamentos com ambientes integrados está na melhor circulação pelos espaços, quebrando as barreiras visuais e passando a