Pular para o conteúdo principal

06 dicas para deixar sua casa livre de barulhos e ruídos


Não tem jeito, barulho incomoda. Pode ser a reforma do vizinho, a construção na rua de casa, o congestionamento ou um som alto… É difícil se concentrar e mais difícil ainda se livrar dele.

Principalmente neste último ano, que a quantidade de pessoas trabalhando em home office aumentou consideravelmente, diminuir os ruídos externos é a meta de muitas pessoas que precisaram se adaptar às novas rotinas em casa. Pensando nisso, trouxemos algumas soluções.

Desde 2007 existe uma norma regulamentadora que deve ser seguida em construções residenciais para obter um bom isolamento acústico. É a NBR 15.575 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece espessuras mínimas para pisos, paredes, coberturas e fachadas.

Mas se você mora em um local construído após esse período e consegue ouvir tudo o que seus vizinhos fazem durante o dia e os barulhos que vêm da rua, uma boa alternativa é investir em medidas de isolamento acústico, que evitam que os sons passem de um ambiente para o outro.

Se no seu caso o ruído passa facilmente através das paredes internas, a dica é apostar em revestimentos acústicos. Materiais como placas de lãs de rocha, painéis de madeira e placas de gesso acartonado ajudam muito.

Revestimentos para o piso também são saídas para deixar de ouvir as confraternizações e brincadeiras do vizinho de baixo. Especialmente se o piso do seu imóvel for de materiais mais frios, como porcelanato, que causam muito eco. Nesse caso, vale cobri-lo com carpetes, pisos vinílicos, tacos de madeira ou mármore.

Caso more em apartamento, pode investir em forros de isolamento acústico para o teto. Forro acústico de madeira ou de gesso triplo também funcionam bem.

Isolamento acústico residencial sem complicação

Existem diversos recursos que ajudam a impedir que o barulho ecoe. Desde modelos de janelas, portas e porcelanatos a ideias mais simples. Se o problema precisa ser solucionado de forma rápida e sem reforma, existem algumas medidas que podem impedir os ruídos, inclusive o barulho do vizinho de cima.

Cortina Acústica (antirruído)

Utilizada como abafador de ruídos externos, este tipo de cortina permite que os ecos sejam absorvidos e que vozes, sons de instrumentos, aparelhos de som ou televisão, dentro da sua casa, sejam ouvidos com mais intensidade.
As cortinas antirruído podem ser instaladas nas janelas ou até mesmo em paredes dos ambientes e são fáceis de encontrar na internet.

 

Almofadas e pufes pelo chão

Se você mora em apartamento e seu vizinho de baixo é barulhento, uma solução é espalhar almofadas, pufes e tapetes pelo chão, para que eles filtrem os ruídos. Além de ajudar na decoração, com certeza vai ser muito eficaz para seu conforto e sossego.

Aplicar papel ou adesivo de parede

O adesivo ou o papel que for aplicado, se for grosso e possuir uma boa textura, pode ser muito útil para diminuir o barulho. Eles atuam como filtrose funcionam muito bem para as paredes que dividem a casa, como quartos e salas.

Invista em placas de Dry Wall

As placas de gesso laminado, chamadas de “dry wall” conseguem barrar até 30 decibéis. É o investimento, se comparado aos itens acima, mas vale muito a pena para quem sofre com vizinhos barulhentos.

Janela antirruído

Se você deseja um investimento um pouco maior e mais eficaz, existem as janelas antirruídos, que são instaladas sob medida e podem reduzir o barulho em até 30 decibéis. A maioria das empresas faz a instalação deste tipo de produto de forma sobreposta, ou seja, ela é instalada por cima da sua janela, sem necessidade de reforma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e