Pular para o conteúdo principal

Fraude no mercado imobiliário: Veja como evitar golpes


O mercado imobiliário é um dos mais amplos do país com diversos tipos de negócios e empresas atuantes. Analisando por este ponto, o consumidor se beneficia de inúmeras possibilidades na hora de vender, comprar ou alugar um imóvel.

Por outro lado, essa diversidade se torna atrativa para pessoas que são mal intencionadas, fraudadores e estelionatários, que se aproveitam do sonho das pessoas e aplicam golpes.
Ano após ano, o segmento lida com diversos tipos de fraudes e mesmo com alertas e orientações, muitas pessoas ainda são lesadas por este tipo de fraude.

Por isso que é sempre válido ficar atento e se informar para evitar o desgaste e o prejuízo que essas situações podem causar. Confira algumas dicas!

Dedique um tempo para pesquisar e buscar informações

É comum que um amigo ou algum conhecido te indique uma imobiliária ou construtora e isso é bom, ter uma boa referência facilita bastante. Mas, mesmo assim, pesquise e busque outras informações sobre o local. Veja se a empresa tem um site, se as redes sociais são alimentadas com frequência e olhe os comentários das publicações. As avaliações do Google também podem servir como um bom parâmetro na sua pesquisa, já que contém comentários de pessoas que de alguma forma se relacionaram com o local.
Consulte o CRECI (Conselho regional de Corretor de Imóveis), no caso de imobiliárias.
Já no caso de uma construtora, consulte o histórico dela nos órgãos de defesa do consumidor. No caso do Procon-SP, por exemplo, você consegue fazer a consulta online. Tenha em mente que empresas organizadas e com foco na qualidade do produto que entregam costumam receber prêmios e certificações. A ausência destes reconhecimentos não significa que a empresa não é idônea, mas são um bom indicativo de como ela trabalha. A certificação de qualidade ISO 9001, por exemplo, mostra preocupação com os processos de gestão e padrões de qualidade.
Não tenha pressa, essa pesquisa servirá como uma triagem para que você consiga enumerar qualidades e escolher a empresa que mais lhe agrada.

 Desconfie de propostas tentadoras e preços muito abaixo do mercado

Os preços no mercado podem até variar um pouco de uma imobiliária para outra, mas se notar um desconto muito absurdo, muitas facilidades e poucas exigências, desconfie! Os valores têm sua tabela praticada no segmento e dificilmente sofrerão alterações tão bruscas de um lugar para o outro. Certifique-se de pesquisar bastante antes de fechar um negócio para ter uma média de preços e facilidade de financiamento que você vai encontrar por aí.

A pesquisa é a melhor forma de manter-se informado e não cair em armadilhas, principalmente na internet. Nenhum profissional ou empresa de respeito pedirá que você deposite quantias antes mesmo de conversar melhor sobre o assunto ou ir conhecer a propriedade.

Em caso de aluguéis, se você ainda não visitou o imóvel que vai alugar, não caia na conversa de que uma garantia precisa ser depositada rapidamente para que você receba logo as chaves. O golpista, possivelmente, vai tentar te pressionar dizendo que há outra pessoa interessada em alugar e vai exigir de você uma resposta rápida.

Duvide de valores muito baixos de aluguel em regiões muito privilegiadas, nas grandes cidades, pois dificilmente este tipo de anúncio será confiável.

Cuidado com garantias para receber as chaves

Imóveis são bens de consumo com alto investimento e que, na maioria das vezes, terão muitos anos de financiamento pela frente até sua quitação, portanto, não tenha medo de pesquisar, pergunte bastante e tire sempre todas as suas dúvidas com o corretor antes de conversar a fundo sobre dinheiro.

Em caso de aluguéis, se você ainda não visitou o imóvel que vai alugar, não caia na conversa de que uma garantia precisa ser depositada rapidamente para que você receba logo as chaves. O golpista, possivelmente, vai tentar te pressionar dizendo que há outra pessoa interessada em alugar e vai exigir de você uma resposta rápida.

Denuncie

Se notar algum indício de fraude, entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor, deixe comentários nas redes sociais, no Google e outras ferramentas.
Se possível, consulte um advogado especialista e vá atrás dos seus direitos. Se alguém da empresa estiver em contato com você, tente guardar os dados de e-mail e telefone utilizados, pois será mais fácil de localizá-lo caso se comprove a tentativa de aplicação de um novo golpe.

Realizar denúncias em casos de fraude é muito importante, pois previne para que novas pessoas não caiam no mesmo erro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Bem-vindo! Pensando em você, criamos este blog para que você possa acompanhar o mercado imobiliário nestes tempos de pandemia. Entendemos que somos detentores de informações importantes e que precisamos compartilhá-las com você. O primeiro conteúdo é um panorama geral sobre OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO. Aproveite a leitura! Começaremos esta semana falando um pouco do cenário econômico X imobiliário antes e no início da pandemia. O setor de venda e locação de imóveis vinha desde 2019 em uma curva crescente   juntamente com a ascensão da economia brasileira. A liquidez das transações imobiliárias (quantidade de transações), assim como os preços de mercado subiam exponencialmente como há muito tempo não víamos. As pesquisas mostram que o mercado sofreu forte queda no mesmo momento em que a crise foi anunciada. Há uma diferença no impacto causado nos imóveis comerciais e residenciais. Imóveis comerciais estão sofrendo diretamente pela queda de v

MJ Imóveis 34 anos: legado, credibilidade e inovação no mercado imobiliário

Tempo de leitura: 3,5 minutos Transformar sonhos em realidade, desde 1986 este é o principal objetivo da MJ Imóveis, colaborar para que os clientes encontrem o lar que procuram.  Atuando há 34 anos em Moema a imobiliária, um negócio familiar, já realizou o sonho de milhares de pessoas. Por meio de muito trabalho, conhecimento e constante evolução, a empresa consolidou sua marca no bairro e atualmente é reconhecida pela habilidade em conciliar um atendimento personalizado ao know-how estratégico do mercado imobiliário, seja na compra e venda, locação ou administração de imóveis. Ao longo desses anos, além de se consolidar no setor, a imobiliária conseguiu criar uma relação de solidez e confiança com seus clientes – muitos deles parceiros desde o início do negócio.  Para a sócia-fundadora Maria José Malandrino o principal diferencial da MJ Imóveis é o relacionamento com o cliente. “Sempre prezamos pelas necessidades que nos trazem e auxiliamos no que for necessário. Queremos que a experi

A INFLUÊNCIA DO CORONA VÍRUS NO MERCADO IMOBILIÁRIO, 2ª ONDA

Com base em pesquisas do setor imobiliário, em informações do DataZap, elaboramos um post com informações fresquinhas. É uma 2ª onda que está trazendo respostas sobre o que o Corona Vírus mudou nas finanças pessoais, nas expectativas de gastos com moradia e nas novas demandas para os profissionais do mercado. É fundamental compartilhar com vocês que o cenário já melhorou desde o início da crise em nosso setor. O público aderiu e gostou das novas práticas tecnológicas, o que permitiu a retomada do fechamento de negócios. Em uma pesquisa feita pelo DataZap, 75% do público-alvo era da região Sudeste e dentre eles, 91% residentes da Capital, maioria mulheres entre 25 e 36 anos que demonstram alto interesse na locação de imóveis (53%), superando a iniciativa de compra (31%). O índice se mostra alto para ambos os casos, indicando boa taxa de segurança dos consumidores e uma inclinação a fecharem negócios. Um ponto importante a ressaltar é que 72% dos respondentes que demonstram