Pular para o conteúdo principal

Fraude no mercado imobiliário: Veja como evitar golpes


O mercado imobiliário é um dos mais amplos do país com diversos tipos de negócios e empresas atuantes. Analisando por este ponto, o consumidor se beneficia de inúmeras possibilidades na hora de vender, comprar ou alugar um imóvel.

Por outro lado, essa diversidade se torna atrativa para pessoas que são mal intencionadas, fraudadores e estelionatários, que se aproveitam do sonho das pessoas e aplicam golpes.
Ano após ano, o segmento lida com diversos tipos de fraudes e mesmo com alertas e orientações, muitas pessoas ainda são lesadas por este tipo de fraude.

Por isso que é sempre válido ficar atento e se informar para evitar o desgaste e o prejuízo que essas situações podem causar. Confira algumas dicas!

Dedique um tempo para pesquisar e buscar informações

É comum que um amigo ou algum conhecido te indique uma imobiliária ou construtora e isso é bom, ter uma boa referência facilita bastante. Mas, mesmo assim, pesquise e busque outras informações sobre o local. Veja se a empresa tem um site, se as redes sociais são alimentadas com frequência e olhe os comentários das publicações. As avaliações do Google também podem servir como um bom parâmetro na sua pesquisa, já que contém comentários de pessoas que de alguma forma se relacionaram com o local.
Consulte o CRECI (Conselho regional de Corretor de Imóveis), no caso de imobiliárias.
Já no caso de uma construtora, consulte o histórico dela nos órgãos de defesa do consumidor. No caso do Procon-SP, por exemplo, você consegue fazer a consulta online. Tenha em mente que empresas organizadas e com foco na qualidade do produto que entregam costumam receber prêmios e certificações. A ausência destes reconhecimentos não significa que a empresa não é idônea, mas são um bom indicativo de como ela trabalha. A certificação de qualidade ISO 9001, por exemplo, mostra preocupação com os processos de gestão e padrões de qualidade.
Não tenha pressa, essa pesquisa servirá como uma triagem para que você consiga enumerar qualidades e escolher a empresa que mais lhe agrada.

 Desconfie de propostas tentadoras e preços muito abaixo do mercado

Os preços no mercado podem até variar um pouco de uma imobiliária para outra, mas se notar um desconto muito absurdo, muitas facilidades e poucas exigências, desconfie! Os valores têm sua tabela praticada no segmento e dificilmente sofrerão alterações tão bruscas de um lugar para o outro. Certifique-se de pesquisar bastante antes de fechar um negócio para ter uma média de preços e facilidade de financiamento que você vai encontrar por aí.

A pesquisa é a melhor forma de manter-se informado e não cair em armadilhas, principalmente na internet. Nenhum profissional ou empresa de respeito pedirá que você deposite quantias antes mesmo de conversar melhor sobre o assunto ou ir conhecer a propriedade.

Em caso de aluguéis, se você ainda não visitou o imóvel que vai alugar, não caia na conversa de que uma garantia precisa ser depositada rapidamente para que você receba logo as chaves. O golpista, possivelmente, vai tentar te pressionar dizendo que há outra pessoa interessada em alugar e vai exigir de você uma resposta rápida.

Duvide de valores muito baixos de aluguel em regiões muito privilegiadas, nas grandes cidades, pois dificilmente este tipo de anúncio será confiável.

Cuidado com garantias para receber as chaves

Imóveis são bens de consumo com alto investimento e que, na maioria das vezes, terão muitos anos de financiamento pela frente até sua quitação, portanto, não tenha medo de pesquisar, pergunte bastante e tire sempre todas as suas dúvidas com o corretor antes de conversar a fundo sobre dinheiro.

Em caso de aluguéis, se você ainda não visitou o imóvel que vai alugar, não caia na conversa de que uma garantia precisa ser depositada rapidamente para que você receba logo as chaves. O golpista, possivelmente, vai tentar te pressionar dizendo que há outra pessoa interessada em alugar e vai exigir de você uma resposta rápida.

Denuncie

Se notar algum indício de fraude, entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor, deixe comentários nas redes sociais, no Google e outras ferramentas.
Se possível, consulte um advogado especialista e vá atrás dos seus direitos. Se alguém da empresa estiver em contato com você, tente guardar os dados de e-mail e telefone utilizados, pois será mais fácil de localizá-lo caso se comprove a tentativa de aplicação de um novo golpe.

Realizar denúncias em casos de fraude é muito importante, pois previne para que novas pessoas não caiam no mesmo erro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e