Pular para o conteúdo principal

Fraude no mercado imobiliário: Veja como evitar golpes


O mercado imobiliário é um dos mais amplos do país com diversos tipos de negócios e empresas atuantes. Analisando por este ponto, o consumidor se beneficia de inúmeras possibilidades na hora de vender, comprar ou alugar um imóvel.

Por outro lado, essa diversidade se torna atrativa para pessoas que são mal intencionadas, fraudadores e estelionatários, que se aproveitam do sonho das pessoas e aplicam golpes.
Ano após ano, o segmento lida com diversos tipos de fraudes e mesmo com alertas e orientações, muitas pessoas ainda são lesadas por este tipo de fraude.

Por isso que é sempre válido ficar atento e se informar para evitar o desgaste e o prejuízo que essas situações podem causar. Confira algumas dicas!

Dedique um tempo para pesquisar e buscar informações

É comum que um amigo ou algum conhecido te indique uma imobiliária ou construtora e isso é bom, ter uma boa referência facilita bastante. Mas, mesmo assim, pesquise e busque outras informações sobre o local. Veja se a empresa tem um site, se as redes sociais são alimentadas com frequência e olhe os comentários das publicações. As avaliações do Google também podem servir como um bom parâmetro na sua pesquisa, já que contém comentários de pessoas que de alguma forma se relacionaram com o local.
Consulte o CRECI (Conselho regional de Corretor de Imóveis), no caso de imobiliárias.
Já no caso de uma construtora, consulte o histórico dela nos órgãos de defesa do consumidor. No caso do Procon-SP, por exemplo, você consegue fazer a consulta online. Tenha em mente que empresas organizadas e com foco na qualidade do produto que entregam costumam receber prêmios e certificações. A ausência destes reconhecimentos não significa que a empresa não é idônea, mas são um bom indicativo de como ela trabalha. A certificação de qualidade ISO 9001, por exemplo, mostra preocupação com os processos de gestão e padrões de qualidade.
Não tenha pressa, essa pesquisa servirá como uma triagem para que você consiga enumerar qualidades e escolher a empresa que mais lhe agrada.

 Desconfie de propostas tentadoras e preços muito abaixo do mercado

Os preços no mercado podem até variar um pouco de uma imobiliária para outra, mas se notar um desconto muito absurdo, muitas facilidades e poucas exigências, desconfie! Os valores têm sua tabela praticada no segmento e dificilmente sofrerão alterações tão bruscas de um lugar para o outro. Certifique-se de pesquisar bastante antes de fechar um negócio para ter uma média de preços e facilidade de financiamento que você vai encontrar por aí.

A pesquisa é a melhor forma de manter-se informado e não cair em armadilhas, principalmente na internet. Nenhum profissional ou empresa de respeito pedirá que você deposite quantias antes mesmo de conversar melhor sobre o assunto ou ir conhecer a propriedade.

Em caso de aluguéis, se você ainda não visitou o imóvel que vai alugar, não caia na conversa de que uma garantia precisa ser depositada rapidamente para que você receba logo as chaves. O golpista, possivelmente, vai tentar te pressionar dizendo que há outra pessoa interessada em alugar e vai exigir de você uma resposta rápida.

Duvide de valores muito baixos de aluguel em regiões muito privilegiadas, nas grandes cidades, pois dificilmente este tipo de anúncio será confiável.

Cuidado com garantias para receber as chaves

Imóveis são bens de consumo com alto investimento e que, na maioria das vezes, terão muitos anos de financiamento pela frente até sua quitação, portanto, não tenha medo de pesquisar, pergunte bastante e tire sempre todas as suas dúvidas com o corretor antes de conversar a fundo sobre dinheiro.

Em caso de aluguéis, se você ainda não visitou o imóvel que vai alugar, não caia na conversa de que uma garantia precisa ser depositada rapidamente para que você receba logo as chaves. O golpista, possivelmente, vai tentar te pressionar dizendo que há outra pessoa interessada em alugar e vai exigir de você uma resposta rápida.

Denuncie

Se notar algum indício de fraude, entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor, deixe comentários nas redes sociais, no Google e outras ferramentas.
Se possível, consulte um advogado especialista e vá atrás dos seus direitos. Se alguém da empresa estiver em contato com você, tente guardar os dados de e-mail e telefone utilizados, pois será mais fácil de localizá-lo caso se comprove a tentativa de aplicação de um novo golpe.

Realizar denúncias em casos de fraude é muito importante, pois previne para que novas pessoas não caiam no mesmo erro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Locador e locatário acertando as contas com o leão

O Imposto de Renda sobre aluguel é um tema que costuma gerar dúvidas e até erros na hora da declaração. É preciso ter muita atenção, pois a informação errada ou faltante pode causar sérios problemas, levando o contribuinte a cair na malha fina. Os aluguéis devem ser obrigatoriamente informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de ajuste anual com base no valor dos aluguéis recebidos, que são refletidos nos informes de rendimentos fornecidos pela imobiliária no contrato de locação. O locador que  recebeu aluguel mensal no limite da isenção do Imposto de Renda também deve declarar. Isso é necessário porque esses valores serão contabilizados na renda total para calcular o valor de uma possível restituição. O pagamento do tributo é de responsabilidade do locador, quando o locatário for pessoa física. É importante que você esteja atento. Já que este ano a regra do Imposto de Renda estabelece que apenas o valor líquido do aluguel será tributado. Despesas como IPTU (Impo

6 atributos que fazem de Moema o bairro ideal

Tempo de leitura: 2,5 minutos Restaurantes renomados, diversidade de estabelecimentos comerciais, lazer e qualidade de vida. Parece difícil imaginar que tudo isso seja característica de um mesmo bairro em São Paulo, mas Moema é versátil e consegue oferecer aos moradores e visitantes diversas opções com a sofisticação de um bairro nobre e o bem estar de cidade do interior. - Localização Situado no centro-sul de São Paulo, o bairro nobre tem localização privilegiada e fácil acesso, seja de carro, ônibus, metrô ou bicicleta. A linha 5 Lilás do Metrô, faz conexão com com outras linhas: 1 Azul e 2 Verde. A Avenida Ibirapuera conta com um amplo corredor de ônibus que, atende as mais diversas áreas da cidade.  - Lazer e cultura Um dos primeiros bairros planejados da cidade e com planejamento urbano bem estruturado, Moema tem as ruas arborizadas e uma ampla área verde. Está ao lado do Parque do Ibirapuera, um dos principais da cidade, que conta com a Bienal, a Oca, o Museu de Arte Moderna (MAM

Reajuste do aluguel: como funciona e qual a interferência do IGP-M?

  Pixabay Tempo de leitura: 2,5 minutos Quem já está habituado a alugar imóvel sabe que anualmente ocorre o reajuste no valor do aluguel.  Conforme a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais, quanto para comerciais. Esta atualização do valor acontece como um meio de evitar a desvalorização do imóvel e para prevenir que o proprietário tenha prejuízo com ganhos defasados em relação ao mercado e inflação. Por outro lado, deixar que o processo aconteça individualmente (pela vontade de cada locador) aumentaria a probabilidade de cobranças abusivas, por isso a definição de um índice como parâmetro é tão importante. Portanto, é fundamental que todas as especificações sobre o reajuste estejam no contrato de locação. Este tema torna a busca por uma imobiliária séria, que saiba te orientar corretamente e que tenha conhecimento sobre todas as informações a respeito deste assunto ainda mais importante. Como funcion