Pular para o conteúdo principal

8 dicas para deixar sua casa mais sustentável e econômica


O consumo sustentável e consciente estão, ao menos de certa forma, atrelados ao compromisso das pessoas com a adoção de uma política de sustentabilidade ambiental e financeira. Afinal, ambos os conceitos têm em comum a moderação, caracterizada por uma mudança de pensamentos e atitudes. 

Você pode ter que sair da sua zona de conforto por algum tempo até se adaptar a uma nova rotina. No entanto, os benefícios serão sentidos rapidamente.

Além de mudar comportamentos pessoais, ter uma casa sustentável envolve buscar alternativas mais econômicas, que minimizem o consumo de recursos não renováveis. Embora algumas dessas tecnologias e ferramentas sejam mais caras que as de uso comum, em médio e longo prazo, a economia que proporcionam compensa o investimento feito.

É fundamental ter atitudes e rotinas sustentáveis, pois isso interfere diretamente na qualidade de vida das futuras gerações. Portanto, é recomendável que você avalie no seu dia a dia, aquilo que é mais prejudicial ao meio ambiente e tome a decisão de mudar seu estilo de vida imediatamente. Já pensou, por exemplo, em optar por carros menos poluentes na hora de trocar de veículo?

Como tornar sua casa sustentável?

Há muitas pessoas que realmente desejam colaborar com a preservação do meio ambiente, mas nem todas sabem que caminho tomar. Para ajudar, seguem algumas dicas práticas e eficientes que vão facilitar esse processo e guiar você nos primeiros passos para adotar estratégias de consumo sustentável. Acompanhe!

Você é responsável pelo seu lixo

Existe uma lei que determinou o fim dos lixões no Brasil, mas apesar disso, o páis tem quase 3 mil lixões ou aterros irregulares que impactam a qualidade de vida de 77 milhões de brasileiros, segundo o levantamento inédito feito pela Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública). Para contribuir para reduzir essa estatística, cuidando do seu lixo.

Todos os resíduos podem ter um fim que cause menos impacto ao planeta do que ser descartado num aterro sanitário. Sempre separe o lixo reciclável do orgânico. Se não houver coleta seletiva na sua região, descarte-o num local de coleta de lixo reciclado ou até mesmo leve-o numa cooperativa mais perto de você. Já o lixo orgânico pode se tornar adubo. Pilhas, por exemplo, podem ser descartadas em locais adequados que recebem este tipo de material.

Cuidado com a posição da geladeira e do freezer

A geladeira e o freezer devem ficar em posições estratégicas. Eles não devem estar próximos a fontes de calor, como fogão e forno ou de portas e janelas que permitam a incidência de luz solar. Esses fatores geram calor no eletrodoméstico, fazendo com que o termostato tenha que trabalhar mais para manter a temperatura ideal.

Leve frutas e alimentos em recipientes laváveis

Parece pouco, mas você pode evitar o uso de materiais como papel ou alumínio acondicionando frutas e outros alimentos em potes laváveis ou sacos plásticos resistentes que possam ser lavados e reutilizados depois.

Tenha sempre plantas em casa

As plantas além de adornarem a casa, são filtros energéticos segundo o Feng Shui e também melhoram a qualidade do ar. Escolha uma adequada ao seu lar e tenha sempre em casa.

Separe a cápsula de café para a reciclagem 

Nem todo mundo sabe, mas a maior parte das cápsulas de café são 100% recicláveis. O volume do consumo cresce cada vez mais, em 2015 foram vendidas mais de 7.000 toneladas delas.

Algumas marcas fabricantes disponibilizam pontos de coletas em suas lojas e outras, disponibilizam envio gratuito pelos Correios.

Você pode armazenar as cápsulas na geladeira em uma sacola ou refratário com tampa e levar a ponto de coleta.

Nunca deixe os aparelhos elétricos sem uso ligados na tomada

Essa é uma dica clássica, mas que vale relembrar!

O modo stand by é um vilão de gasto de energia que passa despercebido. Muitas vezes deixamos o roteador de Wi-Fi, a TV, filtro, micro-ondas e outros aparelhos eletrônicos ligados na tomada. Além de consumir energia, o modo stand by encurta a vida útil dos eletroeletrônicos. Algumas geladeiras contam com o modo férias para consumir menos energia.

Opte por embalagens reduzidas ou retornáveis

Quanto mais embalagens tem o produto, mais lixo é gerado, claro. Por isso, o ideal é optar por comprar produtos com menos embalagens. Por exemplo, se for comprar algo para a família, escolha as embalagens maiores: mais produto gerando menos descartes. E, quando for uma opção, as embalagens retornáveis são uma ótima escolha, sempre!

Mais um bom hábito a ser adquirido, é o de levar sua própria sacola de pano quando for fazer compras. Assim, você evita sacolas plásticas, que demoram 450 anos para serem decompostas.

Escolha alimentos orgânicos

O mercado de alimentos orgânicos é uma realidade crescente no Brasil. Cada vez mais acessíveis, os alimentos orgânicos são bons para todos: para a sua saúde, pois são mais naturais e sem veneno; Para a natureza, pois a produção orgânica proíbe o uso de agrotóxicos sintéticos, adubos químicos e sementes transgênicas no cultivo do alimento. 

Além disso, comprar orgânicos incentiva os produtores locais, o seu dinheiro vai direto para garantir o sustento de uma família.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e