Pular para o conteúdo principal

05 dicas para investir em imóveis


O momento do mercado imobiliário está propício para investir em imóveis.

Em 2020 o setor esteve em destaque, seja pelo lockdown que manteve as pessoas mais tempo dentro de casa ou pela a inflação que assustou tanto quem constrói quanto quem aluga.
Os juros baixos e a facilidade de financiamento têm atraído os investidores. Com os sucessivos cortes da Selic, a taxa básica de juros, que chegou ao final de 2020 a 2%, os bancos reduziram os juros para financiar imóveis.
Mas nem todo imóvel é ideal para investir, alguns requisitos devem ser analisados antes da compra, confira abaixo 6 dicas para acertar na escolha.

Por onde começar?

Comece conhecendo bem não só o empreendimento, mas também, estabelecendo exatamente quais são seus objetivos ao adquiri-lo. A partir daí será mais fácil traçar o perfil do imóvel ideal. É importante que saiba com que propósito vai fazer o investimento para que tenha bem clara a área que mais lhe convém ao comprá-lo.

Também esteja bem informado sobre as tendências atuais, incluindo as reduções ou aumentos no aluguel médio, renda, taxas de juros e, até mesmo, taxas de desemprego. Isso para permitir que você reconheça a situação atual do mercado e planeje o futuro com mais certeza do caminho que terá pela frente.

Localização é importante

Esse aspecto sempre foi importante para avaliar a compra de um imóvel. Não seria diferente em tempo de crise, ainda mais agora que os governos terão menos dinheiro para infraestrutura. Portanto, se você puder investir em imóveis que já contem com pavimentação, saneamento, fácil acesso e fiquem próximos de comércios e pontos estratégicos, as chances de bons negócios são altas.

 Valorização e Juros

O cenário da crise pode forçar o governo a disponibilizar incentivos que reduzam juros e taxas para a compra de determinados tipos de imóvel. Além disso, se você pretende parcelar, pegar empréstimos ou financiar, é fundamental escolher a melhor maneira de fazer isso. Afinal, os juros que você vai pagar na compra, também reduzem seu ganho, mesmo com uma boa valorização do imóvel. É preciso calcular se a valorização estimada vai compensar o investimento.

 Consultoria Imobiliária

Consultar um especialista faz toda diferença. Na imobiliária você encontra corretores que sabem exatamente como te ajudar a achar o que procura, em menos tempo e com mais precisão. Eles te ajudarão a identificar o perfil do imóvel e te apresentarão as melhores opções do mercado, auxiliar com um atendimento personalizado, com a vistoria do local e te orientar com a parte burocrática.

Fundos e condições merecem atenção

 Se você pensa em investir em fundos imobiliários, este período de pandemia não pode ser desprezado. Agora é o momento de pesquisar qual fundo será o menos afetado. Também é preciso analisar, com cuidado, a melhor forma de receber os dividendos em tempos de crise. Outro ponto muito importante para quem vai comprar um imóvel na crise é saber as condições e negociar sempre as melhores. Lembre-se: prazo, parcelamento, taxas e juros formam um negócio extra que, se bem negociados, podem contribuir muito para a rentabilidade do seu capital imobiliário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e