Pular para o conteúdo principal

05 dicas para investir em imóveis


O momento do mercado imobiliário está propício para investir em imóveis.

Em 2020 o setor esteve em destaque, seja pelo lockdown que manteve as pessoas mais tempo dentro de casa ou pela a inflação que assustou tanto quem constrói quanto quem aluga.
Os juros baixos e a facilidade de financiamento têm atraído os investidores. Com os sucessivos cortes da Selic, a taxa básica de juros, que chegou ao final de 2020 a 2%, os bancos reduziram os juros para financiar imóveis.
Mas nem todo imóvel é ideal para investir, alguns requisitos devem ser analisados antes da compra, confira abaixo 6 dicas para acertar na escolha.

Por onde começar?

Comece conhecendo bem não só o empreendimento, mas também, estabelecendo exatamente quais são seus objetivos ao adquiri-lo. A partir daí será mais fácil traçar o perfil do imóvel ideal. É importante que saiba com que propósito vai fazer o investimento para que tenha bem clara a área que mais lhe convém ao comprá-lo.

Também esteja bem informado sobre as tendências atuais, incluindo as reduções ou aumentos no aluguel médio, renda, taxas de juros e, até mesmo, taxas de desemprego. Isso para permitir que você reconheça a situação atual do mercado e planeje o futuro com mais certeza do caminho que terá pela frente.

Localização é importante

Esse aspecto sempre foi importante para avaliar a compra de um imóvel. Não seria diferente em tempo de crise, ainda mais agora que os governos terão menos dinheiro para infraestrutura. Portanto, se você puder investir em imóveis que já contem com pavimentação, saneamento, fácil acesso e fiquem próximos de comércios e pontos estratégicos, as chances de bons negócios são altas.

 Valorização e Juros

O cenário da crise pode forçar o governo a disponibilizar incentivos que reduzam juros e taxas para a compra de determinados tipos de imóvel. Além disso, se você pretende parcelar, pegar empréstimos ou financiar, é fundamental escolher a melhor maneira de fazer isso. Afinal, os juros que você vai pagar na compra, também reduzem seu ganho, mesmo com uma boa valorização do imóvel. É preciso calcular se a valorização estimada vai compensar o investimento.

 Consultoria Imobiliária

Consultar um especialista faz toda diferença. Na imobiliária você encontra corretores que sabem exatamente como te ajudar a achar o que procura, em menos tempo e com mais precisão. Eles te ajudarão a identificar o perfil do imóvel e te apresentarão as melhores opções do mercado, auxiliar com um atendimento personalizado, com a vistoria do local e te orientar com a parte burocrática.

Fundos e condições merecem atenção

 Se você pensa em investir em fundos imobiliários, este período de pandemia não pode ser desprezado. Agora é o momento de pesquisar qual fundo será o menos afetado. Também é preciso analisar, com cuidado, a melhor forma de receber os dividendos em tempos de crise. Outro ponto muito importante para quem vai comprar um imóvel na crise é saber as condições e negociar sempre as melhores. Lembre-se: prazo, parcelamento, taxas e juros formam um negócio extra que, se bem negociados, podem contribuir muito para a rentabilidade do seu capital imobiliário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Locador e locatário acertando as contas com o leão

O Imposto de Renda sobre aluguel é um tema que costuma gerar dúvidas e até erros na hora da declaração. É preciso ter muita atenção, pois a informação errada ou faltante pode causar sérios problemas, levando o contribuinte a cair na malha fina. Os aluguéis devem ser obrigatoriamente informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de ajuste anual com base no valor dos aluguéis recebidos, que são refletidos nos informes de rendimentos fornecidos pela imobiliária no contrato de locação. O locador que  recebeu aluguel mensal no limite da isenção do Imposto de Renda também deve declarar. Isso é necessário porque esses valores serão contabilizados na renda total para calcular o valor de uma possível restituição. O pagamento do tributo é de responsabilidade do locador, quando o locatário for pessoa física. É importante que você esteja atento. Já que este ano a regra do Imposto de Renda estabelece que apenas o valor líquido do aluguel será tributado. Despesas como IPTU (Impo

6 atributos que fazem de Moema o bairro ideal

Tempo de leitura: 2,5 minutos Restaurantes renomados, diversidade de estabelecimentos comerciais, lazer e qualidade de vida. Parece difícil imaginar que tudo isso seja característica de um mesmo bairro em São Paulo, mas Moema é versátil e consegue oferecer aos moradores e visitantes diversas opções com a sofisticação de um bairro nobre e o bem estar de cidade do interior. - Localização Situado no centro-sul de São Paulo, o bairro nobre tem localização privilegiada e fácil acesso, seja de carro, ônibus, metrô ou bicicleta. A linha 5 Lilás do Metrô, faz conexão com com outras linhas: 1 Azul e 2 Verde. A Avenida Ibirapuera conta com um amplo corredor de ônibus que, atende as mais diversas áreas da cidade.  - Lazer e cultura Um dos primeiros bairros planejados da cidade e com planejamento urbano bem estruturado, Moema tem as ruas arborizadas e uma ampla área verde. Está ao lado do Parque do Ibirapuera, um dos principais da cidade, que conta com a Bienal, a Oca, o Museu de Arte Moderna (MAM

Reajuste do aluguel: como funciona e qual a interferência do IGP-M?

  Pixabay Tempo de leitura: 2,5 minutos Quem já está habituado a alugar imóvel sabe que anualmente ocorre o reajuste no valor do aluguel.  Conforme a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais, quanto para comerciais. Esta atualização do valor acontece como um meio de evitar a desvalorização do imóvel e para prevenir que o proprietário tenha prejuízo com ganhos defasados em relação ao mercado e inflação. Por outro lado, deixar que o processo aconteça individualmente (pela vontade de cada locador) aumentaria a probabilidade de cobranças abusivas, por isso a definição de um índice como parâmetro é tão importante. Portanto, é fundamental que todas as especificações sobre o reajuste estejam no contrato de locação. Este tema torna a busca por uma imobiliária séria, que saiba te orientar corretamente e que tenha conhecimento sobre todas as informações a respeito deste assunto ainda mais importante. Como funcion