Pular para o conteúdo principal

As expectativas do mercado imobiliário para 2021


O mercado imobiliário iniciou 2020 com ótimas perspectivas. No ano anterior, 2019, o crescimento foi de 0,3%, segundo o IBGE, o que sinalizava o fim da recessão. A venda de imóveis poderia crescer em torno de 20% no ano, tendo em conta a reativação da demanda reprimida de 2014 a 2018.

No primeiro trimestre de 2020, mesmo com a pandemia decretada em 14 de março, a venda de apartamentos novos registrou elevação de 26,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. No segundo trimestre, apesar do vírus, o crescimento foi de 10,5%, comparado com o mesmo mês de 2019, segundo a ABRAINC – Associação Brasileira de Incorporadores Imobiliários.

O mercado sofreu alterações expressivas com a pandemia do novo coronavírus. Para 2021 a expectativa é positiva, o motivo disso é a mudança de comportamento da população, que provavelmente impactará diretamente na maneira em como as pessoas vivem e em como escolhem o local do imóvel no qual irão morar.

Por isso, é esperado que a busca por imóveis maiores, mais amplos e com espaços diferenciados se mantenha, tanto para a compra como para locação. Os apartamentos continuam em alta, porém maior a procura é por opções com sacadas e varandas.

A perspectiva é que o crescimento previsto para 2020 seja visto ao longo deste ano. As construtoras e incorporadoras devem fazer novos lançamentos e o número de interessados tende a crescer. A tendência é que o cenário continue positivo nos anos seguintes, com avanços também em 2022 e 2023, quando o mercado imobiliário deverá atingir o mesmo patamar que estava em 2010. Isso contribui para o cenário positivo do mercado, já que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, manter a Selic (a taxa básica da economia) em 2% ao ano. Com isso, a taxa se manteve no piso da série histórica do Copom, iniciada em junho de 1996.

A mudança também deve ser refletida no mercado de ações. Os investidores de renda variável tendem a migrar para o setor da construção civil, na compra de imóveis pois os fundos mais tradicionais já não estão rendendo como anteriormente. 

Para quem deseja comprar imóvel, o primeiro trimestre de 2021 será um momento favorável, já que os financiamentos estão com a menor taxa de juros de todos os tempos.

Outra tendência deste setor, será a ampliação dos meios de tecnologia que dão suporte nas vendas, negociações e administração dos imóveis. Seja por websites ou aplicativos, a utilização destas ferramentas deve continuar crescendo e servindo como aliada do segmento em seus diversos tipos de negócios. Ao longo de 2020 o consumidor demonstrou mais interesse na busca por imóveis on-line, imobiliárias que já disponibilizam o catálogo oferecem um diferencial a mais para os clientes. 

O cenário de pandemia também serviu para demonstrar a resiliência do mercado imobiliário, que voltou a se reinventar, criou oportunidades em meio ao caos e, mais uma vez, mostrou a todos sua alta relevância para a economia do país. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e