Pular para o conteúdo principal

Decoração sustentável: saiba como decorar sua casa e colaborar com o meio ambiente

 

Freepik


Tempo de leitura: 2,5 minutos


O conceito de sustentabilidade, apesar de antigo, nunca esteve tão atual e necessário. As práticas sustentáveis estão, aos poucos, se tornando comum e mais presentes na vida de todos. Seja na separação do lixo, na troca de canudos de plástico por reutilizáveis ou nos produtos de higiene pessoal e multiuso. 

Neste contexto, diversos segmentos estão se adaptando e direcionando seus produtos para este perfil de consumidor. No setor de design e decoração não é diferente, os clientes já encontram  muitos artefatos para incluírem o estilo de vida sustentável nos móveis, adornos, reformas e outros itens como: pisos, revestimentos, iluminação e marcenaria.

Se você deseja mudar os seus hábitos e deixar a decoração da sua casa sustentável, veja algumas sugestões:

Reduza

A máxima da arquitetura “Menos é Mais” também serve para a decoração. Reduza, mas sem sacrificar o aconchego, claro. Antes de comprar, questione se o objeto será utilizado por um longo período ou algo que em pouco tempo será descartado.

Reutilize

Reforme móveis antigos, compre em antiquários ou na internet e reaproveite objetos que iam para o lixo, como garrafas de vidro.
Móveis de segunda mão e móveis reciclados feitos de paletes de transporte também são uma boa maneira de reduzir o desperdício, porque eles minimizam a necessidade de produzir novos materiais. 

Unsplash

Aproveite a luz natural

Maximize o uso da luz natural e evite o uso da iluminação artificial durante o dia. Quando houver excesso, pode-se controlar através de cortinas e persianas translúcidas, películas para vidros que ajudam na redução de calor e filtram os raios UV também são ótimas opções.
A iluminação natural também pode ser usada para criar efeitos cênicos.

Pexels

Aposte nas plantas

As plantas dentro de casa ajudam a filtrar o ar e têm grande capacidade de absorção de componentes poluentes. Seja em vasos ou em jardins verticais.
Cultivar uma horta também é uma opção saudável e sustentável, pois você terá acesso fácil a alimentos e temperos frescos.

Pixabay


Construção ou reforma

Na hora de construir ou reformar, pesquise opções de materiais que são ecologicamente corretos, como:
- Pisos de bambu e pastilhas de côco, que contribuem para a fixação de CO2;
- Espelhos Guardian, que apresentam menos teor de chumbo em sua composição;
- Peças em MDF certificado pelo FSC;
- Lâmpadas LED e fluorescentes, que consomem cerca de 85% a menos do que as lâmpadas comuns;

Pexels

Pixabay

Aproveite as dicas, colabore com o meio ambiente e deixe sua casa mais bonita.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Bem-vindo! Pensando em você, criamos este blog para que você possa acompanhar o mercado imobiliário nestes tempos de pandemia. Entendemos que somos detentores de informações importantes e que precisamos compartilhá-las com você. O primeiro conteúdo é um panorama geral sobre OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO. Aproveite a leitura! Começaremos esta semana falando um pouco do cenário econômico X imobiliário antes e no início da pandemia. O setor de venda e locação de imóveis vinha desde 2019 em uma curva crescente   juntamente com a ascensão da economia brasileira. A liquidez das transações imobiliárias (quantidade de transações), assim como os preços de mercado subiam exponencialmente como há muito tempo não víamos. As pesquisas mostram que o mercado sofreu forte queda no mesmo momento em que a crise foi anunciada. Há uma diferença no impacto causado nos imóveis comerciais e residenciais. Imóveis comerciais estão sofrendo diretamente pela queda de v

MJ Imóveis 34 anos: legado, credibilidade e inovação no mercado imobiliário

Tempo de leitura: 3,5 minutos Transformar sonhos em realidade, desde 1986 este é o principal objetivo da MJ Imóveis, colaborar para que os clientes encontrem o lar que procuram.  Atuando há 34 anos em Moema a imobiliária, um negócio familiar, já realizou o sonho de milhares de pessoas. Por meio de muito trabalho, conhecimento e constante evolução, a empresa consolidou sua marca no bairro e atualmente é reconhecida pela habilidade em conciliar um atendimento personalizado ao know-how estratégico do mercado imobiliário, seja na compra e venda, locação ou administração de imóveis. Ao longo desses anos, além de se consolidar no setor, a imobiliária conseguiu criar uma relação de solidez e confiança com seus clientes – muitos deles parceiros desde o início do negócio.  Para a sócia-fundadora Maria José Malandrino o principal diferencial da MJ Imóveis é o relacionamento com o cliente. “Sempre prezamos pelas necessidades que nos trazem e auxiliamos no que for necessário. Queremos que a experi

A INFLUÊNCIA DO CORONA VÍRUS NO MERCADO IMOBILIÁRIO, 2ª ONDA

Com base em pesquisas do setor imobiliário, em informações do DataZap, elaboramos um post com informações fresquinhas. É uma 2ª onda que está trazendo respostas sobre o que o Corona Vírus mudou nas finanças pessoais, nas expectativas de gastos com moradia e nas novas demandas para os profissionais do mercado. É fundamental compartilhar com vocês que o cenário já melhorou desde o início da crise em nosso setor. O público aderiu e gostou das novas práticas tecnológicas, o que permitiu a retomada do fechamento de negócios. Em uma pesquisa feita pelo DataZap, 75% do público-alvo era da região Sudeste e dentre eles, 91% residentes da Capital, maioria mulheres entre 25 e 36 anos que demonstram alto interesse na locação de imóveis (53%), superando a iniciativa de compra (31%). O índice se mostra alto para ambos os casos, indicando boa taxa de segurança dos consumidores e uma inclinação a fecharem negócios. Um ponto importante a ressaltar é que 72% dos respondentes que demonstram