Pular para o conteúdo principal

Decoração sustentável: saiba como decorar sua casa e colaborar com o meio ambiente

 

Freepik


Tempo de leitura: 2,5 minutos


O conceito de sustentabilidade, apesar de antigo, nunca esteve tão atual e necessário. As práticas sustentáveis estão, aos poucos, se tornando comum e mais presentes na vida de todos. Seja na separação do lixo, na troca de canudos de plástico por reutilizáveis ou nos produtos de higiene pessoal e multiuso. 

Neste contexto, diversos segmentos estão se adaptando e direcionando seus produtos para este perfil de consumidor. No setor de design e decoração não é diferente, os clientes já encontram  muitos artefatos para incluírem o estilo de vida sustentável nos móveis, adornos, reformas e outros itens como: pisos, revestimentos, iluminação e marcenaria.

Se você deseja mudar os seus hábitos e deixar a decoração da sua casa sustentável, veja algumas sugestões:

Reduza

A máxima da arquitetura “Menos é Mais” também serve para a decoração. Reduza, mas sem sacrificar o aconchego, claro. Antes de comprar, questione se o objeto será utilizado por um longo período ou algo que em pouco tempo será descartado.

Reutilize

Reforme móveis antigos, compre em antiquários ou na internet e reaproveite objetos que iam para o lixo, como garrafas de vidro.
Móveis de segunda mão e móveis reciclados feitos de paletes de transporte também são uma boa maneira de reduzir o desperdício, porque eles minimizam a necessidade de produzir novos materiais. 

Unsplash

Aproveite a luz natural

Maximize o uso da luz natural e evite o uso da iluminação artificial durante o dia. Quando houver excesso, pode-se controlar através de cortinas e persianas translúcidas, películas para vidros que ajudam na redução de calor e filtram os raios UV também são ótimas opções.
A iluminação natural também pode ser usada para criar efeitos cênicos.

Pexels

Aposte nas plantas

As plantas dentro de casa ajudam a filtrar o ar e têm grande capacidade de absorção de componentes poluentes. Seja em vasos ou em jardins verticais.
Cultivar uma horta também é uma opção saudável e sustentável, pois você terá acesso fácil a alimentos e temperos frescos.

Pixabay


Construção ou reforma

Na hora de construir ou reformar, pesquise opções de materiais que são ecologicamente corretos, como:
- Pisos de bambu e pastilhas de côco, que contribuem para a fixação de CO2;
- Espelhos Guardian, que apresentam menos teor de chumbo em sua composição;
- Peças em MDF certificado pelo FSC;
- Lâmpadas LED e fluorescentes, que consomem cerca de 85% a menos do que as lâmpadas comuns;

Pexels

Pixabay

Aproveite as dicas, colabore com o meio ambiente e deixe sua casa mais bonita.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MJ Imóveis 34 anos: legado, credibilidade e inovação no mercado imobiliário

Tempo de leitura: 3,5 minutos Transformar sonhos em realidade, desde 1986 este é o principal objetivo da MJ Imóveis, colaborar para que os clientes encontrem o lar que procuram.  Atuando há 34 anos em Moema a imobiliária, um negócio familiar, já realizou o sonho de milhares de pessoas. Por meio de muito trabalho, conhecimento e constante evolução, a empresa consolidou sua marca no bairro e atualmente é reconhecida pela habilidade em conciliar um atendimento personalizado ao know-how estratégico do mercado imobiliário, seja na compra e venda, locação ou administração de imóveis. Ao longo desses anos, além de se consolidar no setor, a imobiliária conseguiu criar uma relação de solidez e confiança com seus clientes – muitos deles parceiros desde o início do negócio.  Para a sócia-fundadora Maria José Malandrino o principal diferencial da MJ Imóveis é o relacionamento com o cliente. “Sempre prezamos pelas necessidades que nos trazem e auxiliamos no que for necessário. Queremos que a experi

6 atributos que fazem de Moema o bairro ideal

Tempo de leitura: 2,5 minutos Restaurantes renomados, diversidade de estabelecimentos comerciais, lazer e qualidade de vida. Parece difícil imaginar que tudo isso seja característica de um mesmo bairro em São Paulo, mas Moema é versátil e consegue oferecer aos moradores e visitantes diversas opções com a sofisticação de um bairro nobre e o bem estar de cidade do interior. - Localização Situado no centro-sul de São Paulo, o bairro nobre tem localização privilegiada e fácil acesso, seja de carro, ônibus, metrô ou bicicleta. A linha 5 Lilás do Metrô, faz conexão com com outras linhas: 1 Azul e 2 Verde. A Avenida Ibirapuera conta com um amplo corredor de ônibus que, atende as mais diversas áreas da cidade.  - Lazer e cultura Um dos primeiros bairros planejados da cidade e com planejamento urbano bem estruturado, Moema tem as ruas arborizadas e uma ampla área verde. Está ao lado do Parque do Ibirapuera, um dos principais da cidade, que conta com a Bienal, a Oca, o Museu de Arte Moderna (MAM

Reajuste do aluguel: como funciona e qual a interferência do IGP-M?

  Pixabay Tempo de leitura: 2,5 minutos Quem já está habituado a alugar imóvel sabe que anualmente ocorre o reajuste no valor do aluguel.  Conforme a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais, quanto para comerciais. Esta atualização do valor acontece como um meio de evitar a desvalorização do imóvel e para prevenir que o proprietário tenha prejuízo com ganhos defasados em relação ao mercado e inflação. Por outro lado, deixar que o processo aconteça individualmente (pela vontade de cada locador) aumentaria a probabilidade de cobranças abusivas, por isso a definição de um índice como parâmetro é tão importante. Portanto, é fundamental que todas as especificações sobre o reajuste estejam no contrato de locação. Este tema torna a busca por uma imobiliária séria, que saiba te orientar corretamente e que tenha conhecimento sobre todas as informações a respeito deste assunto ainda mais importante. Como funcion