Pexels |
Tempo de leitura: 2,5 minutos
Definir o segmento, o público, a área de atuação são algumas etapas do processo de quem deseja empreender e abrir a própria empresa. O local aonde o negócio será estabelecido é um dos fatores mais relevantes, a escolha de um imóvel comercial envolve análise cuidadosa.
Por isso é importante analisar bem o ponto do comércio e saber quais são as suas reais necessidades, para evitar contratempos relacionadas à ampliação ou à infraestrutura e até prejuízos. Lembre-se: num ponto comercial a localização é a primeira impressão que você passa ao seu cliente!
Confira algumas dicas essenciais para não errar ao escolher o imóvel comercial ideal para o seu negócio:
1. Defina um orçamento
É importante que você saiba o capital disponível, quanto você pode investir e qual será o valor destinado à sua reserva de segurança, para imprevistos. Neste planejamento, também é fundamental que você pesquise e saiba o tempo de retorno para o seu lucro.
No que estiver destinado às despesas com o imóvel, não considere apenas o valor do aluguel, mas também a taxa de IPTU, de possíveis reformas, manutenções, gastos com decoração, mobiliário e mudanças.
2. Exponha suas necessidades ao corretor de imóveis
O corretor é o profissional que te ajudará a encontrar o que você procura. Seja claro nas suas pretensões em relação ao imóvel: tamanho, localização, valores. Aproveite o conhecimento dele sobre a região para estabelecer o seu negócio em uma localização estratégica.
Antes de começar a sua busca, liste suas prioridades para ter clareza dos atributos que o imóvel precisa.
3. Pense a longo prazo
O imóvel escolhido é ideal para o que você precisa atualmente, mas e para o futuro? Além de considerar suas necessidades atuais, também é importante pensar no desenvolvimento a médio e longo prazo. Leve em conta seus planos de expansão, possíveis contratações de novos membros para a equipe de funcionários, aquisição de novos equipamentos e ampliação de estoque.
Se não for possível crescer no imóvel, talvez ele não seja a melhor opção.
4. Localização
Observe se o imóvel está localizado em uma região de fácil acesso - tanto para o público consumidor quanto para seus funcionários. Estar próximo de pontos como restaurantes e transporte público faz toda a diferença.
É muito importante visitar a região em diferentes momentos do dia e em diferentes dias da semana. Assim, fica mais fácil avaliar qual é o real movimento de pessoas, potenciais clientes nas redondezas e quais horários há maior fluxo.
Verifique se a área é segura e se o sinal de rede telefônica e internet funcionam bem na região.
Entenda se para seu negócio é importante estar próximo a outros comércios do mesmo segmento ou se é melhor ser o único na região.
5. Atenção ao contrato
Ao alugar o imóvel com o auxílio de uma imobiliária, você se previne e evita diversos problemas em relação à burocracia. Esta assessoria vai te auxiliar, sanar suas dúvidas e elaborará um contrato que esteja de acordo com o que foi combinado com ambas as partes (locador e locatário). Nele deve conter informações sobre o valor do aluguel, as taxas que o locatário deve pagar, tempo de duração, dados da vistoria e as penalidades previstas, caso haja o descumprimento de alguma cláusula.
Conte com a MJ Imóveis para encontrar o imóvel ideal para seu negócio ser um sucesso. Ligue e agende com um de nossos corretores especializados em Moema e região: 5051-9563
Comentários
Postar um comentário