Pular para o conteúdo principal

Os condomínios após o isolamento: Saiba o que mudou

Parece que ultimamente tudo é sobre mudança, né?! Mudanças profissionais, pessoais, comportamentais… E não poderia ser diferente, já que enfrentamos uma pandemia. Essas alterações no cotidiano são fundamentais para preservar nossa saúde e de todos que convivem, ou não, com a gente.

Elas se espalham por todos os lugares e não poderiam ficar de fora dos condomínios residenciais, que são espaços compartilhados diariamente por diversas de pessoas, entre moradores, visitantes, colaboradores e prestadores de serviços. 

As novas regras são baseadas nas orientações de instituições renomadas de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e de entidades de saúde em esferas federais, estaduais e municipais. 

A realidade é que cada condomínio se adaptará à sua maneira, mas medidas como a aplicação de álcool em gel nas mãos, o uso de máscara nas áreas comuns, o respeito ao distanciamento social e a higienização dos ambientes e superfícies precisam ser seguidas à risca. 

Muitas cidades já estão na fase de reabertura gradual das atividades econômicas e com isso um novo desafio surgiu para os síndicos: alguns moradores solicitaram a reabertura dos espaços de lazer, atividade física e convivência. 

A solicitação é polêmica e a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC), sugere que o retorno às atividades destes locais só deve acontecer se “seguir um tripé de segurança, formado por medidas de distanciamento social, uso de máscaras de proteção e higienização frequente”. Para as áreas cobertas, a associação recomenda mais cautela e sugere reabertura somente mediante reserva por apartamento, a fim de controlar o número de usuários.

Com esse desafio nas mão, os síndicos contam com a participação dos condôminos, em pesquisas e assembleias virtuais, para encontrar um consenso em relação à flexibilização do uso destes locais e à presença de visitantes nos apartamentos, já que aglomerações devem ser evitadas. Os aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Telegram também têm destaque, são usados para agendamentos e sorteios, que definem os horários e dias que os moradores podem usar os ambientes. Assim, facilitam o rodízio e alguns avisos extraoficiais.

Outra novidade está relacionada às obras para reparos ou reformas. Para evitar a circulação de muitos prestadores de serviços, alguns condomínios optaram em liberar apenas obras essenciais, de bem comum.

Apesar de algumas regras valerem para todos os residenciais, é importante que cada condomínio se organize de acordo com o regimento interno, as orientações dos órgãos especializados e com o bom senso. Já que esta situação de mudança, e suas adaptações, exigem responsabilidades não apenas com os moradores, mas com quem se relaciona com eles do lado de fora, nas ruas.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e