Pular para o conteúdo principal

O efeito do home office no mercado imobiliário

PX Fuel
Mudança na rotina, no comportamento, na convivência. Precauções e rigorosos processos de higiene com as mãos, alimentos e superfícies. Estes são apenas alguns exemplos do que atualmente é normal, dos novos procedimentos que adaptamos ao nosso cotidiano em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Além disso, as práticas profissionais também mudaram e muitas pessoas passaram a trabalhar em casa, o famoso home office. Não é uma novidade, mas diante das circunstâncias foi a alternativa que diversas empresas encontraram para não interromper as atividades e manter os colaboradores.
Com este novo cenário do mercado de trabalho, mais transformações aconteceram. Muitas pessoas modificaram cômodos e os transformaram em escritório e outras improvisaram como puderam, com planejamento de melhorias a longo prazo. Todos foram se adaptando ao modelo.
Muitas empresas já afirmaram que não pretendem voltar às atividades em breve e, tudo indica, que a realidade do home office está longe do fim. Com isso, é natural que as pessoas tenham planos para trabalhar com mais conforto, espaço e organização, o que leva muitas delas a procurarem outros imóveis. Sejam apartamentos maiores ou casas, essa migração imobiliária está acontecendo e o setor já identifica os seus efeitos. “O isolamento social e a necessidade do trabalho remoto fez muitas pessoas perceberem que poderiam aproveitar melhor o ambiente com mais espaço, para trabalharem com mais comodidade. Passar mais tempo em casa pode incentivar o desejo de uma área mais aberta como varanda ou quintal”, afirma Cintia Malandrino gerente comercial da MJ Imóveis.
Trabalhar em casa possibilita diversas facilidades, uma delas se refere ao deslocamento. Em uma cidade como São Paulo não precisar se deslocar, de transporte público ou carro, significa economia de horas semanais, que influencia diretamente na qualidade de vida. “Neste sentido, percebemos que as prioridades oscilam bastante. Morar próximo ao local de trabalho pode não ser mais a principal preocupação, todos estão pensando no bem-estar e nas facilidades do comércio local, do que está perto. Este é um ponto favorável para quem mora em Moema, já que o bairro oferece uma vasta gama de serviços”, diz Cintia.
Outra mudança de comportamento que já está acontecendo é em relação aos imóveis comerciais. As empresas estão reavaliando seus espaços e considerando readaptações definitivas. A necessidade de imóveis grandes ou salas comerciais amplas pode mudar consideravelmente em alguns setores e, consequentemente, o valor cobrado por eles.
O cenário geral do pós-isolamento ainda é incerto, sob muitos aspectos, mas certamente o mercado imobiliário estará sempre atento às mudanças, a fim de continuar crescendo e gerando negócios. Tendo em vista que este é um segmento de grande relevância para a economia do país e que não pode parar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MJ Imóveis 34 anos: legado, credibilidade e inovação no mercado imobiliário

Tempo de leitura: 3,5 minutos Transformar sonhos em realidade, desde 1986 este é o principal objetivo da MJ Imóveis, colaborar para que os clientes encontrem o lar que procuram.  Atuando há 34 anos em Moema a imobiliária, um negócio familiar, já realizou o sonho de milhares de pessoas. Por meio de muito trabalho, conhecimento e constante evolução, a empresa consolidou sua marca no bairro e atualmente é reconhecida pela habilidade em conciliar um atendimento personalizado ao know-how estratégico do mercado imobiliário, seja na compra e venda, locação ou administração de imóveis. Ao longo desses anos, além de se consolidar no setor, a imobiliária conseguiu criar uma relação de solidez e confiança com seus clientes – muitos deles parceiros desde o início do negócio.  Para a sócia-fundadora Maria José Malandrino o principal diferencial da MJ Imóveis é o relacionamento com o cliente. “Sempre prezamos pelas necessidades que nos trazem e auxiliamos no que for necessário. Queremos que a experi

6 atributos que fazem de Moema o bairro ideal

Tempo de leitura: 2,5 minutos Restaurantes renomados, diversidade de estabelecimentos comerciais, lazer e qualidade de vida. Parece difícil imaginar que tudo isso seja característica de um mesmo bairro em São Paulo, mas Moema é versátil e consegue oferecer aos moradores e visitantes diversas opções com a sofisticação de um bairro nobre e o bem estar de cidade do interior. - Localização Situado no centro-sul de São Paulo, o bairro nobre tem localização privilegiada e fácil acesso, seja de carro, ônibus, metrô ou bicicleta. A linha 5 Lilás do Metrô, faz conexão com com outras linhas: 1 Azul e 2 Verde. A Avenida Ibirapuera conta com um amplo corredor de ônibus que, atende as mais diversas áreas da cidade.  - Lazer e cultura Um dos primeiros bairros planejados da cidade e com planejamento urbano bem estruturado, Moema tem as ruas arborizadas e uma ampla área verde. Está ao lado do Parque do Ibirapuera, um dos principais da cidade, que conta com a Bienal, a Oca, o Museu de Arte Moderna (MAM

Reajuste do aluguel: como funciona e qual a interferência do IGP-M?

  Pixabay Tempo de leitura: 2,5 minutos Quem já está habituado a alugar imóvel sabe que anualmente ocorre o reajuste no valor do aluguel.  Conforme a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais, quanto para comerciais. Esta atualização do valor acontece como um meio de evitar a desvalorização do imóvel e para prevenir que o proprietário tenha prejuízo com ganhos defasados em relação ao mercado e inflação. Por outro lado, deixar que o processo aconteça individualmente (pela vontade de cada locador) aumentaria a probabilidade de cobranças abusivas, por isso a definição de um índice como parâmetro é tão importante. Portanto, é fundamental que todas as especificações sobre o reajuste estejam no contrato de locação. Este tema torna a busca por uma imobiliária séria, que saiba te orientar corretamente e que tenha conhecimento sobre todas as informações a respeito deste assunto ainda mais importante. Como funcion