Pular para o conteúdo principal

Imobiliária 100% digital: saiba porque evitá-la

A ideia de imobiliária que conhecemos há tempos: um escritório antigo cheio de burocracias, muitas ligações e visitas com o corretor de imóveis, representou o setor por muitos anos, mas essa realidade já não faz parte de muitas empresas do segmento. 

O setor vem saindo da zona de conforto, acompanhando a evolução digital e aliando tecnologia e relacionamento com êxito em plataformas e interfaces muito mais modernas e fáceis de navegar. Apenas poucos cliques separam o usuário da casa dos seus sonhos. 

Nesse novo contexto de transformação digital, surgiram startups de imobiliárias, as proptechs: Empresas que virtualizam todo o processo com pouco, ou nenhum, contato pessoal. Nelas, a ideia de alugar ou comprar um imóvel pelo computador ou smartphone, parece simples e funcional, mas na prática pode apresentar questões significativas.   

Nos nossos atendimentos, e até numa rápida busca pela internet, não é incomum encontrarmos diversos usuários (locadores e locatários) insatisfeitos com os serviços e com grandes dificuldades para solução de questões simples acerca da locação, justamente pela natureza da plataforma totalmente digitalizada: não há uma interface pessoal ou um escritório físico onde seja possível entrar em contato com os responsáveis.

Dentre os proprietários, as maiores queixas estão relacionadas aos danos à propriedade e grande dificuldade para reparar o imóvel ou lidar com os prejuízos, justamente pela padronização do processo de vistoria, que deve ser tratado com extrema personalização.

Entre os locatários, as reclamações mais frequentes são as relacionadas às falhas no contrato e  à dificuldade para cancelamento. Mas não são as únicas: falhas administrativas, propagandas enganosas e cobranças abusivas nos reparos também são recorrentes.

Veja alguns benefícios que a imobiliária física pode te oferecer:

- O fator humano: sempre terá alguém para ajudar na sua dúvida ou problema, com a possibilidade de agendamento presencial;

- Empresas experientes no setor têm conhecimento técnico e prático dos bairros nos quais atuam;

- Personalização: cada atendimento é único, de acordo com a necessidade do cliente;

- Serviços tradicionais aliados à tecnologia - As assinaturas eletrônicas, por exemplo, já são utilizadas para formalização de contratos e evitam burocracias, como idas ao cartório;

- Segurança e tranquilidade na preservação do seu imóvel;

- Corretor de imóveis com atendimento exclusivo, focado no que é melhor para o cliente.

Lembrando que ser convencional não significa ser desatualizado. Como já mencionado, este mercado está atualizado e atento às inovações tecnológicas disponíveis, mas sem deixar a experiência humanizada de lado, principalmente num mercado de serviços que atende anseios tão pessoais.

Para evitar arrependimentos e frustrações é importante que você pesquise e esteja bem informado na hora de escolher a sua imobiliária. Confie a administração do seu bem ou a escolha do seu lar à empresas sérias, consolidadas, especialistas no mercado e que estejam sempre prontas para te atender.



Comentários

  1. Realmente! Muito bom poder confiar numa imobiliária com anos de experiência e atendimento super-atencioso, mas que também implementa com rapidez todas as melhorias que a transformação digital apresenta para o setor!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Locador e locatário acertando as contas com o leão

O Imposto de Renda sobre aluguel é um tema que costuma gerar dúvidas e até erros na hora da declaração. É preciso ter muita atenção, pois a informação errada ou faltante pode causar sérios problemas, levando o contribuinte a cair na malha fina. Os aluguéis devem ser obrigatoriamente informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de ajuste anual com base no valor dos aluguéis recebidos, que são refletidos nos informes de rendimentos fornecidos pela imobiliária no contrato de locação. O locador que  recebeu aluguel mensal no limite da isenção do Imposto de Renda também deve declarar. Isso é necessário porque esses valores serão contabilizados na renda total para calcular o valor de uma possível restituição. O pagamento do tributo é de responsabilidade do locador, quando o locatário for pessoa física. É importante que você esteja atento. Já que este ano a regra do Imposto de Renda estabelece que apenas o valor líquido do aluguel será tributado. Despesas como IPTU (Impo

6 atributos que fazem de Moema o bairro ideal

Tempo de leitura: 2,5 minutos Restaurantes renomados, diversidade de estabelecimentos comerciais, lazer e qualidade de vida. Parece difícil imaginar que tudo isso seja característica de um mesmo bairro em São Paulo, mas Moema é versátil e consegue oferecer aos moradores e visitantes diversas opções com a sofisticação de um bairro nobre e o bem estar de cidade do interior. - Localização Situado no centro-sul de São Paulo, o bairro nobre tem localização privilegiada e fácil acesso, seja de carro, ônibus, metrô ou bicicleta. A linha 5 Lilás do Metrô, faz conexão com com outras linhas: 1 Azul e 2 Verde. A Avenida Ibirapuera conta com um amplo corredor de ônibus que, atende as mais diversas áreas da cidade.  - Lazer e cultura Um dos primeiros bairros planejados da cidade e com planejamento urbano bem estruturado, Moema tem as ruas arborizadas e uma ampla área verde. Está ao lado do Parque do Ibirapuera, um dos principais da cidade, que conta com a Bienal, a Oca, o Museu de Arte Moderna (MAM

Reajuste do aluguel: como funciona e qual a interferência do IGP-M?

  Pixabay Tempo de leitura: 2,5 minutos Quem já está habituado a alugar imóvel sabe que anualmente ocorre o reajuste no valor do aluguel.  Conforme a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais, quanto para comerciais. Esta atualização do valor acontece como um meio de evitar a desvalorização do imóvel e para prevenir que o proprietário tenha prejuízo com ganhos defasados em relação ao mercado e inflação. Por outro lado, deixar que o processo aconteça individualmente (pela vontade de cada locador) aumentaria a probabilidade de cobranças abusivas, por isso a definição de um índice como parâmetro é tão importante. Portanto, é fundamental que todas as especificações sobre o reajuste estejam no contrato de locação. Este tema torna a busca por uma imobiliária séria, que saiba te orientar corretamente e que tenha conhecimento sobre todas as informações a respeito deste assunto ainda mais importante. Como funcion