Pular para o conteúdo principal

Aproveite melhor o espaço do seu apartamento

Segundo um levantamento do Grupo Zap, de 2010 a 2019 a área útil média de apartamentos de um dormitório passou de 47m² para 30m². Esta mudança gerou uma necessidade de otimizar espaços dentro dos imóveis, usando a criatividade, inovando e buscando soluções em móveis que ajudem nesta organização. Neste caso, os planejados ganharam espaço, atendendo às necessidades dessa nova geração de imóveis. Mas com investimentos menores você pode contar com mobiliários versáteis que podem ajudar na construção dos espaços pequenos:

Confira algumas dicas para otimizar o seu apartamento: 

Organização 

A organização é sempre uma aliada. O ambiente arrumado permite que você perceba o que pode mudar ou ser aproveitado com mais facilidade. Mas se você tiver dificuldade, opte por móveis com portas.

Móveis multiuso

Este tipo de móvel funcional sempre tem mais de uma utilidade: mesa de centro organizadora, cama  com gavetas ou cama baú com amplo espaço debaixo do colchão, painel de TV com prateleiras, armário da área de serviço que vira bancada para passar roupa, sapateira com puff ou mesa reclinável. 

Espelho



Uma dica clássica e infalível! Os espelhos dão um toque de requinte, mas também ampliam o ambiente. Você pode usar na sala, corredores ou lavabos. Mas atenção: se sua sala tiver um lustre ou pendente, o espelho pode dar a sensação de poluição visual, tem que usar com sabedoria. 

Iluminação

Se sua casa for iluminada com luz natural, aproveite! A luz traz vida ao ambiente e também ajuda na impressão dele ser maior do que parece. Apenas fique atento com a luz solar nos móveis, pois pode manchá-los ou deteriorá-los. 
As cores claras na iluminação amplificam o local. Os balizadores são indicados, pois não ocupam muito espaço e iluminam bem.

Cortinas

Sim, até as cortinas bem escolhidas colaboram. Você pode optar entre cortinas ou persianas. Quando as cortinas são a melhor solução, o ideal é escolher cores similares à das paredes, criando um plano contínuo que faz o ambiente parecer maior.  Instale o suporte o mais próximo possível do teto, ao invés de logo acima da moldura da janela. Desse modo, passará a impressão de que as janelas são mais altas.

Cozinha

Prateleiras serão suas aliadas, seja para o microondas ou para eletrodomésticos. Aproveite os espaços em cima dos armários, caixas ou cestas organizadores podem ajudar. Ganchos para pendurar os utensílios como colheres e espátulas dão um charme especial. Divisórias nos armários e gavetas também são bem-vindas, uma boa ideia é separar os objetos por seção.

Nichos



Os nichos são práticos, porque combinam em qualquer cômodo. Podem ficar na sala, no quarto, no banheiro ou na cozinha. Você encontra em diversos tamanhos e o grande, tipo prateleira, pode ser usado para dividir ambientes.
Opções não faltam, use a criatividade e aproveite bem todos os cantinhos do seu apê!   



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Locador e locatário acertando as contas com o leão

O Imposto de Renda sobre aluguel é um tema que costuma gerar dúvidas e até erros na hora da declaração. É preciso ter muita atenção, pois a informação errada ou faltante pode causar sérios problemas, levando o contribuinte a cair na malha fina. Os aluguéis devem ser obrigatoriamente informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de ajuste anual com base no valor dos aluguéis recebidos, que são refletidos nos informes de rendimentos fornecidos pela imobiliária no contrato de locação. O locador que  recebeu aluguel mensal no limite da isenção do Imposto de Renda também deve declarar. Isso é necessário porque esses valores serão contabilizados na renda total para calcular o valor de uma possível restituição. O pagamento do tributo é de responsabilidade do locador, quando o locatário for pessoa física. É importante que você esteja atento. Já que este ano a regra do Imposto de Renda estabelece que apenas o valor líquido do aluguel será tributado. Despesas como IPTU (Impo

6 atributos que fazem de Moema o bairro ideal

Tempo de leitura: 2,5 minutos Restaurantes renomados, diversidade de estabelecimentos comerciais, lazer e qualidade de vida. Parece difícil imaginar que tudo isso seja característica de um mesmo bairro em São Paulo, mas Moema é versátil e consegue oferecer aos moradores e visitantes diversas opções com a sofisticação de um bairro nobre e o bem estar de cidade do interior. - Localização Situado no centro-sul de São Paulo, o bairro nobre tem localização privilegiada e fácil acesso, seja de carro, ônibus, metrô ou bicicleta. A linha 5 Lilás do Metrô, faz conexão com com outras linhas: 1 Azul e 2 Verde. A Avenida Ibirapuera conta com um amplo corredor de ônibus que, atende as mais diversas áreas da cidade.  - Lazer e cultura Um dos primeiros bairros planejados da cidade e com planejamento urbano bem estruturado, Moema tem as ruas arborizadas e uma ampla área verde. Está ao lado do Parque do Ibirapuera, um dos principais da cidade, que conta com a Bienal, a Oca, o Museu de Arte Moderna (MAM

Reajuste do aluguel: como funciona e qual a interferência do IGP-M?

  Pixabay Tempo de leitura: 2,5 minutos Quem já está habituado a alugar imóvel sabe que anualmente ocorre o reajuste no valor do aluguel.  Conforme a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais, quanto para comerciais. Esta atualização do valor acontece como um meio de evitar a desvalorização do imóvel e para prevenir que o proprietário tenha prejuízo com ganhos defasados em relação ao mercado e inflação. Por outro lado, deixar que o processo aconteça individualmente (pela vontade de cada locador) aumentaria a probabilidade de cobranças abusivas, por isso a definição de um índice como parâmetro é tão importante. Portanto, é fundamental que todas as especificações sobre o reajuste estejam no contrato de locação. Este tema torna a busca por uma imobiliária séria, que saiba te orientar corretamente e que tenha conhecimento sobre todas as informações a respeito deste assunto ainda mais importante. Como funcion