Pular para o conteúdo principal

Aproveite melhor o espaço do seu apartamento

Segundo um levantamento do Grupo Zap, de 2010 a 2019 a área útil média de apartamentos de um dormitório passou de 47m² para 30m². Esta mudança gerou uma necessidade de otimizar espaços dentro dos imóveis, usando a criatividade, inovando e buscando soluções em móveis que ajudem nesta organização. Neste caso, os planejados ganharam espaço, atendendo às necessidades dessa nova geração de imóveis. Mas com investimentos menores você pode contar com mobiliários versáteis que podem ajudar na construção dos espaços pequenos:

Confira algumas dicas para otimizar o seu apartamento: 

Organização 

A organização é sempre uma aliada. O ambiente arrumado permite que você perceba o que pode mudar ou ser aproveitado com mais facilidade. Mas se você tiver dificuldade, opte por móveis com portas.

Móveis multiuso

Este tipo de móvel funcional sempre tem mais de uma utilidade: mesa de centro organizadora, cama  com gavetas ou cama baú com amplo espaço debaixo do colchão, painel de TV com prateleiras, armário da área de serviço que vira bancada para passar roupa, sapateira com puff ou mesa reclinável. 

Espelho



Uma dica clássica e infalível! Os espelhos dão um toque de requinte, mas também ampliam o ambiente. Você pode usar na sala, corredores ou lavabos. Mas atenção: se sua sala tiver um lustre ou pendente, o espelho pode dar a sensação de poluição visual, tem que usar com sabedoria. 

Iluminação

Se sua casa for iluminada com luz natural, aproveite! A luz traz vida ao ambiente e também ajuda na impressão dele ser maior do que parece. Apenas fique atento com a luz solar nos móveis, pois pode manchá-los ou deteriorá-los. 
As cores claras na iluminação amplificam o local. Os balizadores são indicados, pois não ocupam muito espaço e iluminam bem.

Cortinas

Sim, até as cortinas bem escolhidas colaboram. Você pode optar entre cortinas ou persianas. Quando as cortinas são a melhor solução, o ideal é escolher cores similares à das paredes, criando um plano contínuo que faz o ambiente parecer maior.  Instale o suporte o mais próximo possível do teto, ao invés de logo acima da moldura da janela. Desse modo, passará a impressão de que as janelas são mais altas.

Cozinha

Prateleiras serão suas aliadas, seja para o microondas ou para eletrodomésticos. Aproveite os espaços em cima dos armários, caixas ou cestas organizadores podem ajudar. Ganchos para pendurar os utensílios como colheres e espátulas dão um charme especial. Divisórias nos armários e gavetas também são bem-vindas, uma boa ideia é separar os objetos por seção.

Nichos



Os nichos são práticos, porque combinam em qualquer cômodo. Podem ficar na sala, no quarto, no banheiro ou na cozinha. Você encontra em diversos tamanhos e o grande, tipo prateleira, pode ser usado para dividir ambientes.
Opções não faltam, use a criatividade e aproveite bem todos os cantinhos do seu apê!   



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e