Pular para o conteúdo principal

Entenda a importância da imobiliária na hora de alugar um imóvel

Fonte: Pxl

Na hora de alugar um imóvel é comum as pessoas questionarem a importância dos serviços da imobiliária. O que muita gente só percebe no meio ou no fim do processo de locação é como o papel das empresas deste segmento é fundamental. É importante ter informações sobre as vantagens de recorrer à imobiliária para que inquilinos e proprietários tenham respaldo, segurança e, principalmente, atuem de acordo com a lei vigente.
É na imobiliária que você encontra profissionais especializados, que vão te assessorar em todas as etapas do processo e te beneficiar com ferramentas que facilitam sua vida. É o caso da busca por imóveis no site e da digitalização dos documentos pela assinatura eletrônica, você consegue resolver boa parte da burocracia sem precisar se deslocar. A equipe também está apta a tirar suas dúvidas, prestar informações e dinamizar os processos, para que você consiga finalizar a locação do imóvel no menor tempo possível e, ainda, oferece soluções para facilitar a vida dos envolvidos.
A imobiliária intermedia a relação entre o inquilino e o proprietário, além de garantir os direitos e deveres de ambas as partes. Para isso, é fundamental o contrato de locação entre locatário e proprietário.
O contrato prevê e regulamenta todas as possibilidades de situações relacionadas à locação, desde a entrada no imóvel até a rescisão. As cláusulas, assim como todos os aspectos da locação de imóveis urbanos, devem estar em conformidade com a Lei do Inquilinato.
Ao procurar um imóvel, residencial ou comercial, o corretor de imóveis entende as suas necessidades e indica a opção ideal para você. Ele analisa diversos fatores, como: localização, vizinhança, tamanho, segurança e também questões relacionadas às regras ou restrições dos condomínios. Além de agilizar o tempo da sua busca e agendar visitas apenas aos locais que corresponderão suas expectativas.
Outro fator relevante é a vistoria dos imóveis, um relatório que descreve as reais condições do imóvel. Neste documento são relatadas informações relacionadas à estrutura, acabamento e itens adicionais, como mobília. A vistoria é parte fundamental da locação e garante que  ninguém seja prejudicado ao fim do vínculo do aluguel.
O trabalho desempenhado pelas empresas deste setor é de extrema relevância para quem deseja evitar contratempos e faz questão de ser bem assessorado. É fundamental que você escolha uma imobiliária idônea, com referência na área e anos de atuação. Seja como locatário ou proprietário é importante ter tranquilidade na hora de fechar um negócio, saber que pessoas capacitadas estão ao seu lado para te orientar a melhor forma de agir com medidas personalizadas.

Itens fundamentais durante este processo de locação:


- Analise bem a região na qual pretende morar, conheça a vizinhança;
- Pense em um imóvel que atenderá suas necessidades;
- Especifique bem todas as suas exigências ao corretor;
- Evite realizar as visitas no período noturno;
- Saiba a documentação necessária e se organize;
- Revise o documento da vistoria com critério;
- Tire suas dúvidas em relação às normas e regras do condomínio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e