Pular para o conteúdo principal

Entenda a importância da imobiliária na hora de alugar um imóvel

Fonte: Pxl

Na hora de alugar um imóvel é comum as pessoas questionarem a importância dos serviços da imobiliária. O que muita gente só percebe no meio ou no fim do processo de locação é como o papel das empresas deste segmento é fundamental. É importante ter informações sobre as vantagens de recorrer à imobiliária para que inquilinos e proprietários tenham respaldo, segurança e, principalmente, atuem de acordo com a lei vigente.
É na imobiliária que você encontra profissionais especializados, que vão te assessorar em todas as etapas do processo e te beneficiar com ferramentas que facilitam sua vida. É o caso da busca por imóveis no site e da digitalização dos documentos pela assinatura eletrônica, você consegue resolver boa parte da burocracia sem precisar se deslocar. A equipe também está apta a tirar suas dúvidas, prestar informações e dinamizar os processos, para que você consiga finalizar a locação do imóvel no menor tempo possível e, ainda, oferece soluções para facilitar a vida dos envolvidos.
A imobiliária intermedia a relação entre o inquilino e o proprietário, além de garantir os direitos e deveres de ambas as partes. Para isso, é fundamental o contrato de locação entre locatário e proprietário.
O contrato prevê e regulamenta todas as possibilidades de situações relacionadas à locação, desde a entrada no imóvel até a rescisão. As cláusulas, assim como todos os aspectos da locação de imóveis urbanos, devem estar em conformidade com a Lei do Inquilinato.
Ao procurar um imóvel, residencial ou comercial, o corretor de imóveis entende as suas necessidades e indica a opção ideal para você. Ele analisa diversos fatores, como: localização, vizinhança, tamanho, segurança e também questões relacionadas às regras ou restrições dos condomínios. Além de agilizar o tempo da sua busca e agendar visitas apenas aos locais que corresponderão suas expectativas.
Outro fator relevante é a vistoria dos imóveis, um relatório que descreve as reais condições do imóvel. Neste documento são relatadas informações relacionadas à estrutura, acabamento e itens adicionais, como mobília. A vistoria é parte fundamental da locação e garante que  ninguém seja prejudicado ao fim do vínculo do aluguel.
O trabalho desempenhado pelas empresas deste setor é de extrema relevância para quem deseja evitar contratempos e faz questão de ser bem assessorado. É fundamental que você escolha uma imobiliária idônea, com referência na área e anos de atuação. Seja como locatário ou proprietário é importante ter tranquilidade na hora de fechar um negócio, saber que pessoas capacitadas estão ao seu lado para te orientar a melhor forma de agir com medidas personalizadas.

Itens fundamentais durante este processo de locação:


- Analise bem a região na qual pretende morar, conheça a vizinhança;
- Pense em um imóvel que atenderá suas necessidades;
- Especifique bem todas as suas exigências ao corretor;
- Evite realizar as visitas no período noturno;
- Saiba a documentação necessária e se organize;
- Revise o documento da vistoria com critério;
- Tire suas dúvidas em relação às normas e regras do condomínio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Locador e locatário acertando as contas com o leão

O Imposto de Renda sobre aluguel é um tema que costuma gerar dúvidas e até erros na hora da declaração. É preciso ter muita atenção, pois a informação errada ou faltante pode causar sérios problemas, levando o contribuinte a cair na malha fina. Os aluguéis devem ser obrigatoriamente informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de ajuste anual com base no valor dos aluguéis recebidos, que são refletidos nos informes de rendimentos fornecidos pela imobiliária no contrato de locação. O locador que  recebeu aluguel mensal no limite da isenção do Imposto de Renda também deve declarar. Isso é necessário porque esses valores serão contabilizados na renda total para calcular o valor de uma possível restituição. O pagamento do tributo é de responsabilidade do locador, quando o locatário for pessoa física. É importante que você esteja atento. Já que este ano a regra do Imposto de Renda estabelece que apenas o valor líquido do aluguel será tributado. Despesas como IPTU (Impo

6 atributos que fazem de Moema o bairro ideal

Tempo de leitura: 2,5 minutos Restaurantes renomados, diversidade de estabelecimentos comerciais, lazer e qualidade de vida. Parece difícil imaginar que tudo isso seja característica de um mesmo bairro em São Paulo, mas Moema é versátil e consegue oferecer aos moradores e visitantes diversas opções com a sofisticação de um bairro nobre e o bem estar de cidade do interior. - Localização Situado no centro-sul de São Paulo, o bairro nobre tem localização privilegiada e fácil acesso, seja de carro, ônibus, metrô ou bicicleta. A linha 5 Lilás do Metrô, faz conexão com com outras linhas: 1 Azul e 2 Verde. A Avenida Ibirapuera conta com um amplo corredor de ônibus que, atende as mais diversas áreas da cidade.  - Lazer e cultura Um dos primeiros bairros planejados da cidade e com planejamento urbano bem estruturado, Moema tem as ruas arborizadas e uma ampla área verde. Está ao lado do Parque do Ibirapuera, um dos principais da cidade, que conta com a Bienal, a Oca, o Museu de Arte Moderna (MAM

Reajuste do aluguel: como funciona e qual a interferência do IGP-M?

  Pixabay Tempo de leitura: 2,5 minutos Quem já está habituado a alugar imóvel sabe que anualmente ocorre o reajuste no valor do aluguel.  Conforme a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais, quanto para comerciais. Esta atualização do valor acontece como um meio de evitar a desvalorização do imóvel e para prevenir que o proprietário tenha prejuízo com ganhos defasados em relação ao mercado e inflação. Por outro lado, deixar que o processo aconteça individualmente (pela vontade de cada locador) aumentaria a probabilidade de cobranças abusivas, por isso a definição de um índice como parâmetro é tão importante. Portanto, é fundamental que todas as especificações sobre o reajuste estejam no contrato de locação. Este tema torna a busca por uma imobiliária séria, que saiba te orientar corretamente e que tenha conhecimento sobre todas as informações a respeito deste assunto ainda mais importante. Como funcion