Pular para o conteúdo principal

Como a cromoterapia na decoração ajuda sua saúde

Fonte: Pexel
As cores são elementos fundamentais na decoração da casa. Seja no quarto, na sala, na cozinha ou banheiro é natural que as pessoas busquem algum espaço para colorir e deixar o ambiente mais harmonioso. Muitas delas recorrem à cromoterapia, a pseudociência que utiliza as cores do arco-íris e suas variações no tratamento de doenças e para a melhoria da saúde física e mental, a fim de estimular por meio das cores diversas sensações benéficas. 
De acordo com a cromoterapia cada tonalidade nos proporciona sentimentos diferentes que podem influenciar diretamente nosso cotidiano e contribuir para o  bem estar físico e emocional, seja pela cor dos itens de decoração, utensílios ou a pintura na parede.
Uma pesquisa encomendada pela AkzoNobel, detentora da marca Coral, mostra que 73% dos entrevistados brasileiros concorda que fazer pequenas mudanças nas cores ao redor tem impacto positivo em nossas vidas e o tom do cômodo principal da casa pode deixá-lo mais acolhedor. 
De acordo com uma análise sobre cromoterapia e sua evolução científica, pesquisadores do departamento de física da Universidade Balochistan, no Paquistão, afirmam que a cor como medicina é tão antiga quanto qualquer outra técnica, a luz do sol e as cores já eram utilizadas para cura desde o antigo Egito. Segundo eles, a cor tem sido investigada como medicina desde o ano 2000 antes de Cristo. 
Em um período de reclusão, como este de pandemia, e home office, quando muitas pessoas estão o dia todo em casa trabalhando, ter cores que contribuam para ambientes mais calmos e de plenitude faz toda a diferença.
Mas antes de sair por aí, querendo colorir a sua casa, saiba o significado das cores:

Azul
Simboliza confiança, responsabilidade, inteligência, sabedoria e fé. De acordo com a fisiologia, tem efeito calmante e suprime o apetite. Recomendada para ambientes profissionais e salas de reunião, já que colabora com a comunicação e a fala. 

Amarelo
Uma cor que requer atenção e cuidado, pois quando usada em excesso pode ter efeito perturbador e provocar estresse, nervosismo e ansiedade. É a cor da recreação, felicidade, energia, prosperidade e riqueza. Fisiologicamente estimula o raciocínio lógico e pode colaborar na tomada de decisão. 

Fonte: pixbay

Violeta
Fisiologicamente traz tranquilidade e relaxamento para o sistema nervoso, acalma o coração, purifica o sangue e faz a regulação hormonal. Em escritórios e salas de estudos estimula o lado intuitivo.

Verde
Cor da fertilidade, esperança, o verde é a cor mais tranquila e sedativa de todas e tem grande poder de cura. Tem forte correspondência emocional com estabilidade, equilíbrio, harmonia.

Laranja
Fisiologicamente, aumenta o suprimento de oxigênio para o cérebro, estimula a atividade mental e estimula o apetite.

Branco
Associado à pureza, luz, sabedoria, paz, higiene, limpeza. Fisiologicamente, o branco transmite calma, simplicidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Locador e locatário acertando as contas com o leão

O Imposto de Renda sobre aluguel é um tema que costuma gerar dúvidas e até erros na hora da declaração. É preciso ter muita atenção, pois a informação errada ou faltante pode causar sérios problemas, levando o contribuinte a cair na malha fina. Os aluguéis devem ser obrigatoriamente informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de ajuste anual com base no valor dos aluguéis recebidos, que são refletidos nos informes de rendimentos fornecidos pela imobiliária no contrato de locação. O locador que  recebeu aluguel mensal no limite da isenção do Imposto de Renda também deve declarar. Isso é necessário porque esses valores serão contabilizados na renda total para calcular o valor de uma possível restituição. O pagamento do tributo é de responsabilidade do locador, quando o locatário for pessoa física. É importante que você esteja atento. Já que este ano a regra do Imposto de Renda estabelece que apenas o valor líquido do aluguel será tributado. Despesas como IPTU (Impo

Maior loja da LEGO na América Latina é inaugurada em Moema

  O bairro de Moema foi o escolhido pelo Grupo Mcassab, da LEGO, para dar sequência ao acelerado plano de expansão das lojas LEGO no Brasil. É nele que foi inaugurada recentemente a maior loja da marca da América Latina, que por sua vez também é a primeira unidade de rua autorizada no Brasil. A loja conta mix de itens exclusivos, a famosa modalidade para compra de peças avulsas escolhendo entre dois tamanhos de copos para encher e a opção de montagem de kit personalizado de Minifiguras onde os consumidores poderão escolher as cabeças, cabelos corpos e montar com os acessórios de sua preferência. “Nós estamos muito felizes em inaugurar a 13ª loja LEGO no Brasil, deixando a marca ainda mais perto do consumidor e desta vez com um formato inédito, a primeira loja LEGO de rua no Brasil, e por se tratar da maior da América Latina, o projeto demandou o mais alto nível de planejamento e execução. Cada detalhe foi calculado e implementado para oferecer a excelência e a mesma experiência encon

05 dicas de decoração com tendências para todos os estilos

A pandemia mudou a rotina e a vida de muita gente. Os lares desempenharam um papel fundamental de refúgio, aconchego e fortaleza. Mas passar muito tempo dentro de casa também foi uma oportunidade para perceber o que dava para melhorar, como reorganizar os cômodos ou como mudar tudo de lugar, de cor... Seja para fazer uma reforma ou mudança, diversas pessoas optaram por novos ares. E neste ano, essa busca por um novo olhar para a casa continua. A decoração e a composição dos ambientes, tudo leva para uma tendência de decoração que permita um lar mais aconchegante e funcional. Saiba o que é tendência e como o seu lar pode ganhar uma cara nova, de acordo com o seu estilo. Ambientes integrados Eles não são novidade, mas compõem uma tendência que ganha mais adeptos a cada ano. Garantindo mais funcionalidade e dinamismo para o seu lar. A grande vantagem de casas ou apartamentos com ambientes integrados está na melhor circulação pelos espaços, quebrando as barreiras visuais e passando a