Pular para o conteúdo principal

Como a cromoterapia na decoração ajuda sua saúde

Fonte: Pexel
As cores são elementos fundamentais na decoração da casa. Seja no quarto, na sala, na cozinha ou banheiro é natural que as pessoas busquem algum espaço para colorir e deixar o ambiente mais harmonioso. Muitas delas recorrem à cromoterapia, a pseudociência que utiliza as cores do arco-íris e suas variações no tratamento de doenças e para a melhoria da saúde física e mental, a fim de estimular por meio das cores diversas sensações benéficas. 
De acordo com a cromoterapia cada tonalidade nos proporciona sentimentos diferentes que podem influenciar diretamente nosso cotidiano e contribuir para o  bem estar físico e emocional, seja pela cor dos itens de decoração, utensílios ou a pintura na parede.
Uma pesquisa encomendada pela AkzoNobel, detentora da marca Coral, mostra que 73% dos entrevistados brasileiros concorda que fazer pequenas mudanças nas cores ao redor tem impacto positivo em nossas vidas e o tom do cômodo principal da casa pode deixá-lo mais acolhedor. 
De acordo com uma análise sobre cromoterapia e sua evolução científica, pesquisadores do departamento de física da Universidade Balochistan, no Paquistão, afirmam que a cor como medicina é tão antiga quanto qualquer outra técnica, a luz do sol e as cores já eram utilizadas para cura desde o antigo Egito. Segundo eles, a cor tem sido investigada como medicina desde o ano 2000 antes de Cristo. 
Em um período de reclusão, como este de pandemia, e home office, quando muitas pessoas estão o dia todo em casa trabalhando, ter cores que contribuam para ambientes mais calmos e de plenitude faz toda a diferença.
Mas antes de sair por aí, querendo colorir a sua casa, saiba o significado das cores:

Azul
Simboliza confiança, responsabilidade, inteligência, sabedoria e fé. De acordo com a fisiologia, tem efeito calmante e suprime o apetite. Recomendada para ambientes profissionais e salas de reunião, já que colabora com a comunicação e a fala. 

Amarelo
Uma cor que requer atenção e cuidado, pois quando usada em excesso pode ter efeito perturbador e provocar estresse, nervosismo e ansiedade. É a cor da recreação, felicidade, energia, prosperidade e riqueza. Fisiologicamente estimula o raciocínio lógico e pode colaborar na tomada de decisão. 

Fonte: pixbay

Violeta
Fisiologicamente traz tranquilidade e relaxamento para o sistema nervoso, acalma o coração, purifica o sangue e faz a regulação hormonal. Em escritórios e salas de estudos estimula o lado intuitivo.

Verde
Cor da fertilidade, esperança, o verde é a cor mais tranquila e sedativa de todas e tem grande poder de cura. Tem forte correspondência emocional com estabilidade, equilíbrio, harmonia.

Laranja
Fisiologicamente, aumenta o suprimento de oxigênio para o cérebro, estimula a atividade mental e estimula o apetite.

Branco
Associado à pureza, luz, sabedoria, paz, higiene, limpeza. Fisiologicamente, o branco transmite calma, simplicidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Locador e locatário acertando as contas com o leão

O Imposto de Renda sobre aluguel é um tema que costuma gerar dúvidas e até erros na hora da declaração. É preciso ter muita atenção, pois a informação errada ou faltante pode causar sérios problemas, levando o contribuinte a cair na malha fina. Os aluguéis devem ser obrigatoriamente informados na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de ajuste anual com base no valor dos aluguéis recebidos, que são refletidos nos informes de rendimentos fornecidos pela imobiliária no contrato de locação. O locador que  recebeu aluguel mensal no limite da isenção do Imposto de Renda também deve declarar. Isso é necessário porque esses valores serão contabilizados na renda total para calcular o valor de uma possível restituição. O pagamento do tributo é de responsabilidade do locador, quando o locatário for pessoa física. É importante que você esteja atento. Já que este ano a regra do Imposto de Renda estabelece que apenas o valor líquido do aluguel será tributado. Despesas como IPTU (Impo

6 atributos que fazem de Moema o bairro ideal

Tempo de leitura: 2,5 minutos Restaurantes renomados, diversidade de estabelecimentos comerciais, lazer e qualidade de vida. Parece difícil imaginar que tudo isso seja característica de um mesmo bairro em São Paulo, mas Moema é versátil e consegue oferecer aos moradores e visitantes diversas opções com a sofisticação de um bairro nobre e o bem estar de cidade do interior. - Localização Situado no centro-sul de São Paulo, o bairro nobre tem localização privilegiada e fácil acesso, seja de carro, ônibus, metrô ou bicicleta. A linha 5 Lilás do Metrô, faz conexão com com outras linhas: 1 Azul e 2 Verde. A Avenida Ibirapuera conta com um amplo corredor de ônibus que, atende as mais diversas áreas da cidade.  - Lazer e cultura Um dos primeiros bairros planejados da cidade e com planejamento urbano bem estruturado, Moema tem as ruas arborizadas e uma ampla área verde. Está ao lado do Parque do Ibirapuera, um dos principais da cidade, que conta com a Bienal, a Oca, o Museu de Arte Moderna (MAM

Reajuste do aluguel: como funciona e qual a interferência do IGP-M?

  Pixabay Tempo de leitura: 2,5 minutos Quem já está habituado a alugar imóvel sabe que anualmente ocorre o reajuste no valor do aluguel.  Conforme a Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91), é permitido reajustar o valor do aluguel uma vez por ano, tanto para imóveis residenciais, quanto para comerciais. Esta atualização do valor acontece como um meio de evitar a desvalorização do imóvel e para prevenir que o proprietário tenha prejuízo com ganhos defasados em relação ao mercado e inflação. Por outro lado, deixar que o processo aconteça individualmente (pela vontade de cada locador) aumentaria a probabilidade de cobranças abusivas, por isso a definição de um índice como parâmetro é tão importante. Portanto, é fundamental que todas as especificações sobre o reajuste estejam no contrato de locação. Este tema torna a busca por uma imobiliária séria, que saiba te orientar corretamente e que tenha conhecimento sobre todas as informações a respeito deste assunto ainda mais importante. Como funcion