Fonte: Pexel |
As cores são elementos fundamentais na decoração da casa. Seja no quarto, na sala, na cozinha ou banheiro é natural que as pessoas busquem algum espaço para colorir e deixar o ambiente mais harmonioso. Muitas delas recorrem à cromoterapia, a pseudociência que utiliza as cores do arco-íris e suas variações no tratamento de doenças e para a melhoria da saúde física e mental, a fim de estimular por meio das cores diversas sensações benéficas.
De acordo com a cromoterapia cada tonalidade nos proporciona sentimentos diferentes que podem influenciar diretamente nosso cotidiano e contribuir para o bem estar físico e emocional, seja pela cor dos itens de decoração, utensílios ou a pintura na parede.
Uma pesquisa encomendada pela AkzoNobel, detentora da marca Coral, mostra que 73% dos entrevistados brasileiros concorda que fazer pequenas mudanças nas cores ao redor tem impacto positivo em nossas vidas e o tom do cômodo principal da casa pode deixá-lo mais acolhedor.
De acordo com uma análise sobre cromoterapia e sua evolução científica, pesquisadores do departamento de física da Universidade Balochistan, no Paquistão, afirmam que a cor como medicina é tão antiga quanto qualquer outra técnica, a luz do sol e as cores já eram utilizadas para cura desde o antigo Egito. Segundo eles, a cor tem sido investigada como medicina desde o ano 2000 antes de Cristo.
Em um período de reclusão, como este de pandemia, e home office, quando muitas pessoas estão o dia todo em casa trabalhando, ter cores que contribuam para ambientes mais calmos e de plenitude faz toda a diferença.
Mas antes de sair por aí, querendo colorir a sua casa, saiba o significado das cores:
Azul
Simboliza confiança, responsabilidade, inteligência, sabedoria e fé. De acordo com a fisiologia, tem efeito calmante e suprime o apetite. Recomendada para ambientes profissionais e salas de reunião, já que colabora com a comunicação e a fala.
Amarelo
Uma cor que requer atenção e cuidado, pois quando usada em excesso pode ter efeito perturbador e provocar estresse, nervosismo e ansiedade. É a cor da recreação, felicidade, energia, prosperidade e riqueza. Fisiologicamente estimula o raciocínio lógico e pode colaborar na tomada de decisão.
Violeta
Fisiologicamente traz tranquilidade e relaxamento para o sistema nervoso, acalma o coração, purifica o sangue e faz a regulação hormonal. Em escritórios e salas de estudos estimula o lado intuitivo.
Verde
Cor da fertilidade, esperança, o verde é a cor mais tranquila e sedativa de todas e tem grande poder de cura. Tem forte correspondência emocional com estabilidade, equilíbrio, harmonia.
Laranja
Fisiologicamente, aumenta o suprimento de oxigênio para o cérebro, estimula a atividade mental e estimula o apetite.
Branco
Associado à pureza, luz, sabedoria, paz, higiene, limpeza. Fisiologicamente, o branco transmite calma, simplicidade.
Comentários
Postar um comentário