Pular para o conteúdo principal

UM PANORAMA DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO MÊS DE MAIO PELO ECONOMISTA EDUARDO ZYLBERSTAJN


Vamos hoje te contar o que ouvimos na live da FipeZap com Eduardo Zylberstajn, economista do Grupo Zap e professor da FGV sobre as perspectivas de locações e vendas para o mês de Maio.

Eduardo por mais de uma vez mencionou que o mercado imobiliário é ilíquido, ou seja, neste mercado não há grandes oscilações de valores quando se depara com uma crise. Em geral, o comportamento de proprietários de imóveis não é baixar valores diante das dificuldades do mercado. Consequentemente, as vendas param de ocorrer ao invés de continuarem com valores mais baixos. Veja no gráfico abaixo a ilustração das vendas em anos de crise:


Quando há choques econômicos, a bolsa de valores, por exemplo oscila facilmente, o que não acontece com o mercado de imóveis.

Eduardo inicia sua live alertando o público de que o nível de incertezas do momento é alto. Além do Governo brasileiro não divulgar dados concretos, não há perspectiva para este período acabar, o que dificulta os cálculos e previsões dos economistas. Porém, pode-se tirar algumas conclusões embasadas em crises anteriores.

A falta de liquidez do mercado faz com que em momentos de stress, o preço tenha pouca informação. Em outros mercados os preços traduzem bastante o momento e para onde a curva está se direcionando. Sendo assim, devemos buscar no passado as lições importantes para analisar o que está acontecendo hoje.

Na crise de que vivemos em 2008, não vimos preços de imóveis despencarem, os preços ficaram praticamente estáveis. A despeito de uma crise super forte que afetou emprego, renda e aumento de juros, o esperado seria preço cair. Uma das alternativas para preço ter se mantido é que existe um componente psicológico, que se tornou cultural no brasileiro, de não baixar preços. E se o preço não cai e quem quer comprar não paga o valor pedido, o que acontece é que as transações não se efetivam. Foi exatamente isso que aconteceu na última crise. A quantidade de fechamentos de negócios no pico da crise foi quase metade do que quando o mercado imobiliário estava em alta. Portanto, é razoável na pandemia que vemos agora, imaginar que a gente não veja essas transações imobiliárias acontecendo e que os preços demorem a reagir por causa deste comportamento da sociedade, que se repete.

Demanda
Não há dúvidas, teremos queda grande da confiança que vinha se restabelecendo. A população retrai os gastos e os planos de troca de imóvel. Quem estava pensando em mudar de imóvel no mês de janeiro, vai pensar duas vezes antes de concretizar tal fato pois uma aquisição gera novos gastos. Essa insegurança vai acabar reprimindo o mercado. Não podemos deixar de mencionar também a população que irá perder ou já perdeu parte da renda.

Em contrapartida, temos um novo cenário no Brasil com juro ultra baixo. A taxa está muito próxima de zero, o que ajuda no estímulo para a compra. Porém, num primeiro momento, por mais baixos que estejam os juros, a retração do mercado pela insegurança será grande. Tanto no aluguel quanto na venda.

Como forma de investimento, o aluguel continua sendo a melhor escolha e a mais atrativa. A média da rentabilidade do aluguel no brasil é de 4,8%, segundo a FipeZap. Quem coloca o dinheiro no banco para render ao invés de aluguel, tem rendimento abaixo deste.  Isso quer dizer que as pessoas não irão se desfazer dos imóveis para aplicar em banco e quem tem dinheiro irá preferir investir em imóvel. O juro baixo é um aspecto importante para impedir uma deterioração maior do mercado imobiliário.

Eduardo diz que estamos em um apagão, o governo ainda não divulgou taxas de desemprego. É muito difícil navegar com a carência de estatísticas. Os juros se manterão baixos? Difícil saber com tantos grupos de interesse interferindo nas decisões do Governo e tornando o cenário econômico uma bagunça, o que torna grande a preocupação fiscal. Quanto mais o orçamento do governo se descontrola, maior a relutância de uma empresa emprestar dinheiro para o Brasil.

Devemos analisar também que a estrutura de gastos da família já mudou e vai mudar mais. Muitos gastos que não tínhamos, estamos tendo. Como será a propensão das famílias para gastar com moradia? Gastos usuais serão reduzidos como restaurantes, carro e gasolina. O espaço adicional no orçamento será destinado para moradia? Se o movimento das pessoas for de fato mudar para imóveis maiores, podemos ter um dinamismo no mercado imobiliário.

Veja mais sobre o novo consumidor pós-crise no post anterior: https://blogmjimoveis.blogspot.com/2020/05/quem-sera-o-possivel-consumidor-pos.html






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e