Pular para o conteúdo principal

UMA ANÁLISE DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO MACRO E NACIONAL. COMO AFETA VOCÊ QUE ACOMPANHA O SETOR E INVESTE?





O setor imobiliário é extremamente estratégico para a economia e para a recuperação de uma crise no país. Estamos falando de uma área geradora de empregos e que reflete totalmente espalhada pelo território nacional. Partes com mais ou menos impacto mas que os efeitos bons e ruins são sentidos em todas as áreas. Isso faz com que os recursos arrecadados para todo o setor imobiliário atinjam todo o país, irrigando a economia brasileira. Essa dupla característica coloca o setor no centro de atenção dos Governos e distribui bem os riscos deste mercado.

Temos usado nas últimas reflexões, comparações e resultados das últimas crises que vivemos no Brasil, como a crise de 2009. O que podemos concluir de forma diferente diante desta crise passada e da que vivemos hoje? Ora, a crise de 2009 se originou dentro do setor imobiliário. A pandemia que vivemos hoje veio de longe, o que não minimiza os efeitos dela, porém temos como driblar algumas dificuldades e nos prepararmos de uma forma mais objetiva para reagir aos aspectos macro.

As associações estratégicas do setor como SECOVI, podem auxiliar o Governo na implementação de medidas, assim como a Caixa Econômica Federal. Com bases em pesquisas realizadas pelo Data Zap com foco na história das crises, foram verificados bons resultados com a articulação destes agentes estratégicos.

Ainda é cedo para concluir qualquer resultado que a crise irá gerar mas temos que nos ater a resultados anteriores. Tudo irá depender das atitudes tomadas pelo Governo brasileiro dia a dia. Conter a pandemia no tempo adequado é importante para não prolongar a crise.  Podemos ter uma curva em formato “V” querendo se aproximar de um formato “U”. Sabemos que haverá a queda pois já estamos vivendo nela e a expectativa é que a curva de crescimento pós-crise seja recuperada e até superada, porém o tempo que permaneceremos na parte baixa da curva define se os impactos pós-crise serão maiores ou menores.

Segundo o Data Zap, a retração do PIB pode ir de -0,5 a -8%. Diante do cenário que vivemos hoje, o mais perto que se pode prever é uma taxa de -3% a -5% do PIB, onde ficaremos com a realidade mais próxima à crise de 2015.

O cenário do setor imobiliário é impactante para a economia e este fator dá forças para este mercado que poderá ser o primeiro a se recuperar em uma visão macro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O proprietário pode entrar no imóvel alugado?

  Para que o processo de locação de um imóvel transcorra tranquilamente desde a assinatura até a rescisão do contrato de aluguel, tanto o locador quanto o locatário precisam seguir determinadas regras, de acordo com o que é estabelecido pela lei. Ao contratar uma imobiliária para alugar ou administrar um imóvel, você garante que terá todos os direitos cumpridos e que as negociações acontecerão de forma amena e mais prática. Ainda assim, é importante que você saiba os seus direitos e deveres. Seja como locatário ou locador. Confira algumas informações sobre a permissão de entrada no imóvel: A entrada do proprietário no imóvel alugado é legal? Quando o contrato de locação é firmado, a posse do bem é transferida para o locatário. Dessa forma, o que resta ao dono é o usufruto indireto. Com isso, o locador é um nu-proprietário, termo usado para representar um indivíduo que dispõe de um patrimônio, porém sem poderes de usar, fruir e gozar. Assim, mesmo sendo possuinte do bem, o p

A cor de 2023: os tons de cinza, suas nuances e combinações são tendência

Os tons de cinza estão de volta à tendência e, junto com outras tonalidades, essa será uma das principais apostas para o próximo ano. Na paleta de cores, o cinza já conquistou o seu espaço na decoração de interiores com sua versatilidade, ele consegue se destacar em todo tipo de ambiente: do clássico ao rústico. Transita bem em todas as áreas e favorece inúmeras composições, pois combina com diversas outras cores. É uma boa opção para quem quer fugir do tradicional, e algumas vezes óbvio, branco, sem deixar o ambiente escuro e agregando muita sutileza. Dos mais claros aos mais escuros Antes de escolher seu tom de cinza preferido, é importante analisar alguns aspectos. Por exemplo, ao ser usado no piso ou na parede, leve em conta o tamanho do ambiente. Se a sala for pequena, não é indicado usar um tom escuro, pois ele tende a causar uma impressão de que o espaço é menor. Para criar a sensação de amplitude, aposte nos tons mais claros. Uma dica para ambientes pequenos é: usar tons mais c

Checklist da locação: 10 perguntas que você precisa fazer antes de alugar um imóvel

Na hora de alugar um imóvel algumas recomendações não podem ser deixadas de fora. A primeira delas é a de sempre contar com a expertise de uma imobiliária. Assim você garante que seus direitos como locatário serão respeitados e que você terá a consultoria de quem entende do mercado na hora de te auxiliar na busca por um novo lar. Além disso, outros detalhes não podem passar despercebidos e algumas informações não devem ser deixadas de lado durante os processos da locação. Reunimos aqui as 10 dúvidas que você precisa sanar durante as visitas e a escolha do imóvel. Qual é a condição do local? Avalie o imóvel com olhar criterioso. Se você perceber problemas, pergunte se eles serão corrigidos antes do início da locação. Procure saber sobre as reformas já realizadas e não se esqueça de pedir informações sobre a parte elétrica e hidráulica. Qual é o prazo mínimo do contrato? Cada imobiliária tem uma maneira de estabelecer a vigência de seus contratos. Entenda todos os detalhes e