Bem-vindo! Pensando em você, criamos este blog para que você possa acompanhar o mercado imobiliário nestes tempos de pandemia.
Entendemos que somos detentores de informações importantes e que precisamos compartilhá-las com você.
O primeiro conteúdo é um panorama geral sobre OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO. Aproveite a leitura!
Começaremos esta semana falando
um pouco do cenário econômico X imobiliário antes e no início da
pandemia.
O setor de venda e locação de
imóveis vinha desde 2019 em uma curva crescente
juntamente com a ascensão da economia brasileira. A liquidez das
transações imobiliárias (quantidade de transações), assim como os preços de
mercado subiam exponencialmente como há muito tempo não víamos.
As pesquisas mostram que o
mercado sofreu forte queda no mesmo momento em que
a crise foi anunciada.
Há uma diferença no impacto
causado nos imóveis comerciais e residenciais. Imóveis comerciais estão
sofrendo diretamente pela queda de volume de vendas por causa do isolamento
social. Com base nas pesquisas realizadas pelo Grupo Zap, estes imóveis podem tem maior taxa de vacância
e baixa de valores por consequência da queda de vendas.
Já a tendência dos residenciais é que sofram queda na liquidez (quantidade de transações),
porém a expectativa é que os valores praticados antes da crise continuem os
mesmos ou caiam pouco por consequência do desemprego e diminuição de renda. Números
esses ainda muito difíceis de serem estimados por estarmos no começo da
pandemia.
Os dados apresentados hoje são
com base nos resultados da última crise (2014-2019), que nos mostra o comportamento do público brasileiro frente à estas adversidades e também nas informações das transações
imobiliárias coletadas de Janeiro a Abril de 2020 pelo Grupo Zap.
O uso da tecnologia para
minimizar os impactos do COVID-19 no mercado imobiliário é de grande valia,
assim como visitas realizadas através de vídeos, assinaturas de documentos
digitais e negociações online.
Nós da MJ Imóveis já utilizamos estes
recursos e estamos trabalhando para melhorar nossos processos para que possamos
atender ao novo perfil de consumidor que se estabelecerá durante e após a
crise.
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